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Não utilização de instrumentos de avaliação cognitiva em crianças com Paralisia Cerebral

dc.contributor.authorSantos, Ana João
dc.contributor.authorFolha, Teresa
dc.contributor.authorKislaya, Irina
dc.contributor.authorVirella, Daniel
dc.date.accessioned2020-07-09T15:05:01Z
dc.date.available2020-07-09T15:05:01Z
dc.date.issued2019-10-13
dc.description.abstractAntecedentes/Objetivos: A avaliação da cognição na paralisia cerebral (PC) permite adequar apoios à criança e optimizar o seu potencial. Exploram-se factores associados à não utilização de instrumentos de avaliação cognitiva. Métodos: O Programa de Vigilância Nacional da Paralisia Cerebral, desenvolve vigilância ativa da PC em Portugal, na idade alvo de 5 anos, seguindo o protocolo comum da SCPE. Considerou-se a informação registada sobre avaliação cognitiva como “avaliação por teste” e “outra avaliação”. Foram estudados os casos notificados até setembro de 2018, nascidos em 2001-2010, residentes em Portugal. Foram exploradas associações bivariáveis entre a não-“avaliação por teste” e factores sociogeográficos, clínicos e funcionais. Foram estimados odds ratio (OR) num modelo de regressão logística hierárquico. Resultados: Das 1719 crianças notificadas, 1394 tinham informação sobre a avaliação cognitiva; 381 (27,3%) através de teste estandardizado. Distribuição da competência cognitiva: défice grave 46,6%(n=650); défice moderado 14,5%(n=202) e sem défice 38,9%(n=542). As crianças com “avaliação por teste” foram classificadas com défice cognitivo grave (22,8%,n=87), com défice moderado (22,6%,n=86) e sem défice (54,6%,n=208). No modelo final, a possibilidade de não-“avaliação por teste” associou-se à não inteligibilidade da fala (aOR=3,9;[2,9;5,4]), ao défice visual grave (aOR=2,8;[1,4;5,3]) e à PC de tipo disquinético (aOR=2,8;[1,3;6,1]). Conclusões/Recomendações: A avaliação estandardizada da competência cognitiva não é feita em mais de 72% das crianças com PC. As características do tipo clínico, as competências de comunicação e visuais são determinantes para a não avaliação estandardizada da competência cognitiva das crianças com PC. Deve haver equipas com competências técnicas e recursos adequados às necessidades destas crianças.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.18/7010
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, IPpt_PT
dc.subjectPrograma Vigilância Nacional da Paralisia Cerebralpt_PT
dc.subjectParalisia Cerebralpt_PT
dc.subjectCogniçãopt_PT
dc.subjectAvaliação Estandardizadapt_PT
dc.subjectEstados de Saúde e de Doençapt_PT
dc.subjectVigilância Epidemiológicapt_PT
dc.subjectPortugalpt_PT
dc.titleNão utilização de instrumentos de avaliação cognitiva em crianças com Paralisia Cerebralpt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceEstoril, Portugalpt_PT
oaire.citation.title20º Congresso Nacional de Pediatria, Sociedade Portuguesa de Pediatria, 13 novembro 2019pt_PT
person.familyNameCarvalho da Silva Santos
person.familyNamefolha
person.familyNameKislaya
person.familyNameVirella
person.givenNameAna João
person.givenNameteresa
person.givenNameIrina
person.givenNameDaniel
person.identifier.ciencia-id7E12-E842-1216
person.identifier.ciencia-idA815-4295-F91D
person.identifier.ciencia-id261A-49B5-9F1A
person.identifier.orcid0000-0003-0556-5513
person.identifier.orcid0000-0002-0437-2675
person.identifier.orcid0000-0001-5772-2416
person.identifier.orcid0000-0002-5952-5632
person.identifier.scopus-author-id56442728800
person.identifier.scopus-author-id6602564757
rcaap.rightsclosedAccesspt_PT
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