DSA - Artigos em revistas nacionais
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing DSA - Artigos em revistas nacionais by Subject "Água"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Cianobactérias e cianotoxinas em água tratada: conhecer para prevenirPublication . Dias, Elsa; Sarioglou, Konstantina; Ortiz, Miriam; Menezes, CarinaA monitorização da qualidade da água para consumo humano relativamente à presença de cianobactérias é uma das atribuições do Departamento de Saúde Ambiental do Instituto Nacional de Saúde. A proliferação massiva de cianobactérias (bloom) em reservatórios de água doce superficial tem impactos no ecossistema aquático, nos procedimentos operativos das estações de tratamento de água e acarreta riscos para a saúde humana e animal devido à capacidade toxigénica de algumas espécies cianobacterianas. Neste trabalho descreve-se a deteção de uma densidade elevada da espécie Dolichospermum planctonicum numa amostra de água tratada, bem como a presença de anatoxina-a (neurotoxina). A legislação portuguesa apenas contempla um valor paramétrico de referência para microcistinas (hepatotoxinas). Porém, de acordo com os valores-guia da Organização Mundial da Saúde, a anatoxina-a foi detetada numa concentração abaixo do valor recomendado para água de consumo humano. Os resultados alertam para a importância da monitorização regular de cianobactérias em água bruta e tratada e da adequação da monitorização de cianotoxinas em função do potencial tóxico das espécies presentes. Por outro lado, salienta-se a necessidade de integrar os dados de monitorização a nível do país, pois só assim será possível conhecer o cenário real de ocorrência de blooms tóxicos em Portugal, e, em conformidade, adequar a legislação nacional.
- Formação de subprodutos de desinfeção da água e avaliação do seu potencial genotóxico: o caso dos hidrocarbonetos aromáticos policíclicosPublication . Pinto, Miguel; Rebola, Marlene; Louro, Henriqueta; Antunes, Alexandra M.M.; José, Sílvia S.; Rocha, M. Raquel; Silva, M. João; Cardoso, Ana Sofia
- Monitorização de trihalometanos e halocetonas em amostras de águaPublication . José, Sílvia S.; Rebelo, HelenaA água é um recurso essencial e indispensável a todas as formas de vida. No entanto para assegurar as condições de potabilidade e qualidade microbiológica é frequentemente necessário proceder à sua desinfeção. O desinfetante mais utilizado é o hipoclorito de sódio, embora possam também ser utilizados o cloro gasoso, o dióxido de cloro, o bromo, entre outros. A maioria dos desinfetantes pode reagir com a matéria orgânica, eventualmente presente na água, originando a formação de uma mistura complexa de produtos indesejáveis, potencialmente tóxicos, designados por subprodutos da desinfeção. Este trabalho teve como principal objetivo estudar, em amostras de água da rede pública de abastecimento e de tanques recreativos (piscina e jacúzis), a presença de alguns subprodutos da desinfeção: trihalometanos (clorofórmio, bromofórmio, bromodiclorometano, diclorobromometano) e halocetonas (1,1 dicloropropanona-2; 2-brpropanona e 1,1,1-tricloropropanona). Os trihalometanos (THMs) são compostos cuja monitorização está prevista nos normativos relativos à qualidade da água para consumo humano e nos quais estão estabelecidos valores limite. Os teores de halocetonas (HKs) não estão legislados, pelo que não são conhecidos valores limite. Os THMs e HKs foram determinados por cromatografia gasosa (GC) com detetor de captura eletrónica (ECD) após concentração por micro extração em fase sólida (SPME). Neste estudo exploratório não foram registados teores de THMs considerados de risco face aos referenciais existentes. No que se refere às HKs, dado que não existem valores guia definidos, permanece em aberto o nível de risco para as concentrações encontradas.
