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Fiabilidade alimentar em produtos de pastelaria similares: Marca branca vs. Marca comercial

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Os produtos de marca branca encontram-se nas prateleiras de todas as cadeias de hipermercados/distribuidores e contemplam uma vasta gama de produtos. Sob o ponto de vista do consumidor, aquilo que é percecionado é que conseguem adquirir um produto em tudo semelhante ao da marca comercial, como tendo ótima qualidade, mas simultaneamente a um preço bastante mais baixo. Com este trabalho pretendeu-se comparar produtos de pastelaria similares, mas com marcas diferentes, isto é marca branca vs. marca comercial, com vista a avaliar se existem diferenças sob o ponto de vista nutricional. Neste trabalho de investigação foram incluídas 16 amostras (bolachas de água e sal, bolachas do tipo “Maria”, “wafers” de chocolate ou de baunilha, argolinhas com chocolate branco ou preto, e bolachas recheadas com chocolate ou baunilha), das quais 8 eram de marca branca e 8 eram de marca comercial. Foram determinados os seguintes parâmetros: teor de sal, teor de gordura total e perfil em ácidos gordos. De acordo com os resultados obtidos, após comparação da marca branca com marca comercial, verificou-se que para o teor de gordura total as diferenças eram mínimas ou quase inexistentes. No entanto, para o teor de sal, as diferenças em alguns produtos foram bastante consideráveis, como por exemplo as “wafers” de chocolate ou de baunilha, em que o valor de sal da marca branca é cerca de seis vezes superior ao da marca comercial. Para além disso, ainda em respeito ao teor de sal verificou-se que o contrário também pode acontecer, ou seja, para a amostra de bolacha do tipo “Maria” o valor de sal da marca comercial foi superior ao da marca branca. Este trabalho, vem demonstrar que efetivamente a qualidade sob o ponto de vista nutricional de marca branca vs. marca comercial, pode ser efetivamente diferente. Dado que muitas vezes o consumidor dá preferência à aquisição de produtos de marca branca, sobretudo devido ao valor económico mais baixo, é de todo interesse estudar um maior número de alimentos.

Description

Keywords

Composição dos Alimentos Nutrição Aplicada Produtos de Pastelaria Marca Branca Marca Comercial Fiabilidade Alimentar Avaliação do Risco Estilos de Vida e Impacto na Saúde

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Publisher

Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, IP

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