DSA - Artigos em revistas nacionais
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing DSA - Artigos em revistas nacionais by Title
Now showing 1 - 10 of 70
Results Per Page
Sort Options
- Abordagem multidisciplinar na identificação e monitorização de cianobactérias potencialmente tóxicasPublication . Churro, Catarina; Valério, ElisabeteO risco que as florescências cianobacterianas representam para a saúde humana advêm do facto destes desenvolvimentos excessivos estarem frequentemente associados à produção de cianotoxinas. As principais vias de exposição para o homem são através de água potável contaminada, diálise, consumo de peixe e marisco contaminado e atividades recreativas. A toxicidade destes compostos é elevada, como pode ser constatado no gráfico 1 em que está representada a comparação da toxicidade, com base na dose-letal (LD50%) em murganhos, entre as cianotoxinas e algumas das toxinas mais conhecidas em relação ao cianeto.
- Análise do conforto térmico em estruturas residenciais para idosos em clima atlânticoPublication . Torres, Pedro; Aguiar, Lívia; Pereira, Cristiana; Forcada, Nuria; Tejedor, Blanca; Neves, Maria Paula; Teixeira, João Paulo; Mendes, AnaA esperança média de vida da população mundial tem vindo a aumentar, incrementando a faixa etária acima dos 65 anos. Nesse sentido, determinados ser viços experimentam maior demanda em resposta às necessidades crescentes desta população, como é o caso dos ser viços de cuidados a longo prazo, nomeadamente, centros de dia (CD) e estruturas residenciais para idosos (ERPI). Neste âmbito de ser viços para a comunidade idosa, os parâmetros de qualidade e confor to são apresentados como fatores cruciais para o bem-estar dos utentes/residentes, sendo que o confor to térmico (CT) é um fator determinante na monitorização do bem-estar desta população. Para que os valores ótimos de CT sejam alcançados e mantidos nos edificados com esta tipologia de ser viços, elevados gastos energéticos são despendidos para retificar as condições estruturais dos edifícios. A fim de estruturar um modelo matemático viável que permita definir as características estruturais otimizadas na fase de construção e reabilitação dos edifícios para CD ou ERPI, torna-se necessário analisar o CT dos utentes e prever quais as condições térmicas aceitáveis ou preferenciais para esta população. Este estudo, ainda em curso e integrante do programa ConTerMa, analisa as variáveis de CT na zona climática continental atlântica, monitorizando 8 ERPI e CD situados em 5 concelhos da área metropolitana do Por to, e 5 ERPI e CD na área metropolitana de Barcelona, representativas do clima mediterrânico.
- Avaliação da contaminação do ar por fibras respiráveis em edifícios com materiais em fibrocimentoPublication . Proença, Maria do Carmo; Aguiar, Fátima; Rosa, Nuno
- Avaliação da fase pré-analítica na área da morfologia parasitária, PNAEQ 2019Publication . Jesus, Lúcia de; Júlio, Cláudia; Cardoso, Ana; Ventura, Catarina; Viegas, Sílvia; Fernandes, Teresa Baptista; Costa, Quirina Santos; Moutinho, Guilhermina; Faria, AnaPara garantir um diagnóstico clínico adequado, os procedimentos da fase pré-analítica não podem ser negligenciados. A implementação de um sistema de garantia da qualidade permite detetar, monitorizar, e reduzir ou eliminar os erros laboratoriais. O Programa Nacional de Avaliação Externa da Qualidade (PNAEQ), inserido no Departamento de Epidemiologia do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, incluiu, em 2019, a área da morfologia parasitária no programa de Avaliação da Fase Pré-Analítica. A taxa de participação foi reduzida, correspondendo a 10% dos laboratórios inscritos na área clínica e os resultados evidenciaram ausência de harmonização de procedimentos, bem como a necessidade de avaliação e monitorização da fase pré-analítica, para consolidação da informação disponibilizada, levando à melhoria dos resultados laboratoriais e ao aumento da segurança dos utentes.
- Avaliação da qualidade da água de piscinas: estudo de alguns parâmetros bacteriológicos e físico-químicosPublication . Rebelo, Helena; Rodrigues, Raquel; Grossinho, José; Almeida, Cristina; Silva, Manuela; Silva, Cecília; Costa, Clélia
- Avaliação da qualidade de águas subterrâneas: estudo de alguns parâmetros físico-químicosPublication . Mansilha, Catarina; Rebelo, Helena
- Avaliação da qualidade do ar interior em lares de idosos, 2013-2014: projeto GERIAPublication . Cano, Manuela; Nogueira, Susana; Alves, Marta; Papoila, Ana Luísa; Aguiar, Fátima; Rosa, Nuno; Brás, Maria Clementina; Quintas, Maria do Carmo; Pinhal, Hermínia; Nogueira, Ana; Proença, Carmo; Teixeira, João PauloO risco da população idosa desenvolver efeitos adversos em virtude da exposição a contaminantes químicos e microbiológicos do ar interior é mais elevado tanto pelo facto do seu sistema imunitário ser mais débil, como por este grupo etário permanecer no interior de edifícios por períodos mais longos. O objetivo deste estudo foi a caraterização da qualidade do ar interior numa amostra representativa de lares de idosos de modo a estudar a sua relação com a ventilação dos locais e a saúde/qualidade de vida dos utentes. O estudo apresentado incidiu sobre a avaliação da qualidade do ar interior em 18 lares de idosos situados em Lisboa (116 locais avaliados), em duas campanhas, uma no inverno e outra na primavera/verão e incluiu a avaliação de contaminação do ar por agentes químicos - dióxido de carbono (CO2 ), monóxido de carbono (CO), formaldeído (HCHO), compostos orgânicos voláteis totais (COVT), PM10 e PM2,5; por agentes microbiológicos – bactérias e fungos. Os resultados indicam que, de um modo geral a contaminação do ar por compostos orgânicos voláteis totais e formaldeído é baixa. Contudo, os valores de referência são excedidos para o dióxido de carbono, microrganismos e as partículas em 20%, 35% e 25-30% dos locais estudados respetivamente. Assim, há que identificar as fontes de contaminação do ar por partículas por forma e reduzir os efeitos adversos associados à exposição e melhorar a ventilação dos lares, particularmente no inverno, por forma a conseguir ambientes interiores mais saudáveis.
- Avaliação de dano genético em agricultores: agricultura biológica e tradicionalPublication . Costa, Carla; Silva, Susana; Costa, Solange; Teixeira, João Paulo
- Avaliação de idosos institucionalizados por espirometria e condensado brônquico do ar exalado: efeitos da exposição ambientalPublication . Belo, Joana; Carreiro-Martins, Pedro; Papoila, Ana Luísa; Palmeiro, Teresa; Caires, Iolanda; Alves, Marta; Nogueira, Susana; Aguiar, Fátima; Mendes, Ana; Cano, Manuela; Botelho, Maria A.; Neuparth, NunoNo estudo geriátrico dos efeitos na saúde da qualidade do ar interior em lares da 3.ª idade de Portugal (GERIA) foi estabelecido como objetivo principal de estudar os efeitos da qualidade do ar interior (IAQ) de equipamentos residenciais para pessoas idosos (ERPI) na saúde respiratória de idosos institucionalizados. Um total de 269 idosos responderam a um questionário elaborado pela equipa de investigadores do projeto GERIA, realizaram uma espirometria e a 150 idosos foi recolhida uma amostra de condensado brônquico exalado (EBC), para análise do respetivo pH e concentração de nitritos. Em relação aos dados sociodemográficos destaca se uma média de idade de 81,9±7,5 anos e uma maioria (70,6%) de idosos do sexo feminino. Relativamente aos resultados da espirometria, observou se que 14,5% apresentaram uma obstrução das vias aéreas. Os valores medianos das concentrações dos poluentes ambientais não revelaram uma concentração acima do referencial de segurança, porém foram observados valores máximos elevados e acima desse referencial. Da análise multivariada verificou se que cada incremento de 100 µg/m3 nos compostos orgânicos voláteis (TVOCS) se encontrava associado positiva mente a possibilidade acrescida dos idosos terem reportado infeção respiratória nos últimos três meses (=1.05; 95% CI: 1.00 to 1.09). Verificou se que o valor do pH diminuía com uma maior exposição a PM2,5 (= 0.04, 95%: 0.06 to 0.01e por cada aumento de 10 µg/m3). No que concerne à exposição a bactérias, verificou se que esta se associava positivamente à possibilidade dos idosos terem uma FVC diminuída (= 0,53, 95%: 0,87 a 0,20) e uma relação FEV1 /FVC aumentada (=0,22, 95%:0,08 a 0,37)
- Avaliação do efeito da microcistina-LR no crescimento, sistema antioxidante e indução de apoptose em Saccharomyces cerevisiaePublication . Valério, Elisabete; Vilares, Arminda; Campos, Alexandre; Pereira, Paulo; Vasconcelos, VitorNeste trabalho pretendeu-se usar a levedura Saccharomyces cerevisiae como modelo para compreender melhor os mecanismos de toxicidade induzidos pela microcistina-LR. Este é o organismo eucariótico mais simples e estudado que tem sido amplamente utilizado como modelo no estudo de mecanismos de toxicidade, devido à facilidade de acesso à informação sobre o seu genoma (totalmente sequenciado e anotado), proteoma e processos bioquímicos correspondentes.
