Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Newsletter Profissionais em Risco - NÂș 0 (15 out. 2015)

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
NL_profissionais em Riscos_0.pdf616.03 KBAdobe PDF Download

Authors

Advisor(s)

Abstract(s)

Edição 0 da Newsletter "Profissionais em Risco" que tem como objetivo a divulgação, junto do pĂșblico em geral e dos profissionais de SST (Segurança e SaĂșde no Trabalho) e de SaĂșde em particular, de informação referente aos riscos profissionais.
[Editorial] A ACT e o INSA celebraram em 2013 um protocolo de colaboração que visou regular a colaboração entre estas duas instituiçÔes nas respetivas ĂĄreas de competĂȘncia, bem como institucionalizar a colaboração em domĂ­nios considerados relevantes, nomeadamente em matĂ©ria de intercĂąmbio de informação cientĂ­fica e tĂ©cnica, a participação conjunta em projetos e campanhas nacionais e internacionais, entre outros. Neste contexto, o Instituto Nacional de SaĂșde Doutor Ricardo Jorge e a Autoridade para as CondiçÔes do Trabalho decidiram a criação e divulgação da presente Newsletter. Este projeto tem os seguintes objetivos: Sensibilizar os profissionais de saĂșde, restantes profissionais ligados Ă  Segurança e SaĂșde no Trabalho - SST - e entidades empregadoras, para as consequĂȘncias da exposição aos riscos profissionais; Divulgar informação de natureza epidemiolĂłgica sobre patologia associada ao trabalho; Contribuir para a prevenção de patologia associada ao trabalho; Melhorar a comunicação com os profissionais de saĂșde; Divulgar as atividades do INSA e da ACT nesta ĂĄrea. Num mundo laboral em constante transformação, o paradigma dos “velhos riscos” - nĂŁo podendo ser esquecido - deu contudo lugar ao dos “novos riscos” ou riscos emergentes, associados a formas e ritmos de trabalho diferentes para os quais concorrem os denominados riscos psicossociais. Os acidentes de trabalho continuam a ser uma das grandes preocupaçÔes da ACT, nĂŁo apenas porque significam perdas de vidas humanas e seres humanos incapacitados, mas tambĂ©m porque Portugal apresenta ainda nĂșmeros elevados quando comparados com os registados nos congĂ©neres europeus. JĂĄ as doenças profissionais, menos visĂ­veis que os acidentes de trabalho, contribuem para nĂ­veis precĂĄrios de bem-estar no trabalho, com impactos sociais - perda de vidas, qualidade de vida, compatibilização da atividade profissional com a vida familiar, entre outros - financeiros - seguros, cuidados de saĂșde, absentismo, entre outros -, verdadeiramente incompatĂ­veis com uma cidadania plena que alcance a realização do individuo na sociedade global. A vida ativa no trabalho, cada vez mais prolongada, provoca um agravamento dos riscos associados aos fatores de trabalho, sendo pois necessĂĄrio e tambĂ©m cada vez mais, criar condiçÔes de trabalho mais seguras, saudĂĄveis e sustentĂĄveis para todas as idades. Urge assim tudo fazer para que o trabalho - ao qual dedicamos uma parte significativa da nossa vida - nĂŁo nos vitime mas, antes pelo contrĂĄrio, nos dignifique e nos possibilite a realização pessoal e profissional. A utopia Ă© termos trabalho sem riscos para a saĂșde! A informação e o conhecimento sĂŁo certamente contributos fundamentais para que tal aconteça, sendo este tambĂ©m o propĂłsito desta newsletter.

Description

Keywords

Determinantes da SaĂșde e da Doença Profissionais em Risco Segurança no Trabalho SaĂșde no Trabalho Avaliação do Impacte em SaĂșde SaĂșde PĂșblica Portugal Avaliação do Risco

Pedagogical Context

Citation

Newsletter Profissionais em Risco. 2015; nÂș 0 (15 out.): 1-5

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Nacional de SaĂșde Doutor Ricardo Jorge, IP
Instituto Nacional de SaĂșde Doutor Ricardo Jorge/ Autoridade para as CondiçÔes do Trabalho

CC License