DEP - Artigos em revistas nacionais
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing DEP - Artigos em revistas nacionais by Title
Now showing 1 - 10 of 191
Results Per Page
Sort Options
- Acidentes domésticos e de lazer em crianças e jovens durante a pandemia da COVID-19, 2019-2021Publication . Alves, Tatiana; Silva, Susana; Braz, Paula; Rodrigues, Emanuel; Neto, Mariana; Mexia, Ricardo; Dias, Carlos MatiasNos últimos dois anos, entre 2020 e 2021, as crianças e os jovens terão enfrentado vários desafios decorrentes das restrições causadas pela situação pandémica da COVID-19, com interferência nas diferentes dimensões da sua vida. Considerando que as medidas de contenção da pandemia poderão ter conduzido a alterações familiares, sociais e ao nível da participação e utilização do ambiente envolvente, importa conhecer o impacto destas alterações na ocorrência de acidentes domésticos e de lazer (ADL) nesta população. O presente estudo tem como finalidade contribuir para um melhor conhecimento sobre os ADL ocorridos durante a pandemia da COVID-19 que motivaram o recurso ao serviço de urgência (SU) em crianças e jovens. Entre 2019 e 2021, a partir do sistema EVITA foram analisados 148 440 episódios de recurso ao SU devidos a ADL em crianças e jovens até aos 19 anos, ocorridos ao ar livre, em áreas desportivas, em casa, na escola, em áreas institucionais e recintos públicos. Observou-se uma diminuição de 25% no número de episódios de admissão ao SU por ADL ocorridos em 2020 e uma diminuição de 7% em 2021, ambos face a 2019.
- Acidentes domésticos e de lazer em tempos da pandemia da COVID-19 em PortugalPublication . Alves, Tatiana; Rodrigues, Emanuel; Neto, Mariana; Mexia, Ricardo; Dias, Carlos MatiasO contexto pandémico que vivemos veio realçar o significado e impacto das medidas de prevenção. Importa, assim, olharmos para eventos mais comuns, alguns deles evitáveis, como são os Acidentes Domésticos e de Lazer (ADL), em que comportamentos mais seguros no quotidiano poderão evitar impacto negativo na saúde e o recurso a serviços de saúde. A informação gerada pelo sistema EVITA permitiu desenvolver o presente estudo com o objetivo de conhecer a evolução dos episódios de ADL com necessidade de recorrência ao Serviço de Urgência, com base nos registos hospitalares, entre 2017 e 2020. Verificou-se que, desde março de 2020, tem vindo a ocorrer uma diminuição do número de episódios de ADL registados no sistema EVITA, tendo o menor valor sido registado no mês de abril (n=16 984). Os episódios de ADL registados entre março e novembro de 2020 mantiveram-se sempre abaixo dos valores observados nos períodos homólogos dos últimos quatro anos.
- Acidentes domésticos e de lazer ocorridos em pessoas com 65 e mais anos durante a pandemia da COVID-19: comparação entre 2019 e 2020Publication . Alves, Tatiana; Rodrigues, Emanuel; Neto, Mariana; Mexia, Ricardo; Dias, Carlos MatiasO presente estudo tem como finalidade contribuir para um melhor conhecimento sobre os acidentes domésticos e de lazer (ADL) ocorridos durante a pandemia da COVID-19 que motivaram o recurso ao Serviço de Urgência (SU) por pessoas com 65 e mais anos. Pretendemos assim melhorar a nossa compreensão deste fenómeno de saúde. Num contexto pandémico em que se tem observado a redução na procura dos serviços de saúde por motivos não relacionados com a patologia COVID-19, o aumento de episódios de ADL nos idosos com 65 e mais anos em 2020, comparado com 2019, reforça a necessidade de aprofundamento do estudo deste problema de saúde. A partir do sistema EVITA (Epidemiologia e Vigilância dos Traumatismos e Acidentes) foram analisados 120850 episódios de recurso ao SU devidos a ADL em pessoas com 65 e mais anos, correspondendo ao total de acidentes ocorridos em 2019 e 2020 neste grupo populacional. Em 2020 observou-se um aumento significativo do número de episódios de ADL ocorridos em casa (2020=41252; 2019=34397), causados por queda (2020=45057; 2019=43102) e com necessidade de internamento hospitalar (2020=9464; 2019=6859).
- Acidentes domésticos e de lazer: resultados do sistema de vigilância EVITA apurados para o período 2013-2015Publication . Alves, Tatiana; Rodrigues, Emanuel; Neto, Mariana; Mexia, Ricardo; Dias, Carlos MatiasA vigilância dos Acidentes Domésticos e de Lazer (ADL) notificados pelas urgências de unidades de saúde do Serviço Nacional de Saúde (SNS) é a base do sistema EVITA - Epidemiologia e Vigilância dos Traumatismos e Acidentes, coordenado pelo Departamento de Epidemiologia do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, em colaboração com a Administração Central dos Sistemas de Saúde, desde 2000. Os resultados apresentados reportam-se aos dados recolhidos pelo sistema EVITA entre 1 de janeiro de 2013 e 31 de dezembro de 2015, num total de 26681 ADL. A análise dos dados é descritiva, tendo sido utilizado o software estatístico SPSS 20.0 (SPSS inc.). As lesões causadas por “queda” e verificadas em “Casa” foram as mais frequentemente registadas por EVITA entre 2013 e 2015. Os grupos etários mais registados foram os correspondentes aos grupos de indivíduos dos 0 aos 14 anos e com 65 e mais anos. O padrão de distribuição etária e por sexo de ADL revelado por este sistema entre 2013 e 2015 indica alguns grupos de idade como potencial alvo para programas de intervenção. O facto de a informação sobre a lesão ser obtida sem triagem nem diagnóstico médico prévio numa amostra de conveniência de serviços de urgências do SNS, aconselham precaução na interpretação. Ainda assim, EVITA é único e a informação que recolhe não é obtida nem divulgada atualmente por outra via em Portugal.
- Acidentes Domésticos e de Lazer: uma ocorrência em Portugal com necessidade de abordagem interdisciplinarPublication . Alves, Tatiana; Rodrigues, Emanuel; Mexia, Ricardo; Neto, Mariana; Matias Dias, CarlosOs dados provenientes do instrumento de observação EVITA permitem a monitorização da ocorrência dos Acidentes Domésticos e de Lazer (ADL) em Portugal. Esta informação pode contribuir para o planeamento, monitorização e avaliação das intervenções nesta área, desde logo no âmbito do Plano Nacional de Saúde e no Programa Nacional de Acidentes, assim como a nível europeu, através do contributo para a base europeia das lesões (injury data base).A informação gerada pelo EVITA pode, igualmente, contribuir para a otimização da gestão dos cuidados de saúde prestados nas urgências hospitalares, onde o sistema recolhe a informação. Foi realizado um estudo descritivo dos 106 179 ADL recolhidos pelo sistema entre janeiro e dezembro de 2018. Uma análise da distribuição deste tipo de acidentes nas urgências hospitalares permitiu verificar que ocorreram cerca de 47 casos em cada 1000 episódios de urgência. Tratam-se de eventos que ocorreram sobretudo em casa (48.2%) e em ambiente escolar (18.3%), cujo mecanismo foi principalmente a queda (66.9%) e tendo como lesões mais frequentes hematoma /contusão (56.3%) e ferida aberta (19.5%).
- AEQ na quantificação da hemoglobina: desempenho analítico a longo prazo de trinta laboratórios portuguesesPublication . Miranda, Armandina; Correia, Helena; Cardoso, Ana; Brito, Cristina; Clemente, Vera; Silva, Susana; Meijer, Piet; Faria, AnaÉ importante para os laboratórios clínicos avaliarem o desempenho dos seus métodos ao longo do tempo. O principal objetivo deste estudo foi a aplicação de um modelo de regressão linear para avaliação a longo prazo, do desempenho dos laboratórios na quantificação da hemoglobina, comparando os resultados individuais do laboratório com a média de consenso de cada ensaio, após a exclusão de outliers. Para avaliar o desempenho do laboratório foram calculados o coeficiente de variação analítico a longo prazo (LCVa) e o Bias total analítico. O modelo de regressão linear foi aplicado aos resultados quantitativos da hemoglobina para avaliar o desempenho analítico a longo prazo de trinta laboratórios que participam no programa de avaliação externa da qualidade PNAEQ (2014-2016), utilizando os resultados de doze amostras controlo de sangue em EDTA, com diferentes concentrações de hemoglobina. Os participantes foram selecionados aleatoriamente, sendo incluídos laboratórios hospitalares e ambulatórios. As variáveis introduzidas para avaliar o desempenho a longo prazo neste modelo foram o CV analítico a longo prazo (LCVa) e o Bias total analítico. Dois laboratórios foram excluídos da análise. Foi determinado o número de laboratórios que cumpriram os objetivos de desempenho analítico definido com base na variação biológica. A mediana do LCVa foi de 1,4% (variação de 0,4% -3,4%). O LCVa foi 0,58 vezes inferior à variação biológica total (teste de diagnóstico) para todos os laboratórios (100%) e foi 0,5 vezes inferior à variação biológica intraindividual (teste de monitorização) em 62% dos laboratórios. A mediana do Bias total foi de 1,1% (variação de 0,1% -3,3%), sendo que 83% dos laboratórios apresentaram um Bias total inferior a 0,25 da variação biológica total. A participação em programas de avaliação externa da qualidade é de extrema importância, uma vez que fornece informações ao laboratório sobre o desempenho do seu método tanto numa única análise, bem como ao longo do tempo e permite a avaliação da necessidade de melhoria.
- Alguns aspectos da funcionalidade na fase piloto do Inquérito de Saúde com Exame FísicoPublication . Dias, Carlos Matias; Gil, Ana Paula; Machado, Ausenda; Barreto, Marta; Paixão, Eleonora; Mendonça, Francisco; Correia, Filomena Orta
- Análise de custo-benefício da farmacogenética na terapêutica com varfarinaPublication . Raimundo, Ana; Picanço, Isabel; Silva, Marta Barreto da; Vicente, A.M.
- Aplicação da metodologia Seis Sigma na avaliação dos resultados obtidos pelos laboratórios participantes no Programa Nacional de Avaliação Externa da Qualidade (PNAEQ) da glicose (2014-2016)Publication . Reguengos, João; Faria, Ana; Miranda, Armandina; Silva, Susana; Correia, Helena; Cardoso, Ana; Requeijo, JoséA determinação da glicose no sangue desempenha um papel fundamental no diagnóstico, monitorização do tratamento e do controlo da diabetes. O principal objetivo deste estudo foi a avaliação do nível Sigma dos laboratórios participantes no programa de Química Clínica do PNAEQ (2014-2016) relativamente à quantificação da glicose, através de duas avaliações distintas deste índice de qualidade. Na avaliação por amostra foi considerada a especificação mínima da qualidade baseada na variabilidade biológica e obteve-se um nível Sigma médio de 1,63, resultante de 33 amostras consideradas. Na avaliação por laboratório foi considerada a especificação desejável da qualidade baseada na variabilidade biológica, sendo avaliados 79 laboratórios que originaram um nível Sigma médio de 1,70. Ambas as avaliações indicaram níveis de desempenho que evidenciam a necessidade de melhorias. Torna-se, assim, necessário identificar as causas para o desempenho apresentado e incentivar os laboratórios a implementar ações que permitam eliminar ou reduzir a ocorrência de erros e diminuir a variabilidade dos resultados.
- Aplicação da metodologia Seis Sigma nos parâmetros colesterol total, colesterol LDL e triglicéridosPublication . Alberto, Ana Patrícia; Faria, Ana; Miranda, Armandina; Correia, Helena; Constantino, Vicente; Requeijo, José GomesO presente artigo pretende descrever um estudo de caso onde a metodologia Seis Sigma e o método DMAIC foram aplicados aos resultados dos parâmetros Colesterol Total, Colesterol LDL e Triglicéridos do Programa de Avaliação Externa da Qualidade de Química Clínica. O estudo teve como objetivo avaliar os resultados recorrendo à métrica Sigma e propor medidas efetivas na melhoria da qualidade dos resultados dos laboratórios participantes. Foram utilizadas diversas ferramentas para sustentar as decisões tomadas em cada fase do ciclo DMAIC. O estudo foi bem-sucedido na avaliação dos resultados, mas não foram atingidos os objetivos de melhoria, considerando-se uma das principais causas o facto do seu desenvolvimento em ambiente de pandemia.
