DEP - Palestras
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing DEP - Palestras by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 36
Results Per Page
Sort Options
- Epidemiologia do Envelhecimento e da Dependência em PortugalPublication . Dias, Carlos MatiasConversas de fim de tarde àcerca de Epidemiologia do Envelhecimento e da Dependência em Portugal.
- Avaliação Externa da Qualidade - Visita aos laboratórios do Instituto Nacional de Saúde - MoçambiquePublication . Faria, Ana Paula; Aguiar, CarmenA iniciativa no âmbito do PNAEQ teve como objetivos: Fazer visita breve de diagnóstico aos requisitos técnicos, segundo norma de referência de acreditação, aos laboratórios do INS, execpto ao LNRT, mas sem carácter de auditoria; Conhecer a interligação dos laboratórios com o PNAEQ; Incentivar a motivação e capacitação no caminho da acreditação; Reconhecer a mais valia na partilha de experiências entre Instituições- INS vs INSA e até estabelecer protocolo de colaboração.
- Controlo de Qualidade e Validação de MétodosPublication . Faria, Ana Paula
- Apresentação do Programa de Avaliação Externa da Qualidade / INSA IPPublication . Faria, Ana Paula
- Modelação e previsão do efeito do FRIo Extremo na SAúde da população: a base para o desenvolvimento de um sistema de alerta em tempo real - FRIESAPublication . Silva, Susana Pereira; Mouriño, Maria Helena; Nunes, BaltazarVários estudos já revelaram uma associação significativa entre frio extremo e o risco de morrer na população Portuguesa [1-3], e apesar da temperatura mínima estar em média a aumentar, há evidência de que a frequência de episódios extremos como a ocorrência de ondas de frio pode vir a ser mais frequente [4,5]. Este facto reforça a pertinência e a necessidade de conhecimento sobre vulnerabilidade da população associada às condições meteorológicas adversas. Este projeto tem assim como objetivo o desenvolvimento de um modelo de previsão em tempo real do efeito do frio extremo na saúde da população. A metodologia terá como base as temperaturas diárias do ar no inverno provenientes do IPMA, as associações identificadas entre frio e mortalidade, a aplicação de métodos recentes de análise de séries temporais e a elaboração e avaliação do desempenho de modelos.
- Modelação do atraso na notificação dos óbitos no Sistema de Vigilância da MortalidadePublication . Antunes, LilianaA vigilância contínua da mortalidade com o objetivo de detetar e estimar o impacto de eventos associados a excessos de mortalidade é uma ferramenta importante na saúde pública [1,2]. O atraso inerente à chegada de informação não permite que exista um conhecimento em tempo real sobre o estado da mortalidade. É especialmente importante, durante períodos de ocorrência de eventos como condições climáticas extremas, epidemias ou pandemias, contar com informação atualizada sobre a mortalidade para se poder detetar o impacto destes eventos. Desta forma, é possível acompanhar a tendência epidemiológica dos eventos em tempo real e assim promover atempadamente ações de mitigação. Este projeto tem como objetivo o desenvolvimento de uma metodologia que permita detetar atempadamente impacto na mortalidade provocado por estes eventos. A metodologia a desenvolver deverá permitir a estimação diária do número de óbitos ocorridos mas ainda não notificados ao sistema de vigilância da mortalidade, com base na modelação do atraso na notificação dos mesmos.
- Avaliação Externa da Qualidade em Anatomia Patológica - Sessão de EsclarecimentoPublication . Faria, Ana Paula; Correia, Helena; Cardoso, Ana; Brito, CristinaSessão de esclarecimento relativa a Avaliação Externa da Qualidade, mais concretamente em Anatomia Patológica numa parceria INSA-Labquality-Ordem dos Médicos
- Modelos Probabilísticos de Avaliação de Risco: apresentação de 2 case studiesPublication . Assunção, Ricardo; Nunes, Baltazar1ª parte: Medidas de ocorrência da exposição e doença; Tipos de estudos epidemiológicos e medidas do efeito (exposição doença); Variabilidade e incerteza; Modelos determinísticos; Modelos probabilísticos. 2ª parte: Avaliação, Gestão e Comunicação de Risco; Avaliação de Risco: Microbiologia e Toxicologia; Avaliação de Risco: qualitativa, semiquantitativa e quantitativa; Aplicação de modelos probabilísticos em Avaliação de Risco; Bacillus cereus em fórmulas infantis; Micotoxinas em fórmulas infantis
- Direitos e deveres da pessoa com doença mental: interseção entre a legislação e a política de saúde mentalPublication . Fonseca, Rita CarvalhoO quadro normativo internacional e nacional tem vindo a ser alterado no sentido de reforçar à generalidade dos indivíduos a protecção do núcleo essencial dos seus direitos enquanto utilizadores dos sistemas de saúde. Idêntico movimento é verificado quanto à protecção dos indivíduos que integram os grupos populacionais considerados mais vulneráveis, onde se incluem os doentes com patologia mental. As recentes alterações legislativas procuram garantir o pleno exercício e gozo dos direitos e deveres que lhes são reconhecidos.
