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As crianças assumem um papel cada vez mais importante nas decisĂ”es de consumo familiar, o que as torna um segmento de mercado cada vez mais significativo nas estratĂ©gias de marketing, particularmente no que diz respeito Ă comercialização de alimentos infantis. Somente apĂłs os dez/doze anos Ă© que a maioria das crianças consegue desenvolver um entendimento acerca do carĂĄcter comercial, intencional e muitas vezes prejudicial da publicidade. Com efeito, a embalagem do produto alimentar direcionado ao consumidor infantil encontra-se entre as diferentes tĂ©cnicas de marketing que podem influenciar e condicionar as escolhas, e por consequĂȘncia o consumo alimentar das crianças, apesar de muitas vezes serem contraditĂłrias Ă s preferĂȘncias dos pais por alimentos que consideram saudĂĄveis e adequados do ponto de vista nutricional.
Desta forma, pretendeu-se analisar estudos publicados sobre o impacto do marketing alimentar nomeadamente atravĂ©s da utilização das embalagens de produtos alimentares como forma de comunicar com o consumidor infantil e determinar a sua influĂȘncia nas preferĂȘncias e escolhas das crianças e por consequĂȘncia das suas famĂlias.
Realizou-se uma revisĂŁo da literatura qualitativa, por pesquisa bibliogrĂĄfica de estudos e publicaçÔes, em maio de 2017, atravĂ©s das bases de dados b-on e Pubmed com inclusĂŁo das palavras: marketing alimentar, embalagens de alimentos e consumidor infantil, publicados nos Ășltimos dez anos.
Apesar de existir, um nĂșmero bastante reduzido de trabalhos, principalmente em Portugal, que investiguem as relaçÔes entre a embalagem, as suas mensagens nutricionais, a avaliação da marca e o consumidor infantil, Ă© um facto que o aspeto comunicativo da embalagem pode despertar na mentalidade ainda imatura do consumidor infantil a sua valorização e preferĂȘncia.
De acordo com alguns estudos, a alfabetização Ă© considerada como um marco na associação do aspeto visual, texto e mensagem numa perspetiva global do produto relativamente Ă s embalagens. O design tambĂ©m foi alvo de destaque e, o aspeto visual, bem como o formato da embalagem apontado como relevante nas suas escolhas. Noutro estudo constatou-se que tanto o design como a cor presente nas embalagens de produtos alimentares para a generalidade das crianças apresenta uma influĂȘncia muito elevada nas suas preferĂȘncias. Faz tambĂ©m referĂȘncia ao uso da mascote, cuja interação estabelecida com o pĂșblico infantil Ă© vista como um Ăcone tĂŁo importante como o logotipo da empresa, aproximando-se bastante das crianças e influenciando a sua decisĂŁo.
O pĂșblico infantil exerce hoje, entre outros papĂ©is na sociedade, a função de consumidor. Os alimentos considerados como bens de primeira necessidade, despertam nos pais uma atenção nas suas escolhas, no entanto o marketing direcionado para o pĂșblico infantil nomeadamente atravĂ©s da apresentação dos produtos acondicionados em embalagens estrategicamente planeadas quer em design, cor, tamanho e utilização de personagens significativas, exerce uma forte comunicação traduzindo-se em escolhas por parte das crianças e uma influĂȘncia nas opçÔes dos adultos.
Description
Keywords
Marketing Alimentos Infantis Embalagens Nutrição Aplicada Estilos de Vida e Impacto na SaĂșde
Pedagogical Context
Citation
Publisher
Instituto Nacional de SaĂșde Doutor Ricardo Jorge, IP
