DAN - Documentos de orientação técnica
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing DAN - Documentos de orientação técnica by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 13
Results Per Page
Sort Options
- Alterações do estado de saúde associadas à alimentação: contaminação microbiológica dos alimentosPublication . Viegas, Silvia Judite
- Towards a Harmonised Total Diet Study Approach: a guidance document:joint guidance of EFSA, FAO and WHOPublication . Peltonen, Kimmo; Charrondiere, Ruth; Georgescu, Ioana Madalina; Kambek, Liis; Lombardi-Boccia, Ginevra; Lindtner, Oliver; Marcos Suarez, Victoria; Oliveira, Luísa; Ruprich, Jirí; Shavila, Joseph; Sirot, Veronique; Verger, PhilippeA Total Diet Study (TDS) can be a complementary approach to traditional monitoring and surveillance programs, which instead of focusing on compliance is designed to provide a solid basis for calculating population dietary exposure and assessing potential impact on public health. A TDS includes the selection of foods based on food consumption data to represent a large portion of a typical diet, their preparation to food as consumed and the subsequent pooling of related foods before analysis. There is already a wealth of international TDS data available, but to better enable comparisons it is important that methods are harmonised to the extent possible. The Working Group of experts provides a definition of the TDS approach highlighting its inherent value; it gives guidance for a harmonised methodology starting from the TDS planning to the collection of analytical results, exposure assessment calculation and communication of TDS results; and it proposes a general approach to facilitate the use of TDS information at international level. A TDS can be used for screening purposes or as a more refined exposure assessment tool. It provides background concentration and exposure levels of chemical substances in a range of representative foods prepared for consumption, while monitoring and surveillance programs can better capture highly contaminated individual food items. Their complementarities would allow the identification of the relative importance of individual sources of chemical substances from the whole diet. In conclusion, a TDS is considered to be a good complement to existing food monitoring or surveillance programs to estimate population dietary exposure to beneficial and harmful chemical substances across the entire diet. Harmonising the TDS methodology will enhance the value of these programs by improving the comparability at international level.
- Guia de Avaliação do Estado Nutricional Infantil e JuvenilPublication . Rito, Ana Isabel; do Carmo, Isabel; Breda, JoãoCiente de que Portugal é actualmente um dos países com maior prevalência de obesidade infantil, o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, IP, publicou o “Guia de Avaliação do Estado Nutricional Infantil e Juvenil”, em colaboração com o Conselho Científico da Plataforma contra a Obesidade da Direcção-Geral da Saúde. Reconhecida a forte associação entre obesidade e morbilidade cardiometabólica, já em idade pediátrica, com consequente redução da qualidade e expectativa de vida, o Guia pretende reunir um conjunto de informações que apresentem, de uma forma padronizada, os procedimentos mais actuais em antropometria, vindo por uma lado colmatar uma lacuna que existe na obtenção de informação comparável sobre o estado nutricional infantil, e por outro suportar uma correcta vigilância nutricional infantil em Portugal.
- Alterações do estado de saúde associados à alimentação - contaminantes químicos - micotoxinasPublication . Alvito, PaulaCom este pequeno apontamento sobre micotoxinas pretendeu-se contribuir para divulgar o conhecimento técnico e científico disponível sobre a ocorrência e alterações do estado de saúde associados à presença destes contaminantes químicos nos alimentos. A bibliografia existente neste domínio geralmente encontra-se em língua inglesa pelo que urgia desenvolver um pequeno apontamento em português de fácil acesso a profissionais de saúde, médicos, investigadores, estudantes universitários e público em geral. Neste documento incluíram-se seis seções cujo objetivo consistiu em abordar as questões atuais consideradas mais relevantes no domínio das micotoxinas e suas implicações na saúde humana. Na primeira é efetuada uma introdução geral sobre as micotoxinas assim uma referência a importantes desafios futuros no domínio da micotoxicologia. Na segunda, referem-se as características dos principais grupos de micotoxinas e efetua-se um resumo dos resultados de estudos desenvolvidos em Portugal. Na terceira, referem-se as vias de exposição a estas toxinas naturais assim como os seus biomarcadores detetados nos fluidos biológicos (sangue, urina). Na quarta, apresentam-se os sintomas e efetua-se uma abordagem diagnóstica das micotoxicoses (agudas e crónicas) focando, em particular, os efeitos na saúde das crianças. Nas seções cinco e seis referem-se os aspetos regulamentares e métodos de determinação de micotoxinas e os efeitos das alterações climáticas no desenvolvimento de espécies de fungos toxigénicos e produção de micotoxinas. Para além da divulgação dos conhecimentos científicos, com a elaboração deste manuscrito, o autor pretendeu alertar o leitor para a importância do tema e para o impacto que a exposição humana a micotoxinas e alterações do estado de saúde associadas poderá vir a atingir num futuro próximo, em particular, no que se refere às populações mais vulneráveis como as crianças. Para o efeito, o autor incluiu também, ao longo do texto, algumas considerações sobre lacunas de conhecimento nos diferentes domínios abordados salientando, por fim, o importante papel que os profissionais de saúde, investigadores, universitários, e público em geral, poderão desempenhar na vigilância e proteção da saúde pública.
- Guia orientativo para o estabelecimento de porções para a rotulagem nutricionalPublication . Brazão, Roberto; Dias, M. Graça; Oliveira, Luísa; Dias, CatarinaO “Guia Orientativo para o Estabelecimento de Porções para a Rotulagem Nutricional” tem por objetivo estabelecer um conjunto de orientações com vista a uniformizar a indicação da porção como unidade para a apresentação voluntária da informação nutricional nos rótulos dos géneros alimentícios. Este documento foi desenvolvido pelo Grupo de Trabalho Porções (GTP), no âmbito do Programa PortFIR - Plataforma Portuguesa de Informação Alimentar.
- Segurança alimentar: guia de boas práticas do consumidorPublication . Viegas, Silvia; Oliveira, Luísa; Calhau, Maria Antónia; Nunes, Luis A. Saboga; Costa, LúciaO Departamento de Alimentação e Nutrição do INSA, em colaboração com os outros Departamentos, assegurando a função de laboratório de referência, investiga e reporta internacionalmente, desde 1993, os dados de Toxinfeções Alimentares em Portugal. Considerando que a gestão da segurança alimentar visa o consumo de alimentos seguros e inclui o controlo de perigos e riscos microbiológicos ao longo da cadeia alimentar, incluindo na sua etapa final - o consumidor, foi elaborado este Guia de Boas práticas do Consumidor para divulgar a informação das boas práticas de segurança alimentar em casa, de acordo com a informação dos perigos, fatores contributivos e condições que determinaram as toxinfeções alimentares ocorridas nos últimos anos em casas privadas em Portugal. Pretende-se igualmente sensibilizar o público para a importância de informar as autoridades de saúde da ocorrência dos casos de toxinfeções alimentares, para que possam ser tomadas medidas corretivas e preventivas.
- Ferramenta para definição de áreas prioritárias de trabalho - PortFIR (Plataforma Portuguesa de Informação Alimentar)Publication . Viegas, Silvia; Brazão, Roberto; Dias, M. Graça; Oliveira, LuísaO Grupo de Trabalho Utilizadores (GTU), do Programa PortFIR, desenvolveu uma ferramenta que visa auxiliar os seus membros e o INSA na identificação e priorização das áreas de atuação e das necessidades de informação com o propósito de garantir uma melhoria, qualitativa e quantitativa, dos dados disponíveis na Tabela de Composição de Alimentos (TCA) e da informação microbiológica em alimentos disponível em Portugal.
- Manual Fotográfico de Quantificação de Alimentos IAN-AF 2015-2016Publication . Torres, Duarte; Faria, Nuno; Sousa, Nataline; Teixeira, Sérgio; Soares, Rita; Amorim, Hélder; Guiomar, Sofia; Lobato, Liliane; Oliveira, Catarina; Correia, Daniela; Carvalho, Catarina; Vilela, Sofia; Severo, Milton; Lopes, CarlaO manual de fotográfico de quantificação de alimentos (MQA) foi desenvolvido para apoiar os participantes no Inquérito Alimentar Nacional e de Atividade Física (IAN-AF) a estimar a quantidade consumida de alimentos ou receitas. Os alimentos, as receitas e as porções selecionadas representam, com completude, o consumo alimentar em Portugal, de acordo com dados de estudos prévios, nomeadamente, o estudo EpiPorto (coorte de base-populacional de adultos do Porto), o estudo EpiTeen (Epidemiological Health Investigation of Teenagers in Porto) e o estudo piloto PANEU (Pilot study in the view of a Pan-European dietary survey - adolescents, adults and elderly). O MQA foi integrado no software eAT24 (Electronic Assessment Tool for 24h recall) desenvolvido para a recolha dos dados de consumo durante os questionários às 24-horas anteriores, ou dos diários alimentares, utilizado no trabalho de campo do IAN-AF.
- Guia para o estabelecimento de critérios microbiológicos em géneros alimentíciosPublication . Viegas, Silvia; Brazão, Roberto; Fernandes, Paulo; Dias, Maria da Graça; Oliveira, Luísa; PortFIR-Grupo de Trabalho Ocorrência Microbiológica na Cadeia Alimentar (GTOMCA)O objetivo do Guia é compilar, complementar e disponibilizar um conjunto informação existente relativa aos critérios microbiológicos ao longo de todas as etapas da cadeia alimentar, não incluindo a produção primária, visando apoiar e facilitar a sua aplicação. O presente guia apresenta alguns exemplos de critérios microbiológicos aplicáveis ao longo da cadeia alimentar, a nível internacional, não dispensando a consulta da legislação em vigor. O presente documento destina-se a apoiar, entre outros, os operadores da indústria alimentar, da restauração, de laboratórios de controlo da qualidade, a comunidade científica e as entidades oficiais que atuem neste âmbito de atividade, sem prejuízo da aplicação de outros requisitos normativos e regulamentares.
- Guia para colheita e transporte de amostras para investigação de toxinfeções alimentaresPublication . Laboratório de Microbiologia. Departamento de Alimentação e NutriçãoNo decurso da investigação de um surto de toxinfeção alimentar é necessário efetuar a colheita de amostras tendo como objetivo a investigação laboratorial do surto. Vários tipos de amostras podem ter que ser analisadas. Neste Guia estão descritas as orientações essenciais para proceder à recolha e envio, ao Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, INSA, I.P.,de uma quantidade de amostra suficiente e representativa, em condições de transporte adequadas.
