Browsing by Issue Date, starting with "2015-03-20"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Produtos de pastelaria, biscoitos e bolachas. Qualidade nutricional: sim ou não?Publication . Albuquerque, T.G.; Oliveira, M.B.; Sanches-Silva, A.; Costa, H.S.
- Atividades Laboratoriais em Segurança AlimentarPublication . Coelho, Anabela; Furtado, RosáliaApresentação do INSA, I.P., do Departamento de Alimentação e Nutrição e do Laboratório de Microbiologia. Conceitos de Segurança Alimentar. Enquadramento das atividades do Laboratório de Microbiologia com destaque para: vigilância microbiológica em Unidades de restauração coletiva, métodos de deteção de vírus (Norovírus e Hepatite A) em géneros alimentícios e estudo e análise de amostras no âmbito da investigação e esclarecimento de surtos de toxinfeções alimentares.
- MicotoxinasPublication . Martins, CarlaObjectivos: Identificar as principais matrizes alimentares contaminadas com micotoxinas; Identificar as etapas da metodologia analítica para determinação de micotoxinas.
- Métodos Analíticos para Caracterização de Contaminantes Inorgânicos e suas Espécies em AlimentosPublication . Coelho, Inês; Gueifão, Sandra; Castanheira, Isabel; Calhau, Maria AntóniaObjetivos: Neste projeto foi desenvolvida a técnica hifenada de cromatografia liquida acoplada à espectrometria de massa com plasma induzido (HPLC-ICP-MS) que permite determinar os teores de arsénio total e suas espécies químicas, em alimentos. Esta técnica é de extrema importância porque possibilita a identificação de Arsénio Inorgânico (espécies tóxicas) e as espécies de baixa toxicidade . Contributos para as empresas A Food and Drug Administration (FDA) publicou recentemente orientações sobre o teor de arsénio inorgânico em sumos de fruta, arroz e peixe . Assim, é expectável que tanto nos Estados Unidos como em outros seja exigido a apresentação de certificados de análise que evidenciam a conformidade dos produtos, com as recomendações da FDA para das espécies de arsénio pela à técnica hifenada de HPLC-ICP-MS. São apresentados alguns exemplos que, ilustram a necessidade da utilização das técnicas hifenadas bem como, as condições laboratoriais existentes em Portugal, que podem ser postas à disposição das entidades exportadoras.
