Repository logo
 
Loading...
Project Logo
Research Project

Untitled

Authors

Publications

Modelação do efeito do frio extremo na saúde da população de Lisboa: contributos para um sistema de vigilância e alerta
Publication . Silva, Susana Pereira; Nunes, Maria Helena; Nunes, Baltazar
[PT] Introdução: Diversos estudos já reportaram a associação entre a temperatura ambiente e a mortalidade. Poucos estudos foram realizados, no entanto, especificamente, para o frio incluindo a comparação entre diversos índices meteorológicos. O presente estudo teve como objetivo avaliar os efeitos do frio na mortalidade da população de Lisboa durante o Inverno. Métodos: Foram usados modelos lineares e não lineares de desfasamento distribuído (DLNM) para investigar os efeitos do frio na mortalidade por todas as causas e por doenças respiratórias e circulatórias, em diferentes desfasagens de tempo em Lisboa, e nos períodos de inverno (novembro a março) de 2002 a 2012. Foram comparados vários modelos a fim de comparar o desempenho entre diferentes índices meteorológicos (temperatura média, temperatura média e velocidade do vento, temperatura média e humidade, e temperatura windchill ). Todos os modelos foram ajustados para os efeitos de confundimento da atividade gripal. Resultados: A relação entre a mortalidade e a temperatura aproxima-se da forma U ou V na série anual. Para o período de inverno a relação linear foi a que apresentou um melhor ajustamento para ambas as causas. Os resultados mostram que o efeito do frio não é imediato e persiste até entre 23 e 30 dias, enquanto que o efeito das temperaturas elevadas é imediato. O maior Risco Relativo cumulativo foi encontrado no modelo que considerou a temperatura windchill com um valor de 1.8 (IC95%: 1.7,2.0) para a mortalidade por todas as causas, e um valor of 2.0 (IC95%: 1.8,2.3) para a mortalidade por doenças dos aparelhos circulatório e respiratório. Conclusão: As temperaturas baixas parecem representar um bom preditor da mortalidade em Lisboa, tendo sido encontrada uma maior associação entre o frio e a mortalidade por doenças dos aparelhos circulatório e respiratório. A temperatura windchill parece ser um melhor preditor da mortalidade que a temperatura média.
Efeito do frio extremo no risco de morte em Lisboa e Porto
Publication . Antunes, Liliana; Marques, Jorge; Silva, Susana Pereira; Nunes, Baltazar; Antunes, Sílvia
Períodos de frio extremo mostraram estar associados a um aumento do risco de morte durante o inverno, particularmente na mortalidade por doenças do aparelho circulatório e respiratório. Apesar do clima temperado, Portugal é um dos países que apresenta maior excesso de mortalidade durante o inverno, na Europa. Este trabalho teve como objetivo estimar o efeito diário da temperatura mínima em duas das principais cidades de Portugal no sentido de desenvolver um sistema de vigilância de ondas de frio. Foram aplicados Modelos de Regressão de Poisson combinados com Modelos não lineares de desfasamento distribuído (DLNM) de forma a poder avaliar-se a relação exposição-resposta e padrões de desfasamento no tempo entre a temperatura mínima e a mortalidade por todas as causas e por doenças do aparelho circulatório e respiratório. Analisaram-se os meses de Novembro a Março entre 1992 e 2012 para o total da população e para o grupo etário dos 65 e mais anos, em Lisboa e Porto. Os modelos foram ajustados para o efeito de confundimento da gripe, ao incluir a taxa de incidência de síndroma gripal, para a sobre-dispersão e para a dimensão da população.
The effect of extreme cold temperatures on the risk of death in the two major cities of Portugal
Publication . Antunes, Liliana; Silva, Susana Pereira; Marques, Jorge; Nunes, Baltazar; Antunes, Sílvia
Periods of extreme cold have been shown to be associated with an increase risk of death during the winter, in particular with cardiovascular and respiratory deaths. Despite the temperate climate, within Europe, Portugal presents one of the highest excess winter deaths. The objective of the present work was to estimate the effect of extreme cold temperatures in the main cities of Portugal, aiming the development of a cold spells surveillance system.
Estimação e previsão do efeito frio no risco de morte em Lisboa e Porto
Publication . Antunes, Liliana; Silva, Susana Pereira; Marques, Jorge; Nunes, Baltazar; Antunes, Sílvia
Períodos de frio extremo mostraram estar associados a um aumento do risco de morte durante o inverno, particularmente na mortalidade por doenças do aparelho circulatório e respiratório. Apesar do clima temperado, Portugal é um dos países que apresenta maior excesso de mortalidade durante o inverno, na Europa. Este trabalho teve como objetivo estimar e prever o efeito diário da temperatura mínima em duas das principais cidades de Portugal no sentido de desenvolver um sistema de vigilância de ondas de frio.
The effect of extreme cold temperatures on the risk of death in the two major Portuguese cities
Publication . Antunes, Liliana; Silva, Susana Pereira; Marques, Jorge; Nunes, Baltazar; Antunes, Sílvia
It is well known that meteorological conditions influence the comfort and human health. Southern European countries, including Portugal, show the highest mortality rates during winter, but the effects of extreme cold temperatures in Portugal have never been estimated. The objective of this study was the estimation of the effect of extreme cold temperatures on the risk of death in Lisbon and Oporto, aiming the production of scientific evidence for the development of a real-time health warning system. Poisson regression models combined with distributed lag non-linear models were applied to assess the exposure-response relation and lag patterns of the association between minimum temperature and all-causes mortality and between minimum temperature and circulatory and respiratory system diseases mortality from 1992 to 2012, stratified by age, for the period from November to March. The analysis was adjusted for over dispersion and population size, for the confounding effect of influenza epidemics and controlled for long-term trend, seasonality and day of the week. Results showed that the effect of cold temperatures in mortality was not immediate, presenting a 1–2-day delay, reaching maximumincreased risk of death after 6–7 days and lasting up to 20–28 days. The overall effect was generally higher and more persistent in Lisbon than in Oporto, particularly for circulatory and respiratory mortality and for the elderly. Exposure to cold temperatures is an important public health problem for a relevant part of the Portuguese population, in particular in Lisbon.

Organizational Units

Description

Keywords

Contributors

Funders

Funding agency

Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Funding programme

3599-PPCDT

Funding Award Number

EXPL/DTP-SAP/1373/2013

ID