Browsing by Issue Date, starting with "2019-12"
Now showing 1 - 10 of 59
Results Per Page
Sort Options
- Infeção assintomática por Bordetella pertussis na população adulta portuguesa, em 2015-2016Publication . Palminha, P.; Costa, I.; Pinto, S.; Roquette, R.; Nunes, B.; Moura, S.; Neves, R.; Lourenço, T.; Ribeiro, C.; Pereira, B.Introdução: Em Por tugal e apesar da alta cober tura vacinal o número de casos de tosse convulsa notificados tem vindo a aumentar. A reemergência da tosse convulsa em países com elevadas cober turas vacinais tem tornado par ticularmente relevante a avaliação da infeção por Bordetella per tussis em adultos, descrita como assintomática ou ligeiramente sintomática, pela possibilidade de transmissão da bactéria aos grupos etários mais jovens com esquema vacinal incompleto. Objetivo: Estimar a proporção de adultos assintomáticos com contacto recente com Bordetella per tussis na população residente em Por tugal entre 2015-2016. Material e Métodos: Na realização deste estudo foi utilizada uma amostra de base populacional constituída por 1628 indivíduos assintomáticos distribuídos igualmente por ambos os sexos, com idade superior a 19 anos e divididos em quatro grupos etários. A determinação da concentração de IgG antitoxina per tússica foi efetuada utilizando reagentes comerciais. Os resultados obtidos foram expressos em UI/mL segundo critérios definidos internacionalmente, em que soros com IgG <40 UI/mL devem ser interpretados como não existindo evidência de contacto recente com Bordetella pertussis enquanto soros com concentrações 100 UI/mL indicam contacto recente com a bactéria. Os soros com resultados entre os 40 e as 99 UI/mL devem ser considerados inconclusivos. A análise estatística consistiu na determinação de frequências absolutas e relativas, ponderadas para a população portuguesa, com um nível de significância de 5%. Resultados: Os resultados mostraram que 1,0% (n=17) dos indivíduos assintomáticos estudados, possuíam uma concentração de IgG 100 UI/mL o que evidenciava uma infeção recente por Bordetella pertussis. Estes encontravam-se distribuídos por todas as regiões NUTS II sendo, contudo, mais frequentes entre 20 e os 44 anos. No entanto, 4,8% dos indivíduos estudados (n=78), igualmente distribuídos por todos os grupos etários, possuíam uma concentração de IgG entre 40-99 UI/mL o que não permite excluir um contacto recente com a bactéria. Discussão/Conclusão: Os resultados deste estudo indicam que, em Portugal, a infeção assintomática por Bordetella pertussis em adultos, embora não elevada, existe em todas as regiões e em todos os grupos etários. Esta evidência é consistente com vários autores que consideram que, em países com alta cobertura vacinal e reemergência da tosse convulsa, a infeção assintomática em adultos é a possibilidade mais relevante de transmissão a lactentes. Os resultados deste estudo também apoiam a introdução, no Programa Nacional de Vacinação em 2017, da vacinação contra a tosse convulsa na grávida a fim de reduzir o risco desta doença a recém-nascidos e crianças com vacinação incompleta.
- Health Impact Assessment (HIA): a experiência de um Programa de Treino em PortugalPublication . Costa, Alexandra; Costa, Luciana; Caldas de Almeida, TeresaO Health Impact Assessment (HIA) é uma metodologia que permite avaliar uma política, programa ou projeto e utilizar os seus resultados para aumentar o conhecimento sobre a proposta, informar os decisores e população afetada, minimizar os efeitos potenciais negativos e maximizar os efeitos positivos sobre a saúde e bem-estar. O HIA pode ainda atuar como catalisador para o envolvimento intersectorial. Com base nesta premissa, com o apoio técnico da OMS, e em parceria com outras instituições da saúde, assim como com a colaboração de outros setores, o Instituto Ricardo Jorge desenhou um programa de treino em HIA, desenvolvendo competências técnicas, instrumentos e metodologias para a institucionalização e implementação efetiva de estudos de impacte em saúde das intervenções dos vários sectores, em curso ao longo dos últimos dois anos. Numa perspetiva learn by doing, este programa de treino contribuiu para a capacitação de profissionais de saúde e de outros sectores. No entanto, estas experiências piloto identificaram obstáculos que necessitam ser ultrapassados para uma verdadeira implementação a nível institucional. O acesso aos sistemas de informação e aos dados armazenados é uma das principais barreiras que urge colmatar.
- EQA in Air Microbiology - PNAEQ 2019Publication . Cano, Manuela; Correia, Helena; Pereira da Silva, Susana; Faria, Ana PaulaEQA implemented in 2010; Evaluation of the air sampling and analysis for the quantification of airborne bacteria and fungi: Sampling equipment used; Culture media (2012); Incubation temperature; Evaluation at 2 different sampling points (different 2 rounds per year (summer and winter).
- Fungos em areias e águas costeiras e interiores em Portugal: relevância para a saúde humana e bem-estarPublication . Brito, Sara; Sabino, Raquel; Veríssimo, Cristina; Silva, Susana; Valério, Elisabete; Brandão, JoãoOs fungos filamentosos e as leveduras são ubíquos na natureza, incluindo nas zonas balneares, e portanto, na areia. Contudo, certas espécies de fungos podem causar infeções ou alergias em humanos. Estudos anteriores mostraram que microrganismos patogénicos ou patogénicos oportunistas sobrevivem e crescem na areia. Uma vez que as zonas balneares são locais frequentados por um elevado número de pessoas, especialmente no verão, a qualidade microbiológica das areias e das águas balneares é particularmente importante. Assim sendo, o objetivo deste estudo é a recolha de dados sobre as espécies de fungos existentes em três zonas balneares, duas águas costeiras – Algarve e Lisboa e Vale do Tejo (LVT) e uma água de transição (LVT) A identificação dos isolados foi realizada através da observação de características morfológicas e através de métodos moleculares. Para isto, foram analisadas 18 amostras de areia e 18 amostras de água. Os isolados fúngicos detetados com maior frequência foram Cladosporium sp. (na praia costeira do Algarve e na de águas de transição) e Sarocladium kiliense (na praia costeira de LVT). Foram também isoladas algumas espécies responsáveis por causar alergias e infeções, tais como Exophiala dermatitidis, Alternaria alternata, Trematosphaeria grisea e Aspergillus secção Nidulantes, além de fungos potencialmente produtores de micotoxinas, nomeadamente Aspergillus secção Fumigati. Não foi possível identificar 19 das colónias isoladas (de 1005 no total, 1,9%). Os resultados obtidos permitiram identificar as espécies presente nos locais amostrados entre novembro de 2018 e junho de 2019, confirmando-se a presença de espécies com expressão clínica, que representam um potencial risco para a saúde dos utilizadores das praias e que deve passar a ser tido em conta na avaliação da qualidade da praia.
- Base de Dados (BDA) Gestão de Amostras em stock: Unidade de Avaliação Externa da QualidadePublication . Ventura, CatarinaApresentação de uma Base de dados criada no PNAEQ, com recurso a MS Office Access, para gestão de amostras controlo em stock, com o objetivo de ser utilizada na avaliação externa da qualidade laboratorial dos participantes do PNAEQ. Inclui a gestão do processo de Validação de novas amostras controlo, Receção e Conservação das amostras controlo, Envio de amostras de repetição se aplicável. A rastreabilidade das amostras é sustentada com a seguinte informação de cada amostra: Datas de entrada e saída, Lotes / fornecedores, Data de validade, Informação clínica adicional, Matriz e Natureza da amostra, Volume e quantidades, Localização, Documentos associados à amostra e Excedentes.
- Políticas de SaúdePublication . Almeida, Fernando de; Santos, Cristina Abreu(...) Os artigos, ora apresentados, evidenciam resultados empíricos de investigação, monitorização, observação ou vigilância - tendo por base o alinhamento com o Plano Nacional de Saúde, os Programas de Saúde Prioritários ou outros Programas e/ou Estratégias Nacionais. Salientam a importância de abordagens, muitas vezes, multissetoriais, e a relevância que estes estudos podem assumir para a definição de políticas, normativos ou recomendações. Ou mesmo a sua monitorização e avaliação. Destacamos, ainda, a atualidade destes artigos e o dinamismo na investigação que é feita – na procura de respostas a uma pergunta, no estudo de situações concretas com impacto na saúde e bem-estar, no alinhamento com estratégias nacionais e internacionais. Este vigor na produção científica é essencial para acompanhar necessidades prementes, adaptar políticas e planos a novas situações, a informar com celeridade e rigor. (...)
- Avaliação de impacte na saúde sobre a adoção de recomendações em matéria de operações urbanísticas na reconversão de áreas industriais com solos contaminados: resultados das fases de screening e scopingPublication . Namorado, Sónia; Machado, Ausenda; Pité, Cândida; Ribeiro, Lígia; Ferreira, Manuela; Noronha, VeraEm 2017 foi produzido um conjunto de recomendações em matéria de operações urbanísticas na reconversão de áreas industriais com solos contaminados. Estas recomendações incluem várias fases de preparação de um projeto de planeamento urbano. A adoção plena destas recomendações nas operações de reconversão de áreas industriais em urbanas poderá ter impacte na saúde humana. Como tal, foi proposto uma avaliação de impacte na saúde (Health Impact Assessment - HIA) com o objetivo de analisar o impacte da adoção das recomendações nas operações de reconversão. Foi implementado um estudo urbanístico na reconversão de áreas industriais com solos contaminados. Este trabalho foi realizado no âmbito do Programa de Treino em Health Impact Assessment e descreve as etapas de screening e scoping que foram desenvolvidas utilizando as ferramentas propostas pelo Instituto de Saúde Pública da Irlanda. Foram realizados focus groups com elementos de instituições públicas da área da saúde humana para preencher as ferramentas. Com base numa revisão da literatura, foi desenvolvido um modelo conceptual de exposição para identificar as principais vias de exposição e os efeitos na saúde associados a serem avaliados no âmbito do HIA. A análise efetuada na fase de screening, realizada considerando os possíveis impactes na saúde, levou a que se continuasse o desenvolvimento deste HIA. O modelo conceptual de exposição desenvolvido na fase de scoping permitiu identificar como principal via de exposição da população residente a exposição por inalação de compostos voláteis.
- Etapas iniciais de um estudo piloto de Health Impact Assessment em Portugal: o caso da redução de sal no pãoPublication . Braz, Paula; Santos, Joana; Alves, Joana; Costa, Luciana; Costa, Alexandra; Santos, Mariana; Brazão, Roberto; Caldas de Almeida, TeresaOs estudos de HIA, utilizam técnicas quantitativas, qualitativas e participativas, para identificar, predizer e avaliar alterações na saúde da população que decorram da implementação de um programa, plano ou política. Portugal está a desenvolver um programa de treino em HIA para melhorar as competências nacionais na implementação desta metodologia. Neste contexto, o objetivo deste artigo é descrever de forma sucinta duas das fases de desenvolvimento de um estudo piloto de HIA, aplicado a um protocolo nacional que promove a redução de sal no pão dos atuais 1,4 gramas de sal por cada 100 gramas de pão para 1 grama em 2021. A fase de Screening mostrou que a aplicação do protocolo pode promover ganhos em saúde, em especial para alguns grupos mais vulneráveis. Na fase de Scoping foi construída uma cadeia causal para determinar os potenciais efeitos na população e priorizar os impactes a estudar: efeito da redução do sal na tensão arterial; redução dos custos de tratamento da hipertensão; mudança dos hábitos alimentares. As fases subsequentes deste estudo piloto são a análise dos potenciais impactes identificados e as recomendações finais suportadas pelos resultados. Espera-se que este estudo piloto contribua para a capacitação de equipas nacionais especialistas em HIA.
- Os riscos andam no arPublication . Pires, Ana Filipa; Cruz Nogueira, Ana; Cano, ManuelaPalestra interativa sobre tipos de agentes presentes no ambiente interior e como manter e melhorar a qualidade do ar interior.
- Potent cationic antimicrobial peptides against Mycobacterium tuberculosis in vitroPublication . Silva, Sara; Santos-Silva, Anabela; da Costa, José Manuel Correia; Vale, NunoBackground: Tuberculosis (TB) is known to be one of the 10 causes of global death by infectious agents. The increasing numbers of multiple antibiotic resistance (MDR-TB) and cases of extensive resistance to antibiotics (XDR-TB) have led to the development of new and effective TB therapy. Cationic antimicrobial peptides (CAMPs) have emerged in the research as a safe and effective treatment against a variable range of bacterial and fungi pathogens, including Mycobacterium tuberculosis (M. tuberculosis). Method: This study developed a new CAMP coupled with cinnamic acid derivatives, and studied the antimicrobial activity against clinical isolates of M. tuberculosis (H37Rv) and MDR-TB. Results: All modified CAMPs showed enhanced activity against both M. tuberculosis strains and were capable of disrupting heavy clumping of mycobacteria in culture. In addition, all modified CAMPs were able to substantially inhibit the intracellular growth of both strains at low concentrations. Conclusions: The characteristic proprieties of cinnamic acid+CAMP(n) successfully inhibited the growth of both clinical isolates M. tuberculosis and MDR-TB in vitro and have, for now, promising use as a drug adjuvant due to their effect on mycobacteria growth.
