CD - Materiais de difusão da cultura científica e de formação
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing CD - Materiais de difusão da cultura científica e de formação by Subject "Anomalias Congénitas"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Anomalias Congénitas: Defeitos do Tubo NeuralPublication . Equipa do Registo Nacional de Anomalias CongénitasO infográfico Anomalias Congénitas: Defeitos do Tubo Neural (DTN) evidencia o facto da prevenção primária dos DNT em Portugal estar comprometida, devido à baixa proporção de mulheres que inicia a toma de ácido fólico antes da gravidez. O infográfico apresentado abrange o período 2017-2018 e tem como fonte de dados o Registo Nacional de Anomalias Congénitas – RENAC (dados de mulheres com nascimentos com AC) e a Rede Médicos-Sentinela – RMS (dados de mulheres com nascimentos sem AC).
- Anomalias Congénitas: Fatores de Risco – Idade maternaPublication . Equipa do Registo Nacional de Anomalias CongénitasO infográfico Anomalias Congénitas: Fatores de Risco – Idade materna demonstra que em Portugal tem aumentado a proporção de nascimentos com anomalias congénitas nas idades maternas mais tardias. A análise apresentada tem como fonte de dados o RENAC e abrange o período compreendido entre 2011 e 2019.
- Infográfico Anomalias congénitas: Glaucoma congénito − 1997-2023Publication . Departamento de EpidemiologiaO Glaucoma Congénito (GC) é uma condição rara e severa que afeta crianças nos primeiros anos de vida, com potencial para causar baixa visão e cegueira irreversível se não for diagnosticado e tratado precocemente. Apesar da sua gravidade, há uma carência de dados robustos sobre a prevalência, diagnóstico e impacto desta condição em Portugal. Este infográfico pretende sensibilizar e aumentar a consciencialização para o impacto desta doença rara, focando-se na importância do diagnóstico e tratamento precoce, baseado em dados sobre tratamentos cirúrgicos oculares com anestesia. O infográfico apresentado abrange o período 1997-2023 e tem como fonte de dados o Registo Nacional de Anomalias Congénitas (RENAC) e o Bilhete de Identidade para a Morbilidade Hospitalar (BI MH). Em conjunto com a Unidade Local de Saúde de Santa Maria - Serviço de Oftalmologia, foram definidos os critérios para definição de diagnóstico e procedimento hospitalar. Os resultados mostram que o nascimento de crianças com GC é irregular ao longo dos anos, e em média foram reportados anualmente ao RENAC cerca de 2 casos em cada 100.000 nascimentos. Nas 17 crianças nascidas com GC entre 2012 e 2023 foram observados 222 episódios de procedimentos oculares realizados em bloco operatório, 74% dos quais referentes a cirurgia ocular com anestesia. Em Portugal, a vigilância epidemiológica das anomalias congénitas é desenvolvida, desde 1997, pelo RENAC, registo nosológico de base populacional que recebe notificações de nascimentos com anomalias congénitas que ocorreram em Portugal, que tem como objetivos, entre outros, avaliar o efeito de fatores de risco e de medidas preventivas.
