Repository logo
 
Publication

Fiabilidade alimentar em produtos de pastelaria similares: Marca branca vs. Marca comercial

dc.contributor.authorAlbuquerque, T.G.
dc.contributor.authorOliveira, M.B.
dc.contributor.authorSanches-Silva, A.
dc.contributor.authorBento, A.C.
dc.contributor.authorCosta, H.S.
dc.date.accessioned2015-01-19T12:11:41Z
dc.date.available2015-01-19T12:11:41Z
dc.date.issued2014-10-30
dc.description.abstractOs produtos de marca branca encontram-se nas prateleiras de todas as cadeias de hipermercados/distribuidores e contemplam uma vasta gama de produtos. Sob o ponto de vista do consumidor, aquilo que é percecionado é que conseguem adquirir um produto em tudo semelhante ao da marca comercial, como tendo ótima qualidade, mas simultaneamente a um preço bastante mais baixo. Com este trabalho pretendeu-se comparar produtos de pastelaria similares, mas com marcas diferentes, isto é marca branca vs. marca comercial, com vista a avaliar se existem diferenças sob o ponto de vista nutricional. Neste trabalho de investigação foram incluídas 16 amostras (bolachas de água e sal, bolachas do tipo “Maria”, “wafers” de chocolate ou de baunilha, argolinhas com chocolate branco ou preto, e bolachas recheadas com chocolate ou baunilha), das quais 8 eram de marca branca e 8 eram de marca comercial. Foram determinados os seguintes parâmetros: teor de sal, teor de gordura total e perfil em ácidos gordos. De acordo com os resultados obtidos, após comparação da marca branca com marca comercial, verificou-se que para o teor de gordura total as diferenças eram mínimas ou quase inexistentes. No entanto, para o teor de sal, as diferenças em alguns produtos foram bastante consideráveis, como por exemplo as “wafers” de chocolate ou de baunilha, em que o valor de sal da marca branca é cerca de seis vezes superior ao da marca comercial. Para além disso, ainda em respeito ao teor de sal verificou-se que o contrário também pode acontecer, ou seja, para a amostra de bolacha do tipo “Maria” o valor de sal da marca comercial foi superior ao da marca branca. Este trabalho, vem demonstrar que efetivamente a qualidade sob o ponto de vista nutricional de marca branca vs. marca comercial, pode ser efetivamente diferente. Dado que muitas vezes o consumidor dá preferência à aquisição de produtos de marca branca, sobretudo devido ao valor económico mais baixo, é de todo interesse estudar um maior número de alimentos.por
dc.description.sponsorshipEste trabalho foi financiado pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, I.P. (INSA, I.P.), no âmbito do projeto “PTranSALT - Avaliação de ácidos gordos trans, gordura saturada e sal em alimentos processados: estudo do panorama português (2012DAN828)”.Tânia Gonçalves Albuquerque agradece a Bolsa de Investigação (BRJ/DAN-2012) financiada pelo INSA, I.P.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.18/2648
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherInstituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, IPpor
dc.relationPTRANSALT - Avaliação de ácidos gordos trans, gordura saturada e sal em alimentos processados: estudo do panorama português (2012DAN828)por
dc.subjectComposição dos Alimentospor
dc.subjectNutrição Aplicadapor
dc.subjectProdutos de Pastelariapor
dc.subjectMarca Brancapor
dc.subjectMarca Comercialpor
dc.subjectFiabilidade Alimentarpor
dc.subjectAvaliação do Risco
dc.subjectEstilos de Vida e Impacto na Saúde
dc.titleFiabilidade alimentar em produtos de pastelaria similares: Marca branca vs. Marca comercialpor
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboa, Portugalpor
oaire.citation.title7ª Reunião anual PortFIR- Fiabilidade da Informação Alimentar- Indústria e Ciência, numa parceria para a Qualidade, INSA, 30 outubro 2014por
rcaap.rightsrestrictedAccesspor
rcaap.typeconferenceObjectpor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Poster_PortFIR_Fiabilidade.pdf
Size:
834.94 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: