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Advisor(s)
Abstract(s)
Antecedentes/Objetivos:
A avaliação da cognição na paralisia cerebral (PC) permite adequar apoios à criança e optimizar o seu potencial. Exploram-se factores associados à não utilização de instrumentos de avaliação cognitiva.
Métodos:
O Programa de Vigilância Nacional da Paralisia Cerebral, desenvolve vigilância ativa da PC em Portugal, na idade alvo de 5 anos, seguindo o protocolo comum da SCPE. Considerou-se a informação registada sobre avaliação cognitiva como “avaliação por teste” e “outra avaliação”. Foram estudados os casos notificados até setembro de 2018, nascidos em 2001-2010, residentes em Portugal. Foram exploradas associações bivariáveis entre a não-“avaliação por teste” e factores sociogeográficos, clínicos e funcionais. Foram estimados odds ratio (OR) num modelo de regressão logística hierárquico.
Resultados:
Das 1719 crianças notificadas, 1394 tinham informação sobre a avaliação cognitiva; 381 (27,3%) através de teste estandardizado. Distribuição da competência cognitiva: défice grave 46,6%(n=650); défice moderado 14,5%(n=202) e sem défice 38,9%(n=542). As crianças com “avaliação por teste” foram classificadas com défice cognitivo grave (22,8%,n=87), com défice moderado (22,6%,n=86) e sem défice (54,6%,n=208). No modelo final, a possibilidade de não-“avaliação por teste” associou-se à não inteligibilidade da fala (aOR=3,9;[2,9;5,4]), ao défice visual grave (aOR=2,8;[1,4;5,3]) e à PC de tipo disquinético (aOR=2,8;[1,3;6,1]).
Conclusões/Recomendações:
A avaliação estandardizada da competência cognitiva não é feita em mais de 72% das crianças com PC. As características do tipo clínico, as competências de comunicação e visuais são determinantes para a não avaliação estandardizada da competência cognitiva das crianças com PC. Deve haver equipas com competências técnicas e recursos adequados às necessidades destas crianças.
Description
Keywords
Programa Vigilância Nacional da Paralisia Cerebral Paralisia Cerebral Cognição Avaliação Estandardizada Estados de Saúde e de Doença Vigilância Epidemiológica Portugal
Pedagogical Context
Citation
Publisher
Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, IP
