Publication
Não utilização de instrumentos de avaliação cognitiva em crianças com Paralisia Cerebral
| dc.contributor.author | Santos, Ana João | |
| dc.contributor.author | Folha, Teresa | |
| dc.contributor.author | Kislaya, Irina | |
| dc.contributor.author | Virella, Daniel | |
| dc.date.accessioned | 2020-07-09T15:05:01Z | |
| dc.date.available | 2020-07-09T15:05:01Z | |
| dc.date.issued | 2019-10-13 | |
| dc.description.abstract | Antecedentes/Objetivos: A avaliação da cognição na paralisia cerebral (PC) permite adequar apoios à criança e optimizar o seu potencial. Exploram-se factores associados à não utilização de instrumentos de avaliação cognitiva. Métodos: O Programa de Vigilância Nacional da Paralisia Cerebral, desenvolve vigilância ativa da PC em Portugal, na idade alvo de 5 anos, seguindo o protocolo comum da SCPE. Considerou-se a informação registada sobre avaliação cognitiva como “avaliação por teste” e “outra avaliação”. Foram estudados os casos notificados até setembro de 2018, nascidos em 2001-2010, residentes em Portugal. Foram exploradas associações bivariáveis entre a não-“avaliação por teste” e factores sociogeográficos, clínicos e funcionais. Foram estimados odds ratio (OR) num modelo de regressão logística hierárquico. Resultados: Das 1719 crianças notificadas, 1394 tinham informação sobre a avaliação cognitiva; 381 (27,3%) através de teste estandardizado. Distribuição da competência cognitiva: défice grave 46,6%(n=650); défice moderado 14,5%(n=202) e sem défice 38,9%(n=542). As crianças com “avaliação por teste” foram classificadas com défice cognitivo grave (22,8%,n=87), com défice moderado (22,6%,n=86) e sem défice (54,6%,n=208). No modelo final, a possibilidade de não-“avaliação por teste” associou-se à não inteligibilidade da fala (aOR=3,9;[2,9;5,4]), ao défice visual grave (aOR=2,8;[1,4;5,3]) e à PC de tipo disquinético (aOR=2,8;[1,3;6,1]). Conclusões/Recomendações: A avaliação estandardizada da competência cognitiva não é feita em mais de 72% das crianças com PC. As características do tipo clínico, as competências de comunicação e visuais são determinantes para a não avaliação estandardizada da competência cognitiva das crianças com PC. Deve haver equipas com competências técnicas e recursos adequados às necessidades destas crianças. | pt_PT |
| dc.description.version | N/A | pt_PT |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.18/7010 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
| dc.publisher | Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, IP | pt_PT |
| dc.subject | Programa Vigilância Nacional da Paralisia Cerebral | pt_PT |
| dc.subject | Paralisia Cerebral | pt_PT |
| dc.subject | Cognição | pt_PT |
| dc.subject | Avaliação Estandardizada | pt_PT |
| dc.subject | Estados de Saúde e de Doença | pt_PT |
| dc.subject | Vigilância Epidemiológica | pt_PT |
| dc.subject | Portugal | pt_PT |
| dc.title | Não utilização de instrumentos de avaliação cognitiva em crianças com Paralisia Cerebral | pt_PT |
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| oaire.citation.conferencePlace | Estoril, Portugal | pt_PT |
| oaire.citation.title | 20º Congresso Nacional de Pediatria, Sociedade Portuguesa de Pediatria, 13 novembro 2019 | pt_PT |
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