DSA - Posters/abstracts em congressos internacionais
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer DSA - Posters/abstracts em congressos internacionais por assunto "AEQ"
A mostrar 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de ordenação
- Avaliação do Desempenho dos Participantes no PNAEQ em Morfologia Parasitária – 20 anos de experiênciaPublication . Júlio, Claudia; Correia, Helena; Baptista Fernandes, Teresa; Cardoso, Ana; Brito, Cristina; Santos Costa, Quirina; Faria, Ana PaulaO Programa Nacional de Avaliação Externa da Qualidade (PNAEQ), inserido no Departamento de Epidemiologia do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, em Lisboa, tem implementado entre outros, o programa de Morfologia parasitária desde 1995. Neste programa são enviadas amostras de sangue e de fezes para identificação de parasitas e conta com o apoio de um grupo de trabalho cuja principal atividade é a seleção de amostras, a análise de resultados e elaboração de relatórios técnico-científicos promovendo a formação bem como a melhoria contínua do desempenho dos participantes. Neste estudo retrospetivo pretendemos avaliar, o desempenho dos participantes no período de 1995 a 2015, relativamente à deteção e identificação de parasitas, em amostras de fezes e sangue.
- Avaliação do desempenho laboratorial na determinação microbiológica nas areias de praiasPublication . Faria, Ana Paula; Correia, Helena; Veríssimo, Cristina; Sabino, Raquel; Simões, Helena; Rodrigues, Raquel; Brandão, JoãoHá indicações crescentes em todo o mundo de que areias de praias abrigam microrganismos nocivos para a saúde humana, muitas vezes em concentrações maiores do que na própria água. Atualmente, não existem normas para a monitorização, amostragem, análise, ou gestão da sua qualidade. O Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, como laboratório de referência tem vindo a participar em programas de investigação líderes nesta área, com outros grupos de investigação de expressão internacional. A análise da qualidade microbiológica das areias tem vindo a ser realizada por várias entidades, tendo por base a metodologia publicada por Sabino et al., 2011. Com vista a debater e harmonizar a metodologia, foi implementada a rede MICROAREIAS que englobou 9 laboratórios portugueses (Portugal continental e ilhas) num estudo piloto em 2013.
- Avaliação Externa da Qualidade em Microbiologia de Areias de Praias - Estudo PilotoPublication . Faria, Ana Paula; Correia, Helena; Silva, Susana Pereira; Brito, Cristina; Clemente, Vera; Cardoso, Ana; Veríssimo, Cristina; Sabino, Raquel; Simões, Helena; Rodrigues, Raquel; Silva, Cecília; Ferreira, Filipa; Brandão, JoãoAs areias das praias contêm por vezes microrganismos nocivos para a saúde humana, frequentemente em superiores às que existem na água. Atualmente (Brandão et al. 2002; Sabino et al. 2012; Solo-Gabriele et al. 2015) não existe regulamentação para a amostragem, análise e apreciação da qualidade microbiológica de areias. O Programa Nacional de Avaliação Externa da Qualidade (PNAEQ), inserido no Departamento de Epidemiologia do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, Portugal, implementou em 2015 um ensaio piloto no âmbito da avaliação externa da qualidade microbiológica de areias. Um dos principais objetivos é a harmonização da metodologia utilizada nos laboratórios, para avaliar a quantificação e identificação de microrganismos indicadores, quer bacterianos quer fúngicos, nas areias de praias, através da avaliação do desempenho dos resultados interlaboratoriais.
- Implementação de um Ensaio Piloto para Identificação e Quantificação de Fitoplâncton no âmbito da Avaliação Externa da QualidadePublication . Faria, Ana Paula; Correia, Helena; Brito, Cristina; Clemente, Vera; Cardoso, Ana; Silva, Susana Pereira; Paulino, SérgioO Programa Nacional de Avaliação Externa da Qualidade, implementou em 2015 um ensaio piloto no âmbito da dentificação e quantificação de fitoplâncton. O fitoplâncton é um importante indicador de qualidade biológica utilizado na classificação do estado ecológico de rios e lagos, e do potencial ecológico e risco toxicológico de massas de água doce fortemente modificadas como as albufeiras. O objetivo consistiu na implementação de um ensaio para identificação e quantificação de fitoplâncton, requisito para a acreditação dos laboratórios.
- Portuguese EQA Assessment in Parasite Morphology 26 years experiencePublication . Correia, Helena; Júlio, Cláudia; Baptista-Fernandes, Teresa; Faria, Ana PaulaThe Parasite Morphology Programme was implemented in 1996 by the Portuguese External Quality Assessment Programme (PNAEQ), with a pilot round the previous year, which includes the assessment of stool and blood samples, as well as other matrices. The program is supported by a group of experts for sample selection and preparation, result analysis and training. Aim: Evaluation of the performance of participants in the parasite morphology program by optical microscopy (1996-2022).
