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Estudo para avaliar o grau de conhecimento dos consumidores sobre embalagens plásticas

dc.contributor.authorCarvalho-Costa, D.
dc.contributor.authorCosta, H.S.
dc.contributor.authorReis, A.R.
dc.contributor.authorAlbuquerque, T.G.
dc.contributor.authorCastilho, M.C.
dc.contributor.authorRamos, F.
dc.contributor.authorMachado, A.V.
dc.contributor.authorSanches-Silva, A.
dc.date.accessioned2015-01-08T15:26:23Z
dc.date.available2015-01-08T15:26:23Z
dc.date.issued2014-09
dc.description.abstractActualmente, a grande maioria dos alimentos disponíveis nos supermercados encontram-se embalados. As embalagens podem ser muito variadas, quer no que respeita à permeabilidade ao oxigénio ou ao vapor de água, ao tipo de material/materiais, como à resistência. A escolha das mesmas deve ser sempre realizada de acordo com o tipo de alimento a que se destina. Foi realizado um estudo baseado num inquérito por questionário para avaliar o grau de conhecimento dos consumidores sobre as embalagens, principalmente as plásticas, incidindo em temas como a preocupação com a reciclagem ou a utilização das embalagens de acordo com as indicações do fabricante Dado o interesse crescente nos novos tipos de embalagens como as embalagens ativas, que interagem com o alimento embalado com o objetivo de prolongar o tempo de conservação ou de manter/melhorar o estado do alimento embalado, e as embalagens inteligentes que monitorizam o estado de conservação dos alimentos ou do ambiente que os envolve, estas também foram incluídas no estudo. O estudo foi aplicado a cerca de 200 indivíduos, na sua maioria jovens adultos. Verificou-se que cerca de 60% dos inquiridos não tinha conhecimento da existência de embalagens activas nem de embalagens inteligentes, mas aproximadamente 90% dos mesmos estaria disposto a adquirir alimentos nestas embalagens. Cerca de 55% dos inquiridos afirma cumprir as indicações do fabricante aquando da utilização de recipientes de plástico, conhecendo os riscos derivados da má utilização deste tipo de materiais. Aproximadamente 40% dos inquiridos recicla sempre as embalagens de plástico, enquanto cerca de 20% raramente o faz. A análise dos resultados teve em linha de conta a faixa etária e o nível de escolaridade dos inquiridos. Os resultados indicam a necessidade de consciencializar a população para os perigos relacionados com o uso indevido das embalagens, a importância da reciclagem bem como para os benefícios/riscos dos novos tipos de embalagens.por
dc.description.sponsorshipO presente trabalho insere-se no projeto “Rose4Pack – Embalagem biodegradável ativa com extrato de alecrim para incrementar a vida útil dos alimentos”, financiado por Fundos FEDER através do Programa Operacional Fatores de Competitividade – COMPETE (FCOMP-01-0124-FEDER-028015) e por Fundos nacionais da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia (PTDC/AGR-TEC/3366/2012). Tânia Gonçalves Albuquerque agradece a Bolsa de Investigação Científica Ricardo Jorge (BRJ/DAN-2012) financiada pelo INSA, I.P.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.18/2608
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.relationProjecto Rose4Pack -Biodegradable active packaging with rosemary extract (Rosmarinus officinalis L.) to improve food shelf-lifepor
dc.subjectSegurança Alimentarpor
dc.subjectComposição de Alimentospor
dc.subjectEmbalagens Alimentarespor
dc.titleEstudo para avaliar o grau de conhecimento dos consumidores sobre embalagens plásticaspor
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboa, Portugalpor
oaire.citation.title12º Encontro de Química dos Alimentos-EQA, Instituto Superior de Agronomia, 10-12 Setembro 2014por
rcaap.rightsrestrictedAccesspor
rcaap.typeconferenceObjectpor

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