DEP - Materiais de difusão da cultura científica e de formação
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing DEP - Materiais de difusão da cultura científica e de formação by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 88
Results Per Page
Sort Options
- Prevenção de lesões infantis: fichas técnicasPublication . Organização Mundial da Saúde; Contreiras, Teresa; Von Amann, Gregória; Quintela, Maria JoãoUma estratégia compreensiva para a saúde e desenvolvimento das crianças deverá incluir todas as principais causas de doença e incapacidade, e como tal deverá contemplar os acidentes. O actual enfoque nos cuidados de saúde primários indica uma oportunidade de reestruturação dos programas de saúde das crianças. O sucesso destes programas deverá ser medido, não só pelos tradicionais indicadores de mortalidade por doenças infecciosas mas também por indicadores de acidentes fatais e não fatais.
- Notas sobre EUROEVA: Final report - Case control study for measuring influenza vaccine effectiveness in Portugal - Season 2009-10Publication . Nunes, Baltazar; Guiomar, Raquel; Machado, Ausenda; Falcão, Isabel; Gonçalves, Paulo; Conde, Patrícia; Batista, Inês; Dias, Carlos Matias; Falcão, J MarinhoO Departamento de Epidemiologia em conjunto com o Departamento de Doenças Infecciosas do INSA realizaram um estudo, na época de 2009-2010, que teve por objectivo estimar a efectividade da vacina sazonal (em indivíduos com 65 e mais anos) e pandémica (todas as idades). O estudo contou com a participação de: Portugal, Espanha, Irlanda, França, Itália, Hungria e Roménia. Este estudo surge enquadrado no projecto europeu multicêntrico - I-MOVE- Monitoring influenza vaccine efectiveness during influenza seasons and pandemics in the European Union, coordenado pela EpiConcept SARL e financiado pelo ECDC, que pretende estimar a efectividade da vacina sazonal e pandémica durante e após a época de gripe.
- Notícias EuroEVA 2010-2011: Resultados FinaisPublication . Nunes, Baltazar; Pechirra, Pedro; Machado, Ausenda; Falcão, Isabel; Gonçalves, Paulo; Conde, Patrícia; Batista, Inês; Guiomar, Raquel; Falcão, José MarinhoA vacinação é uma das principais medidas de mitigação da gripe sendo reconhecido o seu papel na redução do risco de contágio da doença e de ocor-rência das respectivas complicações1. Desde 2008, o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, I.P. (INSA) com o apoio da Associação Portuguesa de Médicos de Clínica Geral, tem parti-cipado através do estudo EuroEVA no projecto europeu multicêntrico I-MOVE (Monitoring influenza vaccine efective-ness during influenza seasons and pan-demics in the European Union). Este projecto é coordenado pela EpiConcept SARL e financiado pelo ECDC e tem como objectivo estimar a efectividade da vacina sazonal e pandémica durante e após a época de gripe. Os países que participam neste pro-jecto, desenvolvem anualmente um estudo com delineamento caso-controlo, tendo como base um proto-colo comum. Nesta época, 2010-11, o projecto I-MOVE contou com a participação de Por-tugal, Espanha, Itália, França, Polónia, Hungria, Irlanda e Roménia e tinha como objectivo estimar a efectividade da vaci-na (EV) antigripal sazonal na população geral e nos mais idosos (com 65 e mais anos). Os resultados que agora apresentamos referem-se ao estudo EuroEVA 2010-11 e correspondem ao período decorrido entre a semana 45/2010 e a semana 11/2011.
- International Workshop Biobanking for Health Research - AbstractsPublication . Silva, Marta Barreto da; Vicente, A.M.; Neves, Andreia Filipa
- À descoberta dos avósPublication . Departamento de EpidemiologiaApresentação de atividade relativa aos determinantes para o envelhecimento ativo no decorrer da semana aberta proposta pelo INSA, IP em 2012.
- Ano europeu do envelhecimento ativo e solidariedade entre gerações - à descoberta dos AvósPublication . Departamento de EpidemiologiaIniciativa no âmbito do Ano europeu do envelhecimento ativo e solidariedade entre gerações.
- A informação no contexto das lesões e traumatismosPublication . Contreiras, Teresa; Rodrigues, Emanuel; Rodrigues, NunoPortugal – do ADELIA ao JAMIE- Um salto para a melhoria da informação Reorganização do Sistema de vigilância – Desafios para a implementação Teresa Contreiras, Emanuel Rodrigues, Nuno Rodrigues – INSA
- Folheto de divulgação - VirologiaPublication . Faria, Ana Paula; Correia, Helena; Cardoso, Ana; Brito, CristinaO Programa Nacional de Avaliação Externa da Qualidade (PNAEQ) está inserido no Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA, IP), inserido no Departamento de Epidemiologia, a quem compete por legislação promover, organizar e coordenar programas de Avaliação Externa da Qualidade Laboratorial. O PNAEQ conta com a colaboração de peritos nacionais e internacionais para avaliação de resultados e emissão de pareceres técnicos, e também, para a organização de estudos piloto e seleção de amostras, incluindo casos de estudo com história clínica de interesse.
- Folheto de divulgação - áreas disponíveisPublication . Faria, Ana Paula; Correia, Helena; Cardoso, Ana; Brito, CristinaO Programa Nacional de Avaliação Externa da Qualidade (PNAEQ) está inserido no Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA, IP), inserido no Departamento de Epidemiologia, a quem compete por legislação promover, organizar e coordenar programas de Avaliação Externa da Qualidade Laboratorial. O PNAEQ conta com a colaboração de peritos nacionais e internacionais para avaliação de resultados e emissão de pareceres técnicos, e também, para a organização de estudos piloto e seleção de amostras, incluindo casos de estudo com história clínica de interesse.
- Folheto de divulgação- POCTPublication . Faria, Ana Paula; Correia, Helena; Cardoso, Ana; Brito, CristinaO Programa Nacional de Avaliação Externa da Qualidade (PNAEQ) está inserido no Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA, IP), inserido no Departamento de Epidemiologia, a quem compete por legislação promover, organizar e coordenar programas de Avaliação Externa da Qualidade Laboratorial. O PNAEQ conta com a colaboração de peritos nacionais e internacionais para avaliação de resultados e emissão de pareceres técnicos, e também, para a organização de estudos piloto e seleção de amostras, incluindo casos de estudo com história clínica de interesse.
