Percorrer por data de Publicação, começado por "2019-05-31"
A mostrar 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de ordenação
- Resultados do Projeto MISAGE: Estratégias de redução de acrilamida e produtos de glicogenação avançada em pãoPublication . Jesus, Susana; Delgado, Inês; Coelho, Inês; Mota, Carla; Fontes, Tânia; Castanheira, IsabelEste projeto tem como objetivo o desenvolvimento de diferentes combinações de extratos e subprodutos nacionais de forma a mitigar a concentração de acrilamida em produtos de panificação. A IARC classifica a acrilamida como uma substância cancerígena para animais e possivelmente para humanos. Posteriormente, foi classificada como uma substância neurotóxica, sendo que afeta o sistema nervoso periférico e em casos de exposição elevada afeta o sistema nervoso central. Por fim, é ainda considerada uma substância genotóxica, Relativamente á legislação da acrilamida, desde que foi descoberta, em 2002, a presença de acrilamida em alimentos, que a EFSA tem vindo a realizar programas de controlo do teor deste contaminante nos alimentos processados. Em 2011 a EU publicou valores indicativos para alguns grupos alimentares. Sendo que em 2015 são adicionados valores indicativos para o pão de trigo, bolachas e alimentos para bebes. Mais recentemente em 2017 foi publicado um regulamento no qual refere medidas para mitigar a acrilamida e também valores máximos para alguns produtos. Tendo por base que o pão é um produto consumido diária mente pela população portuguesa. Foram selecionados 3 tipos de pães, trigo, centeio e pão de leite. Para os extratos foram selecionados 3 ervas aromáticas e um sub produto nacional. Os teores de asparagina e açúcares nas farinhas dependem de fatores agronómicos A mitigação de acrilamida depende da interação dos compostos fenólicos presentes na matriz alimentar
- Principles of Toxicology Applied to NanotechnologyPublication . Silva, Maria JoãoSummary: Principles of Toxicology/genotoxicology. Nanotoxicology. Safety evaluation of cellulose nanofibrils (CNF): genotoxic effects in human cell lines.
- First case of Autochthonous Tularaemia reported in PortugalPublication . Cunha, F.; Oliveira, D.; Lopes, C.; Lopes de Carvalho, I.; Núncio, M.S.; Serra, J. E.; Gonçalves, R.; Cunha, S.Tularaemia is a zoonotic disease caused by Francisella tularensis, a Gram-negative, facultative intracellular bacterium. Transmission to humans occurs through contact with infected animals or contaminated environments, or through arthropod vectors. The disease has a broad geographical distribution; in Europe, recent outbreaks have been reported in Sweden, Hungary and Spain. In Portugal, F. tularensis subsp. holarctica was already detected in different tick species, lagomorphs and was also reported a ulceroglandular form of tularemia but with imported origin. Here we report the first notified case of autochthonous tularaemia in Portugal.
- Avaliação da Qualidade em CPLP: experiência e desafios. ProMeQuaLab - Projeto de Melhoria da Qualidade Laboratorial para Países de Língua PortuguesaPublication . Faria, Ana Paula; Miranda, ArmandinaProMeQuaLab: O projeto iniciou em 2015 e consiste numa cooperação entre países de língua portuguesa para a melhoria da qualidade laboratorial. Formação (Formação Train-the-Trainer, Possibilidade de realização de estágios, Participação em congressos (formação) ), Controlo da Qualidade (CQI e AEQ). Cursos, Worshops, Palestras, Congressos, Formação de formadores para Implementação prática do Controlo da Qualidade, supervisão e monitorização dos processos e implementação de ações de melhoria. Disponibilização de amostras controlo e Implementação de boas práticas, CQI e de planos de participação AEQ. Conclusões: Benefícios para os Laboratórios: Harmonização de procedimento e resultados; Benefícios para a população; Benefícios para os países de língua portuguesa.
