Browsing by Issue Date, starting with "2016-10-28"
Now showing 1 - 10 of 14
Results Per Page
Sort Options
- Médicos-Sentinela: o que se fez em 2015Publication . Rodrigues, Ana Paula; Batista, Inês; Sousa-Uva, Mafalda; Silva, Susana PereiraA Rede Médicos Sentinela é um instrumento de observação em saúde, constituída por médicos de família distribuídos por todo o país. No ano de 2015 estiveram em notificação os seguintes problemas de saúde: síndrome gripal, hipertensão arterial, diabetes mellitus, enfarte agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral e prescrição de anticoagulantes. De entre os principais resultados destacam-se os seguintes: A taxa de incidência da diabetes mellitus tipo 2, na população com 25 ou mais anos de idade, foi 789,5 casos por 100 000 utentes; A taxa de incidência da hipertensão arterial, na população com 25 ou mais anos de idade, foi 1.241,6 casos por 100 000 utentes; A taxa de incidência de enfarte agudo do miocárdio, na população com 35 ou mais anos de idade, foi 217,9 por 100 000 utentes; A taxa de incidência de acidente vascular cerebral, na população com 35 ou mais anos de idade, foi 287,6 por 100 000 utentes. Todos os problemas estudados apresentaram maior incidência no sexo masculino. Em relação a anos anteriores, observou-se uma redução das estimativas da incidência de acidentes vasculares cerebrais.
- Plano Nacional de Saúde 2012-2016 (com extensão a 2020): Resumo da situação e proposta de processo conducente à avaliação da execução e dos resultados (outubro 2016)Publication .Em 24 de Abril de 2015 foi entregue ao Conselho Directivo do INSA um documento com a finalidade de rever o enquadramento normativo que confere ao Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, IP atribuições no âmbito da avaliação do Plano Nacional de Saúde. Para este efeito, procurou-se clarificar a situação face ao atual Plano (2012-2016) e sua extensão, definindo o seu objeto, abordagem ao conceito de avaliação em questão nesta matéria, e preparação de proposta de modelo de avaliação do Plano Nacional de Saúde. O presente documento é uma actualização e expansão do referido documento e inclui, além do enquadramento normativo, os cenários propostos e uma proposta de cronograma das principais actividades necessárias à prossecução da avaliação do Plano Nacional de Saúde 2012-2016, com extensão a 2020.
- Contaminação microbiológica em produtos de charcutaria cozidos, fatiados em talhosPublication . Sousa, Isabel; Costa Bonito, Conceição; Toscano, M. Manuel; Teixeira Lopes, Teresa; Bastos Moura, Isabel; Campos Cunha, Isabel; Pena, Cláudia; Saraiva, Margarida; Calhau, M. AntóniaOs produtos cárneos transformados como o fiambre e afins, devido à sua fácil utilização e preparação, são cada vez mais utilizados na alimentação, o que predispõe a uma grande competitividade entre as empresas agroalimentares e a uma enorme variedade na oferta. Todos os operadores alimentares, incluindo os da venda a retalho, devem assegurar a qualidade microbiológica dos géneros alimentícios que colocam no mercado.O Objetivo deste trabalho foi monitorizar os níveis de contaminação microbiológica, em produtos de charcutaria cozidos, fatiados em talhos, nomeadamente fiambre, mortadela e fiambrino. As amostras foram adquiridas em 18 talhos da cidade do Porto, em dois períodos distintos. A 1ª fase decorreu no 1º trimestre de 2015 e incidiu em 51 amostras adquiridas logo após abertura dos estabelecimentos, entre as 7 e as 10h. A 2ª fase decorreu entre maio e junho de 2016, incidindo em 35 amostras colhidas entre as 12 e as 16h.
- A OPEN Portugal na avaliação do consumo de Aditivos Alimentares: estudo de casoPublication . Rodrigues, Joana; Calmeiro, Ana; Oliveira, Luísa; Vasco, ElsaApresentação do trabalho "A OPEN Portugal na avaliação do consumo de Aditivos Alimentares" selecionado de entre os abstracts submetidos no âmbito da reunião anual do PortFIR - Portal de Informação Alimentar (http://portfir.insa.pt/). O PortFIR é um programa de implementação de redes de excelência Portuguesas em nutrição e segurança alimentar e um portal que inclui bases de dados sustentáveis e de qualidade reconhecida sobre Composição e Contaminação de Alimentos e Consumos Alimentares.
- Grupo de Trabalho Utilizadores (GTU): trabalho desenvolvido e perspetivas futuras (PortFIR)Publication . Brazão, Roberto; Viegas, Silvia; Dias, Maria da Graça; Fernandes, Paulo; Oliveira, LuísaPonto de situação em 2016 sobre o trabalho desenvolvido e perspetivas futuras do Grupo de Trabalho Utilizadores (GTU), apresentado no âmbito da reunião anual do PortFIR - Portal de Informação Alimentar (http://portfir.insa.pt/). O PortFIR é um programa de implementação de redes de excelência Portuguesas em nutrição e segurança alimentar e um portal que inclui bases de dados sustentáveis e de qualidade reconhecida sobre Composição e Contaminação de Alimentos e Consumos Alimentares.
- Grupo de Trabalho sobre Ocorrência Microbiológica na Cadeia Alimentar (GTOMCA): trabalho desenvolvido e perspetivas futurasPublication . Viegas, Silvia; Brazão, Roberto; Pedro, Sónia; Ribeiro, VerónicaPonto de situação em 2016 sobre o trabalho desenvolvido e perspetivas futuras do Grupo de Trabalho sobre Ocorrência Microbiológica na Cadeia Alimentar (GTOMCA), apresentado no âmbito da reunião anual do PortFIR - Portal de Informação Alimentar (http://portfir.insa.pt/). O PortFIR é um programa de implementação de redes de excelência Portuguesas em nutrição e segurança alimentar e um portal que inclui bases de dados sustentáveis e de qualidade reconhecida sobre Composição e Contaminação de Alimentos e Consumos Alimentares.
- Tabela da Composição de Alimentos: o caminho percorridoPublication . Dias, Maria da GraçaPonto de situação em 2016 sobre o trabalho desenvolvido e perspetivas futuras relativas à Tabela de Composição de Alimentos, que fornece informação pormenorizada sobre o teor de nutrientes e de componentes nutricionalmente importantes dos alimentos. Trabalho apresentado no âmbito da reunião anual do PortFIR - Portal de Informação Alimentar (http://portfir.insa.pt/). O PortFIR é um programa de implementação de redes de excelência Portuguesas em nutrição e segurança alimentar e um portal que inclui bases de dados sustentáveis e de qualidade reconhecida sobre Composição e Contaminação de Alimentos e Consumos Alimentares.
- Avaliação da exposição a aditivos alimentares em crianças dos 0 aos 3 anos: estudo exploratórioPublication . Calmeiro, Ana; Alvito, Paula; Oliveira, Luísa; Vasco, ElsaIntrodução: O aumento de produtos processados na alimentação diária, em especial das crianças, tem repercussões no consumo crescente de aditivos, cujas consequências podem ser adversas para a saúde. Associado ao aumento do consumo deste tipo de alimentos encontra-se a prevalência de excesso de peso e obesidade infantil. Os aditivos alimentares são regulamentados na União Europeia por diretivas, as quais impõem que cada aditivo deve ser submetido a testes de toxicidade com a finalidade de estabelecer um nível de exposição associado a um risco aceitável, a Dose Diária Admissível (DDA), assim como, os limites máximos de utilização (LMU) nos diferentes géneros alimentícios. Objetivos: Avaliar a exposição a aditivos alimentares em crianças dos 0 aos 3 anos, estudando a sua associação com variáveis como a idade, sexo e percentil de Índice de Massa Corporal e identificar as categorias de alimentos consumidas que mais contribuíram para a exposição aos aditivos alimentares em estudo.
- Grupo de Trabalho para uma Comunicação Eficaz em Alimentação (GTCEA): trabalho desenvolvido e perspetivas futurasPublication . Viegas, Silvia; Brazão, Roberto; Fernandes, Paulo; Gaspar, RuiPonto de situação em 2016 sobre o trabalho desenvolvido e perspetivas futuras do Grupo de Trabalho para uma Comunicação Eficaz em Alimentação (GTCEA), apresentado no âmbito da reunião anual do PortFIR - Portal de Informação Alimentar (http://portfir.insa.pt/). O PortFIR é um programa de implementação de redes de excelência Portuguesas em nutrição e segurança alimentar e um portal que inclui bases de dados sustentáveis e de qualidade reconhecida sobre Composição e Contaminação de Alimentos e Consumos Alimentares.
- Avaliação do processo de homogeneização de tomate para determinação de carotenoides em amostras compostasPublication . Dias, Maria da Graça; Almeida, Ana; Serra, CelesteIntrodução: Os carotenoides são compostos naturais presentes em frutos e produtos hortícolas sendo responsáveis pela sua coloração. O processo de análise de alimentos inclui o passo de amostragem que permite obter amostras representativas adequadas aos métodos de análise. Uma das etapas da amostragem é a homogeneização, passo muito importante quando a amostra a analisar tem uma massa significativamente inferior à amostra primária. Objetivo: Avaliação da homogeneidade de uma amostra composta de tomate obtida a partir de 12 amostras.
