DDI - Posters/abstracts em congressos nacionais
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing DDI - Posters/abstracts em congressos nacionais by Subject "AEQ"
Now showing 1 - 9 of 9
Results Per Page
Sort Options
- Avaliação da sensibilidade aos fármacos em tuberculose (método molecular e fenotípico), resultados do PNAEQ (2018-2022)Publication . Pereira, Edna; Correia, Helena; Silva, Anabela; Faria, Ana PaulaA deteção das resistências permite adotar um esquema terapêutico adequado contribuindo desta forma para o aumento do sucesso terapêutico e para a diminuição da mortalidade e das taxas de recidiva. Os métodos moleculares permitem a rápida deteção das mutações mais frequentes que conferem resistências e por isso a sua utilização é recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela Direção Geral da Saúde (DGS). O método fenotípico permite confirmar os resultados dos testes moleculares e testar outros fármacos importantes para definir o esquema terapêutico adequado a cada caso. A participação em programas de avaliação externa da qualidade permite aos laboratórios que determinam a sensibilidade aos fármacos em tuberculose avaliarem os seus resultados e, se necessário, corrigirem procedimentos. O objetivo deste trabalho é avaliar o desempenho dos participantes do Programa Nacional de Avaliação Externa da Qualidade PNAEQ) nos 2 programas Micobacteriologia, deteção molecular de multirresistência (DMMR) e Micobacteriologia, avaliação da sensibilidade aos fármacos de 1 ª linha (TSA) no período 2018-2022.
- Avaliação do desempenho dos Laboratórios Portugueses nos últimos 10 anos quanto ao diagnóstico de SífilisPublication . Correia, Helena; Cardoso, Ana; Barreira, Mariana; Brito, Cristina; Clemente, Vera; Matos, Rita; Faria, Ana PaulaO Programa Nacional de Avaliação Externa da Qualidade (PNAEQ) disponibiliza desde 1994 um programa de Avaliação Externa da Qualidade para avaliação do desempenho dos laboratórios em Sífilis. Neste programa são enviadas amostras de matriz humana para o diagnóstico da sífilis, para pesquisa de anticorpos de Treponema pallidum através dos testes disponíveis nos laboratórios (testes treponémicos e/ou não treponémicos). O objetivo principal deste estudo é avaliar o desempenho dos laboratórios participantes de 2005 a 2015.
- Avaliação do desempenho dos Participantes do PNAEQ em Micobacteriologia 2016-2020 e comparação com resultados anteriores (2007-2015)Publication . Pereira, Edna; Santos Silva, Anabela; Correia, Helena; Silva, Susana; Faria, Ana PaulaA Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a tuberculose como emergência mundial, pois 1/3 da população mundial encontra-se infetada pelo bacilo Mycobacterium tuberculosis (MTB) ou bacilo de Koch. Os exames diretos para pesquisa de bacilos álcool ácido resistentes (BAAR) continuam a ser um método rápido e económico para o diagnóstico dos casos infeciosos e para a monitorização do tratamento. O Programa Nacional de Avaliação Externa da Qualidade (PNAEQ) inserido no Departamento de Epidemiologia do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, tem implementado entre outros, o Programa de Avaliação Externa da Qualidade em Micobacteriologia-Microscopia, desde 1997 contemplando a avaliação microscópica de bacilos álcool ácido resistentes.
- Avaliação do Desempenho dos Participantes no Programa Nacional de Avaliação Externa da Qualidade em Morfologia Parasitária: 20 anos de experiênciaPublication . Júlio, Cláudia; Correia, Helena; Baptista Fernandes, Teresa; Cardoso, Ana; Brito, Cristina; Santos Costa, Quirina; Faria, Ana PaulaO Programa Nacional de Avaliação Externa da Qualidade (PNAEQ), inserido no Departamento de Epidemiologia do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, em Lisboa, tem implementado entre outros, o programa de Morfologia parasitária desde 1995. Neste programa são enviadas amostras de sangue e de fezes para identificação de parasitas e conta com o apoio de um grupo de trabalho cuja principal atividade é a seleção de amostras, a análise de resultados e elaboração de relatórios técnico-científicos promovendo a formação bem como a melhoria contínua do desempenho dos participantes. Neste estudo retrospetivo pretendemos avaliar, o desempenho dos participantes no período de 1995 a 2015, relativamente à deteção e identificação de parasitas, em amostras de fezes e sangue.
- Avaliação Externa da Qualidade - deteção do vírus influenza A e B, PNAEQ (2011-2017)Publication . Correia, Helena; Cardoso, Ana; Pereira, Edna; Ventura, Catarina; Viegas, Sílvia; Cristovão, Paula; Guiomar, Raquel; Faria, Ana PaulaOs vírus influenza são responsáveis por infeções respiratórias que ocorrem de forma sazonal geralmente no inverno, ou como pandemias periódicas e imprevisíveis. As técnicas de diagnóstico/deteção molecular são métodos rápidos e sensíveis para a deteção e identificação de vírus influenza. Em 2011 o PNAEQ implementou o programa de avaliação externa da qualidade para os vírus influenza A e B deteção de ácido nucleico, através de um ensaio piloto que contou com os membros da Rede Portuguesa de Laboratórios para o Diagnóstico da Infeção pelo Vírus da Gripe (RPLDG). Este programa é organizado juntamente com o Laboratório Nacional de Referência para o Vírus da Gripe do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge. O objetivo deste trabalho é avaliar o desempenho dos laboratórios participantes no PNAEQ na deteção e identificação do tipo e subtipo dos vírus influenza, através da metodologia de PCR, no período de 2011-2017.
- Avaliação Externa da Qualidade Laboratorial em Microbiologia de Areias de praias – Quantificação de bactériasPublication . Silva, Susana Pereira; Faria, Ana Paula; Correia, Helena; Brito, Cristina; Clemente, Vera; Cardoso, Ana; Veríssimo, Cristina; Sabino, Raquel; Simões, Helena; Rodrigues, Raquel; Silva, Cecília; Ferreira, Filipa; Brandão, João; Matias Dias, CarlosAs areias das praias contêm microrganismos nocivos para a saúde humana, frequentemente em concentrações maiores do que na água. Atualmente, não existem normas internacionais para a amostragem, análise e apreciação da qualidade microbiológica de areias. O Programa Nacional de Avaliação Externa da Qualidade inserido no Departamento de Epidemiologia do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, Portugal realizou em 2016 o 1º Programa em microbiologia de areias. O objetivo deste trabalho é a avaliação laboratorial do desempenho dos participantes no Programa de Microbiologia de Areias, quantificação de bactérias, baseado na proposta Portuguesa.
- Avaliação Externa da Qualidade: deteção do vírus influenza A e B, PNAEQ (2011-2018)Publication . Correia, Helena; Cardoso, Ana; Pereira, Edna; Ventura, Catarina; Viegas, Silvia; Cristóvão, Paula; Guiomar, Raquel; Faria, Ana PaulaOs vírus influenza são responsáveis por infeções respiratórias que ocorrem de forma sazonal geralmente no inverno, ou como pandemias periódicas e imprevisíveis. As técnicas de diagnóstico/deteção molecular são métodos rápidos e sensíveis para a deteção, identificação e caraterização de vírus influenza. Em 2011 o Programa Nacional de Avaliação Externa da Qualidade Laboratorial (PNAEQ) implementou o programa de avaliação externa da qualidade para os vírus influenza A e B, deteção de ácido nucleico, através de um ensaio piloto que contou com os membros da Rede Portuguesa de Laboratórios para o Diagnóstico da Infeção pelo Vírus da Gripe (RPLDG). Este programa é organizado em colaboração com o Laboratório Nacional de Referência para o Vírus da Gripe do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge. O objetivo deste trabalho é avaliar o desempenho dos laboratórios participantes no PNAEQ na deteção e identificação do tipo e subtipo dos vírus influenza, através da metodologia de PCR (Polimerase chain reaction), no período de 2011-2018. Um dos fatores de grande importância para a obtenção de resultados laboratoriais corretos está associado às boas práticas laboratoriais quando se efetuam ensaios de biologia molecular. Verificou-se uma melhoria nos resultados do último ensaio em comparação aos ensaios anteriores, não se verificando resultados incorretos. A participação em programas de avaliação externa da qualidade permite aos laboratórios: avaliar as metodologias e práticas implementadas, corrigir os erros sistemáticos, assegurar assim a harmonização, partilha, comparação, compilação e análise dos resultados laboratoriais que possibilite gerar evidência científica para a tomada de medidas para a promoção da saúde pública.
- External Quality Assessment Pilot Study for the detection of Candida aurisPublication . Veríssimo, Cristina; Correia, Helena; Ventura, Catarina; Sabino, Raquel; Faria, Ana PaulaCandida auris, identified for the first time in 2009, is a multi-resistant emergent yeast that causes nosocomial outbreaks all over the world. This species can be misidentified with other Candida species, if the method used for yeasts’ identification (biochemical / mass spectrometry (MALDI-TOF-MS) has not been updated in order to contain the profile of this species. Aiming to raise the awareness about the risk of misidentification associated to this species, the Portuguese External Quality Assessment Program (PNAEQ), in collaboration with the National Reference Laboratory for Parasitic and Fungal Infections of the National Institute of Health Dr. Ricardo Jorge, organized a pilot study in 2020 to evaluate the ability of Portuguese clinical microbiology laboratories to correctly identify C. auris.
- Results of the Portuguese EQA program for molecular detection of SARS-CoV-2, 2020-2022Publication . Correia, Helena; Silva, Susana; Ventura, Catarina; Melo, Aryse; Guiomar, Raquel; Faria, Ana PaulaThe initial strategy for containing the spread of SARS CoV 2 was the prompt identification of COVID 19 cases. National Reference laboratory implemented the biomolecular assays to detect SARS-CoV-2. In June 2020 the Portuguese National External Quality Assessment Program (PNAEQ) in collaboration with National Reference Laboratory for Influenza and Other Respiratory Viruses (NRL) organized the first National External Quality Assessment Program (EQA) for detection of SARS CoV 2 virus by molecular methods. The majority of the rounds included extra analytical questions The aim of EQA programs is to evaluate the participant’s performance and also estimate the overall detection rate of multiple national laboratories. We aimed to evaluate the results of implementation of a national external quality assessment program for the molecular detection of SARS-CoV-2 virus during 2020-2022.
