Repository logo
 
Publication

Perceção do consumidor sobre produtos agrícolas e géneros alimentícios com denominação registada

dc.contributor.authorSousa, E.
dc.contributor.authorAlbuquerque, T.G.
dc.contributor.authorCosta, H.S.
dc.date.accessioned2017-02-17T14:15:04Z
dc.date.available2017-02-17T14:15:04Z
dc.date.issued2016-10
dc.description.abstractOs produtos agrícolas e géneros alimentícios com denominação registada podem ser vantajosos para a economia rural, particularmente para as zonas desfavorecidas, as zonas de montanha e as regiões ultraperiféricas. Desta forma é importante analisar os conhecimentos, hábitos e preferências de compra e consumo da população portuguesa relativamente a estes produtos. O objetivo deste trabalho foi desenvolver e aplicar um questionário com a finalidade de avaliar a perceção da população portuguesa relativamente aos produtos agrícolas e géneros alimentícios com denominação registada comercializados em Portugal ao abrigo do Regulamento (UE) n.º 1151/2012. Em 2016, foi desenvolvido e aplicado online um questionário anónimo, composto por 25 questões, que incluíam dados sociodemográficos e informações gerais sobre os produtos agrícolas e géneros alimentícios com registo de Denominação de Origem Protegida (DOP), Indicação Geográfica Protegida (IGP) e/ou Especialidade Tradicional Garantida (ETG). Os dados obtidos foram tratados com recurso ao Microsoft Office Excel© (2007). A caracterização do perfil sociodemográfico da amostra do nosso estudo, composta por 91 indivíduos, revela-nos que são na sua maioria do género feminino (69,2%), com uma média de idades de 40 anos, detentores de grau de ensino superior e a maioria dos inquiridos é residente no distrito de Lisboa (45,1%). Verificou-se que 80,2% dos inquiridos reconhece pelo menos um dos símbolos relativos aos regimes de qualidade, e 36% afirma conhecer 1 a 5 produtos DOP, IGP e/ou ETG. Dos inquiridos que conhecem este tipo de produtos, 32,4% afirma consumi-los pelo menos 1 vez/semana, sobretudo pelos aspetos do sabor e qualidade dos produtos, e 76,8% costumam adquirir estes produtos em hiper- e supermercados. Dos inquiridos 94,5% consideram que deveria existir mais informação e divulgação destes produtos, e 86% destes indivíduos afirma que a informação deveria ser disponibilizada através dos meios de publicidade habituais. 34,1% dos indivíduos estariam dispostos a pagar um valor superior por estes produtos, essencialmente pela qualidade que consideram ser superior. Na generalidade, o conhecimento do consumidor é considerável no entanto não se traduz em consumos frequentes destes produtos, possivelmente dada a falta de informação e divulgação existente.pt_PT
dc.description.sponsorshipTânia Gonçalves Albuquerque agradece a Bolsa de Doutoramento (SFRH/BD/99718/2014) financiada pela FCT, FSE e MEC.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.18/4262
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, IPpt_PT
dc.subjectComposição dos Alimentospt_PT
dc.subjectProdutos Agrícolaspt_PT
dc.subjectGéneros Alimentíciospt_PT
dc.subjectDenominação Registadapt_PT
dc.subjectPerceção do Consumidorpt_PT
dc.titlePerceção do consumidor sobre produtos agrícolas e géneros alimentícios com denominação registadapt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboa, Portugalpt_PT
oaire.citation.title9ª Reunião Anual PortFIR, Informação Alimentar: desafios e conquistas, INSA, 28 outubro 2016pt_PT
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Poster PortFIR_Questionário FINAL.pdf
Size:
1.96 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: