Browsing by Issue Date, starting with "2017-05-18"
Now showing 1 - 10 of 12
Results Per Page
Sort Options
- Conhecimento, perceção e preferências dos consumidores relativamente aos produtos agrícolas e géneros alimentícios com denominação registadaPublication . Sousa, Edite; Albuquerque, T.G.; Costa, H.S.O atual conhecimento da população portuguesa sobre os produtos agrícolas e géneros alimentícios com denominação registada nomeadamente, como Denominação de Origem Protegida (DOP), Indicação Geográfica Protegida (IGP) e Especialidade Tradicional Garantida (ETG), pode ser determinante nas preferências de consumo, podendo influenciar a sustentabilidade regional, social e económica de zonas rurais. O conhecimento sobre estes produtos e estas designações, bem como os hábitos de consumo e razões de escolha por parte dos consumidores portugueses foram objeto deste trabalho. Desta forma, foi elaborado um questionário sobre a temática e foi aplicado a 91 indivíduos em território nacional. Constatou-se que apesar da maioria dos inquiridos conhecer os produtos certificados e os símbolos associados a essa certificação, o consumo é relativamente baixo, não assumindo a preferência por estes produtos. No entanto, os inquiridos consideram que a informação e a divulgação, através dos meios adequados de publicidade e marketing, pode contribuir para o destaque e valorização destes produtos, entendidos pela maioria como sendo de elevada qualidade.
- Evolução da atividade de transplantação renal em Portugal: dados públicos de 2003 a 2015Publication . Lima, Bruno A.; Alves, HelenaPara doentes insuficientes renais, o transplante de rim, quando possível, é a terapia de substituição da função renal que garante uma menor mortalidade, a redução de problemas cardiovasculares e uma melhor qualidade de vida em comparação com a diálise, mesmo em doentes com idade avançada e com morbilidades. A análise sistemática de indicadores associados à actividade da transplantação renal permite a melhor caracterização e conhecimento dos problemas existentes. O objectivo deste trabalho é o de descrever a evolução da actividade de transplantação renal em Portugal com a informação de acesso livre que está disponível para análise. Este estudo tem por base a informação do Observatório Global em Doação e Transplantação, recolhida e produzida pela colaboração entre a Organização Mundial de Saúde e a Organización Nacional de Trasplantes, de onde recolhemos os dados disponíveis respeitantes a Portugal, para os anos entre 2003 e 2015. No período em análise verificamos que 2009 foi o ano que registou um maior número de transplantes renais. Em 2012 registou- se a maior queda do número de transplantes de rim com dador cadáver (-20.8%) em relação ao ano predecessor. Só com a disponibilização de dados para análise é possível fazer o melhor escrutínio de políticas a implementar.
- sdLDL como potencial biomarcador no diagnóstico e prevenção de doença cardiovascular em diabéticosPublication . Raimundo, Ana; Mariano, Cibelle; Alves, Ana Catarina; Aguiar, Pedro; Bourbon, MafaldaAs doenças cardiovasculares (DCV) são a principal causa de morbilidade e mortalidade a nível mundial. De entre os fatores de risco conhecidos para as DCV, destacam-se a dislipidemia, a hipertensão, a diabetes e o excesso de peso/obesidade. As lipoproteínas de baixa densidade (LDL) constituem um dos marcadores bioquímicos recomendados para diagnosticar as DCV. No entanto, as lipoproteínas mais pequenas e mais densas - small dense LDL (sdLDL) - parecem ter um efeito mais aterogénico, refletindo-se num risco acrescido de DCV. O doseamento de sdLDL tem demonstrado em diferentes estudos um aumento da sua concentração em indivíduos com Diabetes Mellitus do tipo 2. Este estudo pretende investigar esta associação na população portuguesa, tendo por base uma população do estudo e_COR. Foram determinados alguns parâmetros bioquímicos no sangue e reunidos dados clínicos através de questionários. As análises estatísticas foram realizadas através do programa IMB SPSS Statistics 22. Os resultados deste estudo evidenciaram que os indivíduos diabéticos apresentam níveis de sdLDL superiores aos não diabéticos, registando-se uma forte associação entre o rácio sdLDL/LDL e a diabetes. A determinação deste rácio pode vir assim a ser considerada como um potencial biomarcador para diagnóstico de DCV em diabéticos, embora sejam necessários mais estudos epidemiológicos para uma conclusão mais definitiva.
- Boletim Epidemiológico Observações: Vol. 6, Nº 18, jan-abr 2017Publication . Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, IPObservações é uma publicação científica do INSA, IP, que visa contribuir para o conhecimento da saúde da população, os fatores que a influenciam, a decisão e a intervenção em Saúde Pública, assim como a avaliação do seu impacte na população portuguesa. Através do acesso público e gratuito a resultados científicos gerados por atividades de observação em saúde, monitorização e vigilância epidemiológica nas áreas de atuação do Instituto - Alimentação e Nutrição, Doenças Infeciosas, Genética Humana, Saúde Ambiental, Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças Não Transmissíveis, Epidemiologia, Investigação em Serviços e Políticas de Saúde - é dada especial atenção à disseminação rápida de informação relevante para a resposta a temas de relevo para a saúde da população portuguesa, tendo como principal alvo todos os profissionais, investigadores e decisores intervenientes na área da Saúde Pública em Portugal.
- Primeiro estudo em Portugal sobre a identificação dos genótipos do vírus do papiloma humano (HPV) numa população feminina vacinada com atividade sexual ativaPublication . Rocha, Raquel; Grupo de Estudo da Vacina do HPV; Verdasca, NunoA infeção por HPV é responsável por 99,7% dos casos de cancro de colo do útero a nível mundial. De modo a prevenir e a minimizar o impacto da infeção por HPV na saúde das mulheres foram desenvolvidas vacinas. A vacina tetravalente está incluída no Plano Nacional de Vacinação (PNV) desde 2008. Com o objetivo de se conhecer a distribuição dos genótipos HPV estudaram-se 152 amostras clínicas de mulheres jovens vacinas com atividade sexual ativa. As amostras clínicas foram colhidas por cytobrush, procedeu-se à deteção e tipificação do HPV pela técnica de microarrays. Das mulheres estudadas, 28,3% apresentaram infeção por genótipos HPV, dos quais 58,1% corresponderam a genótipos de alto risco, sendo mais frequente o HPV 51 (15,2%) seguido do HPV 59 e HPV 58 com 7,6% e 6,1%, respetivamente. Foram também detetados dois casos de infeção por HPV 16, que é um dos genótipos incluído na vacina. Genótipos de baixo risco foram detetados em 25,6% de infeções, sendo o HPV42 o mais frequente com 9,1% dos casos. A história vacinal demonstrou que 83,1% das mulheres foram vacinadas ao abrigo do PNV e iniciaram atividade sexual após administração da vacina, e que 53,6% das mulheres vacinadas fora do PNV iniciaram atividade sexual antes da administração da vacina. Portugal apresenta uma taxa de cobertura vacinal elevada. Estes primeiros resultados reforçam a importância da administração da vacina antes do início da atividade sexual e de se manter o rastreio do cancro do colo do útero.
- Ixodídeos removidos de humanos e agentes infeciosos detetados no âmbito da Rede de Vigilância de Vetores (REVIVE), 2011-2015Publication . Silva, Maria Margarida Santos; Carvalho, Isabel Lopes de; Santos, Ana Sofia; Núncio, Maria Sofia; Sousa, Rita de; Equipa REVIVEA Rede de Vigilância de Vetores REVIVE – Ixodídeos foi desenvolvida em Portugal para vigiar e aumentar o conhecimento sobre as espécies de ixodídeos presentes e dos agentes patogénicos a estes associados. Esta rede foi estabelecida em 2011 apresentando este estudo os resultados obtidos nos primeiros cinco anos de vigilância nas carraças removidas de humanos, relativamente às espécies ixodológicas, sua abundância, sazonalidade e presença de Rickettsia e Borrelia.
- Determinação do ergosterol no cogumelo ostra (Pleurotus ostreatus) cultivado em borras de café e palha de trigoPublication . Ricardo, Sofia; Sanches-Silva, Ana; Ramos, Fernando; Castilho, Maria ConceiçãoUm dos cogumelos comestíveis que tem suscitado maior interesse nos últimos anos é o Pleurotus ostreatus, conhecido como cogumelo ostra, devido à facilidade de cultivo e ao seu grande potencial económico e qualidade nutricional. Existe, assim, a necessidade de estudar a sua composição em nutrientes e compostos bioativos para valorizar o seu cultivo. Este estudo teve por objetivo determinar o teor de ergosterol, por Cromatografia Líquida de Alta Eficiência acoplada a detetor de Ultravioleta-Visível, do cogumelo Pleurotus ostreatus cultivado em diferentes substratos, nomeadamente, borras de café e palha de trigo. Verificou-se que as amostras de cogumelo P. ostreatus cultivadas em borras de café apresentaram uma concentração de ergosterol superior (4,06 ± 0,32 mg/g de matéria seca) relativamente às amostras da mesma espécie de cogumelo cultivadas em palha de trigo (3,34 ± 0,19 mg/g de matéria seca). O uso das borras de café no substrato de crescimento de cogumelos ostra permitiu um aumento da concentração de ergosterol. No futuro seria de todo o interesse avaliar a influência do uso deste subproduto no substrato de crescimento de outras espécies comestíveis de cogumelos e no teor de outros compostos bioativos.
- Síndromes de deficiência em creatina cerebral: 13 anos de experiência em PortugalPublication . Valongo, Carla; Lopes, Altina; Vilarinho, LauraOs síndromes da deficiência em creatina cerebral são um grupo de erros inatos do metabolismo da creatina que incluem as deficiências de síntese da creatina: arginina:glicina amidinotransferase (AGAT) e S-adenosil- L-metionina:guanidinoacetato metiltransferase (GAMT) e a deficiência no transportador transmembranar (CT1/SLC6A8). O diagnóstico destas patologias pode ser efetuado através da determinação do ácido guanidinoacético e creatina urinária e plasmática e do estudo molecular. Desde 2003 que a Unidade de Rastreio Neonatal, Metabolismo e Genética (URN) disponibiliza este tipo de diagnóstico que permitiu a identificação de nove doentes com deficiência em GAMT e 20 doentes com deficiência em CT1. O rastreio bioquímico das deficiências em creatina cerebral deve ser realizado em todos os doentes que apresentem encefalopatia epiléptica de causa desconhecida, doença do movimento, alterações cognitivas e comportamento tipo autista.
- FIND: a importância do diagnóstico no tratamento das mucopolissacaridosesPublication . Gaspar, Paulo; Alves, Sandra; Teles, Elisa Leão; Vilarinho, LauraAs Mucopolissacaridoses (MPS) são um sub-grupo das Doenças Lisossomais de Sobrecarga, causadas por deficiências em enzimas lisossomais, que catalisam a degradação dos glicosaminoglicanos (também designados GAGs ou mucopolissacarídeos), que se acumulam nos lisossomas de diferentes órgãos e tecidos. As MPS têm apresentação multissistémica, com diferentes graus de gravidade, e evolução variável. Sendo patologias de apresentação heterogénea e consequentemente de diagnóstico difícil, o objetivo do estudo FIND, que resulta de uma parceria entre a Secção de Doenças Hereditárias do Metabolismo da Sociedade Portuguesa de Pediatria e o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, é alertar os clínicos para sinais e sintomas de risco ao mesmo tempo que disponibiliza uma ferramenta de diagnóstico. Este diagnóstico é efetuado através da determinação enzimática em sangue colhido em cartão, sendo possível a identificação da enzima deficiente, em sete tipos de MPS. O estudo FIND, devido à forma fácil e económica de obtenção de amostra, associada à baixa quantidade necessária para a análise, coloca à disposição dos clínicos, um ótimo meio para a identificação e caraterização de casos sintomáticos de MPS em idade pediátrica.
- Acidentes domésticos e de lazer: resultados do sistema de vigilância EVITA apurados para o período 2013-2015Publication . Alves, Tatiana; Rodrigues, Emanuel; Neto, Mariana; Mexia, Ricardo; Dias, Carlos MatiasA vigilância dos Acidentes Domésticos e de Lazer (ADL) notificados pelas urgências de unidades de saúde do Serviço Nacional de Saúde (SNS) é a base do sistema EVITA - Epidemiologia e Vigilância dos Traumatismos e Acidentes, coordenado pelo Departamento de Epidemiologia do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, em colaboração com a Administração Central dos Sistemas de Saúde, desde 2000. Os resultados apresentados reportam-se aos dados recolhidos pelo sistema EVITA entre 1 de janeiro de 2013 e 31 de dezembro de 2015, num total de 26681 ADL. A análise dos dados é descritiva, tendo sido utilizado o software estatístico SPSS 20.0 (SPSS inc.). As lesões causadas por “queda” e verificadas em “Casa” foram as mais frequentemente registadas por EVITA entre 2013 e 2015. Os grupos etários mais registados foram os correspondentes aos grupos de indivíduos dos 0 aos 14 anos e com 65 e mais anos. O padrão de distribuição etária e por sexo de ADL revelado por este sistema entre 2013 e 2015 indica alguns grupos de idade como potencial alvo para programas de intervenção. O facto de a informação sobre a lesão ser obtida sem triagem nem diagnóstico médico prévio numa amostra de conveniência de serviços de urgências do SNS, aconselham precaução na interpretação. Ainda assim, EVITA é único e a informação que recolhe não é obtida nem divulgada atualmente por outra via em Portugal.
