Browsing by resource type "working paper"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Estratégia Integrada para as Doenças Raras (2015-2020): proposta de agenda de investigação, desenvolvimento e inovação em doenças rarasPublication . Comissão Interministerial da Estratégia Integrada para as Doenças Raras (2015-2020)Esta proposta surge na sequência do 'Simpósio Doenças Raras - 2017: com a investigação, um mundo de possibilidades' realizado no INSA em Lisboa em 15.12.2017. Apresentam-se algumas recomendações de caráter geral e o resultado do levantamento de lacunas de conhecimento a carecer de particular atenção em termos de ID&I. Reconhece-se a vantagem de este contributo vir a ser considerado no processo de construção (em curso) de uma Agenda de Investigação e Inovação "Saúde, Investigação Clínica e Translacional".
- Ferramenta para definição de áreas prioritárias de trabalho - PortFIR (Plataforma Portuguesa de Informação Alimentar)Publication . Viegas, Silvia; Brazão, Roberto; Dias, M. Graça; Oliveira, LuísaO Grupo de Trabalho Utilizadores (GTU), do Programa PortFIR, desenvolveu uma ferramenta que visa auxiliar os seus membros e o INSA na identificação e priorização das áreas de atuação e das necessidades de informação com o propósito de garantir uma melhoria, qualitativa e quantitativa, dos dados disponíveis na Tabela de Composição de Alimentos (TCA) e da informação microbiológica em alimentos disponível em Portugal.
- Minutes of the sand meeting during the USEPA beach conference 2016Publication . Brandão, João; Whitman, Richard; Solo-Gabriele, Helena MIntroduction to the document: Before the US EPA Recreational Beaches Conference of April 2016 in New Orleans there was a series of email exchanges in beachnet; comparing the sand/microbe hydrodynamics of difference regions of the world and their influence on fecal indicator bacteria levels. As a follow-up of the mail exchange, a live meeting took place during the conference, divided in an introductory meeting (13th April) and a general discussion meeting (14th April). The Minutes of these meetings were joined together this document. Its first section corresponds to the general discussion meeting and the second to the introductory meeting. Abstract: The goal of the meeting was to draw upon researcher experiences from all regions around the world to develop a consensus conceptual model that would explain the impacts of sand dynamics on FIB levels in both sand and water. With this consensus model, statements could be made about the impacts of climate change on microbe levels at the water/sand interface. The meeting was structured with three presentations followed by a focus on developing two consensus statements: one focused on the influence of sand dynamics on FIB levels and another focused on climate change impacts. The three presentations at the beginning of the meeting were given by Kevan Yamahara, Alan Piggot and Laura Vogel. Consensus Statement #1: Hydrometerological trends impact sand dynamics. Consensus Statement #2: The geomorphological and hydrometerological conditions affect FIB dynamics in sands.
- Plano Estratégico no âmbito da Saúde Pública para o Acompanhamento das Populações Expostas aos Incêndios de Pedrogão GrandePublication . Neto, Mariana; Pimentel, João Pedro; Morais, AntónioPlanificação do estudo dos Efeitos de Longo Prazo dos Incêndios Florestais na Saúde das Populações através de inquérito à população residente nos concelhos de Pedrógão Grande, Castanheira de Pera e Figueiró dos Vinhos (Ensaio-piloto. Penacova) para a recolha de dados populacionais relacionados com os efeitos da exposição aos incêndios de Pedrógão Grande em junho de 2017.
- Programa Nacional de Avaliação Externa da Qualidade: Livro de Apresentação PNAEQ 2019Publication . Correia, Helena; Cardoso, Ana; Ventura, Catarina; Viegas, Sílvia; Faria, Ana PaulaDesde 1978 que o Programa Nacional de Avaliação Externa da Qualidade (PNAEQ) é uma das atribuições do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA, I.P.). Atualmente, esta instituição é o laboratório nacional de referência para a saúde, a quem compete, nomeadamente, promover, organizar e coordenar programas de avaliação externa da qualidade de laboratórios que exerçam atividade no setor da saúde. Desde 2013, o PNAEQ está integrado na Unidade de Avaliação Externa da Qualidade, do Departamento de Epidemiologia. A participação em programas de Avaliação Externa da Qualidade constitui, para os laboratórios, a forma de monitorizar e implementar a melhoria da qualidade analítica, pela deteção de erros sistemáticos através da comparação dos resultados com os seus pares, numa avaliação retrospetiva, e de um modo independente garantir a qualidade dos serviços prestados. O PNAEQ disponibiliza diferentes programas de avaliação externa da qualidade, abrangendo áreas distintas: Anatomia Patológica, Clínica, Ecotoxicologia, Genética, Microbiologia de Águas, Microbiologia de Alimentos, Microbiologia do Ar, Microbiologia de Areias, POCT. Os participantes encontram as especificações de cada programa/ensaios no Livro de Especificações dos programas de avaliação externa da qualidade do PNAEQ.
- Programa Nacional de Avaliação Externa da Qualidade:Livro de Especificações Técnicas PNAEQ 2019Publication . Cardoso, Ana; Ventura, Catarina; Correia, Helena; Viegas, Sílvia; Faria, Ana PaulaOs participantes encontram as especificações de cada programa/ensaios no Livro de Especificações dos programas de avaliação externa da qualidade do Programa Nacional de Avaliação Externa da Qualidade. O PNAEQ é, desde 1978, uma das atribuições do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA, I.P.). Atualmente, esta instituição é o laboratório nacional de referência para a saúde, a quem compete, nomeadamente, promover, organizar e coordenar programas de avaliação externa da qualidade de laboratórios que exerçam atividade no setor da saúde. Desde 2013, o PNAEQ está integrado na Unidade de Avaliação Externa da Qualidade, do Departamento de Epidemiologia. A participação em programas de Avaliação Externa da Qualidade constitui, para os laboratórios, a forma de monitorizar e implementar a melhoria da qualidade analítica, pela deteção de erros sistemáticos através da comparação dos resultados com os seus pares, numa avaliação retrospetiva, e de um modo independente garantir a qualidade dos serviços prestados. O PNAEQ disponibiliza diferentes programas de avaliação externa da qualidade, abrangendo áreas distintas: Anatomia Patológica, Clínica, Ecotoxicologia, Genética, Microbiologia de Águas, Microbiologia de Alimentos, Microbiologia do Ar, Microbiologia de Areias, POCT.
