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A influĂȘncia das embalagens de produtos alimentares nas escolhas das crianças

dc.contributor.authorSousa, E.
dc.contributor.authorAlbuquerque, T.G.
dc.contributor.authorCosta, H.S.
dc.date.accessioned2018-03-07T17:20:37Z
dc.date.available2018-03-07T17:20:37Z
dc.date.issued2017-09-21
dc.description.abstractAs crianças assumem um papel cada vez mais importante nas decisĂ”es de consumo familiar, o que as torna um segmento de mercado cada vez mais significativo nas estratĂ©gias de marketing, particularmente no que diz respeito Ă  comercialização de alimentos infantis. Somente apĂłs os dez/doze anos Ă© que a maioria das crianças consegue desenvolver um entendimento acerca do carĂĄcter comercial, intencional e muitas vezes prejudicial da publicidade. Com efeito, a embalagem do produto alimentar direcionado ao consumidor infantil encontra-se entre as diferentes tĂ©cnicas de marketing que podem influenciar e condicionar as escolhas, e por consequĂȘncia o consumo alimentar das crianças, apesar de muitas vezes serem contraditĂłrias Ă s preferĂȘncias dos pais por alimentos que consideram saudĂĄveis e adequados do ponto de vista nutricional. Desta forma, pretendeu-se analisar estudos publicados sobre o impacto do marketing alimentar nomeadamente atravĂ©s da utilização das embalagens de produtos alimentares como forma de comunicar com o consumidor infantil e determinar a sua influĂȘncia nas preferĂȘncias e escolhas das crianças e por consequĂȘncia das suas famĂ­lias. Realizou-se uma revisĂŁo da literatura qualitativa, por pesquisa bibliogrĂĄfica de estudos e publicaçÔes, em maio de 2017, atravĂ©s das bases de dados b-on e Pubmed com inclusĂŁo das palavras: marketing alimentar, embalagens de alimentos e consumidor infantil, publicados nos Ășltimos dez anos. Apesar de existir, um nĂșmero bastante reduzido de trabalhos, principalmente em Portugal, que investiguem as relaçÔes entre a embalagem, as suas mensagens nutricionais, a avaliação da marca e o consumidor infantil, Ă© um facto que o aspeto comunicativo da embalagem pode despertar na mentalidade ainda imatura do consumidor infantil a sua valorização e preferĂȘncia. De acordo com alguns estudos, a alfabetização Ă© considerada como um marco na associação do aspeto visual, texto e mensagem numa perspetiva global do produto relativamente Ă s embalagens. O design tambĂ©m foi alvo de destaque e, o aspeto visual, bem como o formato da embalagem apontado como relevante nas suas escolhas. Noutro estudo constatou-se que tanto o design como a cor presente nas embalagens de produtos alimentares para a generalidade das crianças apresenta uma influĂȘncia muito elevada nas suas preferĂȘncias. Faz tambĂ©m referĂȘncia ao uso da mascote, cuja interação estabelecida com o pĂșblico infantil Ă© vista como um Ă­cone tĂŁo importante como o logotipo da empresa, aproximando-se bastante das crianças e influenciando a sua decisĂŁo. O pĂșblico infantil exerce hoje, entre outros papĂ©is na sociedade, a função de consumidor. Os alimentos considerados como bens de primeira necessidade, despertam nos pais uma atenção nas suas escolhas, no entanto o marketing direcionado para o pĂșblico infantil nomeadamente atravĂ©s da apresentação dos produtos acondicionados em embalagens estrategicamente planeadas quer em design, cor, tamanho e utilização de personagens significativas, exerce uma forte comunicação traduzindo-se em escolhas por parte das crianças e uma influĂȘncia nas opçÔes dos adultos.pt_PT
dc.description.sponsorshipTùnia Gonçalves Albuquerque agradece a Bolsa de Doutoramento (SFRH/BD/99718/2014) financiada pela FCT, FSE e MEC.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.18/5333
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Nacional de SaĂșde Doutor Ricardo Jorge, IPpt_PT
dc.subjectMarketingpt_PT
dc.subjectAlimentos Infantispt_PT
dc.subjectEmbalagenspt_PT
dc.subjectNutrição Aplicadapt_PT
dc.subjectEstilos de Vida e Impacto na SaĂșdept_PT
dc.titleA influĂȘncia das embalagens de produtos alimentares nas escolhas das criançaspt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboa, Portugalpt_PT
oaire.citation.title4Âș SimpĂłsio Nacional Promoção de uma Alimentação SaudĂĄvel e Segura (SPASS 2017), 21 setembro 2017pt_PT
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT

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