Browsing by Issue Date, starting with "2022-12"
Now showing 1 - 10 of 45
Results Per Page
Sort Options
- Boletim Epidemiológico Observações: Vol. 11 (2022), Número Especial 14, Biomonitorização humanaPublication . Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, IPNúmero Especial do Boletim Epidemiológico Observações, dedicado à biomonitorização humana. Observações é uma publicação científica do INSA, IP, que visa contribuir para o conhecimento da saúde da população, os fatores que a influenciam, a decisão e a intervenção em Saúde Pública, assim como a avaliação do seu impacte na população portuguesa. Através do acesso público e gratuito a resultados científicos gerados por atividades de observação em saúde, monitorização e vigilância epidemiológica nas áreas de atuação do Instituto - Alimentação e Nutrição, Doenças Infeciosas, Genética Humana, Saúde Ambiental, Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças Não Transmissíveis, Epidemiologia, Investigação em Serviços e Políticas de Saúde - é dada especial atenção à disseminação rápida de informação relevante para a resposta a temas de relevo para a saúde da população portuguesa, tendo como principal alvo todos os profissionais, investigadores e decisores intervenientes na área da Saúde Pública em Portugal.
- Caracterização de biomarcadores de genotoxicidade em trabalhadores expostos a crómio hexavalente: um estudo no âmbito da Iniciativa Europeia em Biomonitorização HumanaPublication . Tavares, Ana; Aimonen, Kukka; Ndaw, Sophie; Fučić, Aleksandra; Catalán, Julia; Duca, Radu Corneliu; Godderis, Lode; Gomes, Bruno C.; Janasik, Beata; Ladeira, Carina; Louro, Henriqueta; Namorado, Sónia; Van Nieuwenhuyse, An; Norppa, Hannu; Scheepers, Paul T.J.; Ventura, Célia; Verdonck, Jelle; Viegas, Susana; Wasowicz, Wojciech; Santonen, Tiina; Silva, Maria JoãoNo âmbito da Iniciativa Europeia em Biomonitorização Humana (HBM4EU) realizou-se um estudo ocupacional, envolvendo trabalhadores com potencial exposição a crómio hexavalente [Cr( VI)], um reconhecido agente carcinogénico. No presente estudo são apresentados os resultados de biomarcadores de genotoxicidade, incluindo a análise de lesão no DNA e de alterações cromossómicas em células sanguíneas. O estudo foi realizado em vários Países Europeus e abrangeu trabalhadores de diversos setores industriais e atividades, bem como um grupo de controlo constituído por trabalhadores administrativos das mesmas empresas (controlo interno) e de outras não relacionadas com produção/aplicação de Cr( VI) (controlo externo). Os resultados mostraram níveis de alterações cromossómicas (ensaio do micronúcleo) e de lesão no DNA (ensaio do cometa) significativamente aumentados nos trabalhadores expostos comparativamente aos controlos externos ( p=0,03; p<0,001, respetivamente). Estes resultados sugerem que mesmo um baixo nível de exposição ao Cr( VI) representa um risco acrescido para a saúde dos trabalhadores e, principalmente, para os que realizam cromagem em banho. O grupo controlo interno apresentou níveis médios de lesões no DNA e nos cromossomas comparáveis aos do grupo exposto, salientando a relevância de se considerarem também em risco. O uso de biomarcadores de efeito demonstrou ser crucial para a deteção precoce de efeitos biológicos decorrentes de baixos níveis de exposição ao Cr( VI), contribuindo para a identificação de subgrupos em maior risco. O presente estudo vem apoiar a necessidade de uma reavaliação do limite de exposição ocupacional a Cr( VI), bem como da implementação de medidas de gestão de risco conducentes a uma melhor proteção da saúde dos trabalhadores.
- Monkeypox: a new (sexually transmissible) epidemic?Publication . Alpalhão, M.; Frade, J.V.; Sousa, D.; Patrocínio, J.; Garrido, P.M.; Correia, C.; Brazão, C.; Mancha, D.; Borrego, M.J.; Filipe, P.An outbreak of monkeypox has emerged, with more than 2000 cases confirmed across the globe. While this condition, caused by the Monkeypox virus, a member of the Orthopoxvirus genus, is usually considered a zoonosis,1 we may be facing a sexually transmissible infection (STI), with yet uncertain consequences [...].
- Avaliação da época de vigilância ICARO - Mortalidade: 2022Publication . Silva, Susana; Torres, Ana Rita; Rodrigues, Ana Paula; Nunes, Baltazar; Neto, Mariana; Matias Dias, CarlosO objetivo deste trabalho foi o cálculo de estimativas de excessos de mortalidade potencialmente associados ao calor extremo no verão de 2022. Para isso analisámos apenas os períodos de calor extremo com potencial impacte na mortalidade identificados pelo Sistema ÍCARO, que decorreu entre 1 de maio e 30 de setembro de 2022.
- Airborne spores’ dissemination of a swine associated Clostridioides difficile clonePublication . Alves, Frederico; Cano, Manuela; Brondani, Greice; Nunes, Alexandra; Oleastro, MónicaThis study supports the airborne dissemination of Clostridioides difficile spores. Of the sieve impaction samples collected at a swine production unit, 66.7% were positive and all belonged to the predominantly established clone. Spores' density varied according to the characteristics of the animal population, suggesting the possibility of airborne transmission.
- Avaliação do risco da mistura de crómio hexavalente, níquel e hidrocarbonetos aromáticos policíclicos a partir de dados de exposição ocupacional extraídos da literaturaPublication . Tavares, Ana Maria; Viegas, Susana; Louro, Henriqueta; Goen, Thomas; Santonen, Tiina; Luijten, Mirjam; Kortenkamp, Andreas; Silva, Maria JoãoNa maioria dos contextos laborais ocorre, em geral, exposição a misturas de substâncias químicas. Este estudo, inserido na iniciativa HBM4EU, visou avaliar o risco de exposição a misturas de crómio hexavalente [Cr ( VI ) ], níquel (Ni ) e/ou hicrocarbonetos aromáticos policíclicos (HAPs ) a partir de dados de exposição reportados em estudos realizados em várias indústrias na Europa. Para a avaliação do risco de misturas binárias (Cr e Ni ) e ternárias (Cr, Ni e HAPs ) calcularam-se os Quocientes de Risco (QR) e a Soma dos Quocientes de Risco (SQR) a partir dos dados de biomonitorização humana (BMH) e de medições dessas substâncias no ar. É geralmente aceite que um valor de QR ou SQR superior a 1 indica um risco acrescido para a saúde. Para a maioria das medições de exposição a partir de biomarcadores urinários obtiveram-se valores médios de SQR>1, sendo que os respetivos QR calculados para cada uma das substâncias individuais por vezes não excederam os valores limite (QR<1). Estes resultados mostram não só que existe um risco acrescido para a saúde decorrente da coexposição a estas substâncias em contexto ocupacional, como também que esse risco é frequentemente subestimado no processo clássico de avaliação de risco substância a substância. Com este estudo demonstrou-se a relevância de avaliar o risco decorrente da exposição a misturas, particularmente com base em dados de BMH, sendo esta uma abordagem mais realista do contexto ocupacional e que permite uma melhor caracterização do risco com vista a uma proteção mais eficaz da saúde dos trabalhadores.
- Biomonitorização humana de micotoxinas no âmbito do projeto HBM4EU: um estudo sobre desoxinivalenol e fumonisina B1Publication . Alvito, Paula; Namorado, Sónia; Assunção, Ricardo; Bajard, Lola; Martins, Carla; Mengelers, Marcel; Mol, Hans; Van den Brand, Annick; Vasco, Elsa; Viegas, Susana; Silva, Maria JoãoAs micotoxinas são toxinas naturais produzidas por fungos, apresentando efeitos tóxicos para o homem e para os animais. Reconhece-se, atualmente, que as alterações climáticas terão impacto na distribuição geográfica de algumas espécies de fungos produtores de micotoxinas o que se traduzirá, previsivelmente, num aumento da exposição humana a estes compostos. Pelas razões descritas, urge conhecer a atual exposição a micotoxinas na Europa, com vista à sua futura monitorização e à prevenção/redução do seu impacto na saúde. No âmbito da Iniciativa Europeia em Biomonitorização Humana (HBM4EU) consideraram-se as micotoxinas desoxinivalenol (DON) e fumonisina B1 (FB1) como substâncias prioritárias, tendo sido abordadas várias questões relativas à avaliação da exposição humana e o potencial risco para a saúde. No presente artigo, apresentam-se as questões identificadas como mais importantes, respostas obtidas e perspetivas futuras. Os resultados confirmaram a exposição humana a DON, tendo sido obtidos, pela primeira vez, dados harmonizados de exposição ao nível europeu e derivado um valor de referência para essa exposição. Foi ainda proposto, pela primeira vez no HBM4EU, uma sucessão de eventos biológicos baseados no mecanismo de ação da FB1 que permitiu associar a exposição durante a gravidez ao desenvolvimento de defeitos do tubo neural no feto. Espera-se que estes resultados possam contribuir para uma futura monitorização da exposição a micotoxinas na Europa e para melhorar a avaliação de risco destas substâncias.
- Aplicação da biomonitorização humana para avaliação da exposição ocupacional a hidrocarbonetos aromáticos policíclicos na Europa: uma revisão da literaturaPublication . Louro, Henriqueta; Gomes, Bruno Costa; Saber, Anne Thoustrup; Iamiceli, Anna Laura; Göen, Thomas; Jones, Kate; Katsonouri, Andromachi; Neophytou, Christiana; Vogel, Ulla; Ventura, Célia; Oberemm, Axel; Duca, Radu Corneliu; Fernandez, Mariana F.; Olea, Nicolas; Santonen, Tiina; Viegas, Susana; Silva, Maria JoãoOs hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (HAPs) são produtos químicos com impacto em saúde ocupacional, pelo que a avaliação da exposição humana através de estudos de biomonitorização tem aumentado nos últimos anos. No entanto, os dados obtidos são ainda insuficientes para os reguladores e decisores políticos. Este trabalho, no contexto da Iniciativa Europeia em Biomonitorização Humana (HBM4EU), descreve uma revisão da literatura sobre a exposição ocupacional aos HAPs na Europa, entre 2008 e 2022, com o objetivo de identificar as vantagens e limitações dos vários biomarcadores de exposição e /ou de efeito, bem como o conhecimento em falta para melhorar a regulamentação. Os resultados da análise dos 42 artigos elegíveis para inclusão nesta revisão demonstram que o biomarcador de exposição mais utilizado é o 1-hidroxipireno urinário, sendo os biomarcadores de efeito mais comuns, biomarcadores de stresse oxidativo e genotoxicidade. Globalmente, verificou-se a necessidade de desenvolver novas abordagens de recolha de dados e amostras, bem como a seleção apropriada de biomarcadores de forma a obter dados fiáveis e comparáveis em diferentes setores industriais. Além disso, a aplicação de biomarcadores de efeito contribui para a identificação de ambientes de trabalho ou atividades de alto risco, possibilitando medidas de mitigação e gestão de risco.
- Utilização de biomonitorização humana para avaliação da exposição a cádmio na população portuguesaPublication . Alberto, Ana Rita; Coelho, Inês; Delgado, Inês; Gueifão, Sandra; Ventura, Marta; Silva, Susana; Tratnik, Janja Snoj; Govarts, Eva; Schoeters, Greet; Namorado, SóniaO cádmio é um metal pesado tóxico e carcinogénico, que representa uma ameaça séria para a saúde humana. A população geral pode encontrar-se exposta ao cádmio por diversas vias e o estudo INSEF-ExpoQuim visou caracterizar a exposição da população portuguesa adulta (28-39 anos ) a este agente químico através de um estudo transversal. Este estudo incluiu 295 indivíduos, os quais reponderam a um questionário (dados sociodemográficos, de estilos de vida e possíveis vias de exposição ) e facultaram uma amostra de urina para quantificação de cádmio por espectrometria de massa com plasma indutivo acoplado ( ICP- -MS ). Observou-se uma média geométrica de 0,092 μg Cd/g creatinina [ IC ( 95%): 0,084-0,101 ], apresentando as mulheres valores mais elevados ( 0,103 vs 0,079 ), bem como os fumadores ( 0,135 vs 0,081).
- Exposição a arsénio em Portugal continental: resultados preliminares do estudo INSEF-ExpoQuimPublication . Namorado, Sónia; Delgado, Inês; Coelho. Inês; Gueifão, Sandra; Ventura, Marta; Alves, Clara Alves; Castilho, Emília; Cordeiro, Eugénio; Dinis, Ana; Gouveia, Bruna; Prokopenko, Tamara; Vargas, Patrícia; Silva, SusanaO arsénio é um elemento naturalmente presente no meio ambiente e que também pode ser libertado em resultado de atividades antropogénicas, podendo encontrar-se na forma de compostos orgânicos ou inorgânicos. O arsénio é considerado pela Organização Mundial de Saúde como um dos dez químicos de maior preocupação para a saúde pública, uma vez que o arsénio e os compostos inorgânicos de arsénio estão classificados como cancerígenos pela Agência Internacional para a Investigação do Cancro. A exposição a arsénio inorgânico ocorre principalmente por via alimentar, através do consumo de água e de alimentos contaminados. Em Portugal são escassos os dados sobre a exposição a arsénio na população geral, pelo que o objetivo do presente estudo é a caracterização da exposição da população adulta portuguesa a arsénio, utilizando amostras de urina colhidas num estudo populacional nacional ( INSEF-ExpoQuim). O presente trabalho incluiu 171 participantes no estudo INSEF-ExpoQuim que forneceram uma amostra de urina para análise da concentração de arsénio total por espectrometria de massa com plasma indutivo acoplado ( ICP-MS ). Observou-se uma média geométrica de 47,1 μg As/L [ IC95%: 41,4-53,5 ] e 8,8% dos indivíduos apresentavam valores de arsénio considerados elevados. Não se observaram diferenças nos níveis de arsénio por sexo, grupo etário, grau de urbanização da área de residência, nível de escolaridade e situação face ao trabalho. Os resultados preliminares obtidos apontam para a necessidade de monitorização dos níveis de arsénio na população portuguesa.
