Browsing by Issue Date, starting with "2023-09-07"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Impacto da COVID-19 na incidência de hospitalizações por lesões autoinfligidas em PortugalPublication . Cardoso, Catarina; Silva, Susana; Alves, Tatiana; Nunes, Baltazar; Afreixo, VeraCom o início da pandemia de COVID-19, a realidade até então conhecida mudou para muitas pessoas. A falta de convivência com familiares e amigos, insegurança, ansiedade, medo de contrair a infeção, problemas económicos decorrentes da pandemia e luto pelos familiares e amigos que perderam e dos quais não se puderam despedir devido às restrições, podem aumentar os riscos para a saúde mental e consequentemente para lesões autoinfligidas e até suicídio. O objetivo deste estudo é conhecer o o impacto de 19 meses de COVID-19, desde março de 2020 a setembro de 2021, na incidência mensal de hospitalizações por lesões autoinfligidas em Portugal. quando comparado com o período de 32 meses pré-pandémicos, desde julho de 2017 a fevereiro de 2020. Os dados sobre a ocorrência de hospitalizações são provenientes da base de dados de morbilidade hospitalar da ACSS e os denominadores populacionais para o cálculo da taxa de incidência foram obtidos do INE. Foi realizada uma análise descritiva dos dados e decomposta a série temporal pela sazonalidade e tendência. Para a comparação das tendências nos dois períodos foi aplicada uma análise de séries temporais interrompidas cuja intervenção considerada foi o mês de março de 2020 em que houve o primeiro caso de COVID-19 registado em Portugal. Foi realizada também uma análise de correlação entre o número de hospitalizações por lesões autoinfligidas e a duração nos locais de residência. A taxa de incidência mensal de hospitalizações por lesões autoinfligidas por 100 000 habitantes no período total em análise é de 2.77, no período pré-pandémico é de 2.93 e no período pandémico é de 2.49 hospitalizações, verificando-se uma diminuição de 0.45 Verificou-se um padrão sazonal, apresentando o mês de dezembro valores inferiores aos restantes meses do respetivo ano. No período pré-pandémico o número de hospitalizações apresentava uma tendência ligeiramente decrescente, com uma diminuição de 0.09% a cada mês. Quando a pandemia iniciou verificou-se uma diminuição do nível de 69.27% e uma alteração da tendência para crescente, aumentando 2.13% a cada mês. Verificou-se que o número de hospitalizações é menor quando há uma maior permanência nos locais de residência, ou seja, existe uma correlação negativa de -0.65 estatisticamente significativa (valor-p= 0.002). Nesta análise verificou-se com o início da pandemia uma diminuição acentuada das hospitalizações por lesões autoinfligidas, que ao longo do tempo parece retomar a tendência pré-pandémica
- Investigation of 29 Antimicrobial Compounds in Soil Using Newly Developed UHPLC-MS/MS MethodPublication . Gbylik-Sikorska, Małgorzata; Gajda, Anna; Felipe-Sotelo, Monica; Caniça, Manuela; Cabal-Rosel, Adriana; Tenson, Tanel; Kořínková, Marta; Arbo, Krõõt; Kisand, Veljo; Rab, Gerhard; Brandtner, MartinWhile the prudent and reasonable use of veterinary antimicrobial agents in food-producing animals is necessary, researchers over the decades have shown that these antimicrobial agents can spread into the environment through livestock manure and wastewater. The analysis of the occurrence of antimicrobial compounds in soil samples is of a great importance to determine potential impacts on human and animal health and the environment. In this study, an affordable, rugged and simple analytical method has been developed for the determination of twenty-nine antimicrobial compounds from five different classes (tetracyclines, fluoro(quinolones), macrolides, sulfonamides and diaminopirimidines). Liquid-liquid extraction (LLE) with extract filtration combined with ultra-high performance liquid chromatography tandem mass spectrometry (UHPLC-MS/MS) was the best strategy for the simultaneous determination of all analytes. The developed method was validated according to the Commission Implementing Regulation (EU) 2021/808. The limit of detections (LODs) ranged from 0.5 to 2.0 µg/kg, while the limit of quantitation (LOQ) was established at 1.0 to 20.0 µg/kg. The developed method was successfully applied for the determination of antimicrobial residues in one hundred and eighteen soil samples obtained from four European countries (Austria, Czech Republic, Estonia and Portugal). Doxycycline in the concentration levels of 9.07 µg/kg-20.6 µg/kg was detected in eight of the analysed samples. Samples were collected from areas where natural fertilizers (swine or cow manure) were applied. Our method can be efficiently used to monitor anti-microbial compounds in soil samples.
- O recurso ao serviço de urgência por acidentes domésticos e de lazer em crianças até aos 4 anos em PortugalPublication . Alves, Tatiana; Aniceto, Carlos; Braz, Paula; Silva, Susana; Papadakaki, Maria; Neto, Mariana; Mexia, Ricardo; Matias Dias, CarlosOs acidentes e lesões não intencionais nas crianças entre os 0 e os 4 anos assumem relevante expressão ao nível da dimensão da morbilidade. Assim, apesar dos acidentes domésticos e de lazer (ADL) serem eventos comuns e com impacto no volume das admissões aos Serviços de Urgência (SU), o conhecimento epidemiológico acerca destes acontecimentos ainda é limitado. Este estudo tem como objetivo descrever a distribuição dos episódios de ADL por idade, sexo, mecanismo de lesão, produto/objeto envolvido no acidente, período de admissão ao SU e estação do ano, em crianças até aos 4 anos que recorreram ao SU. Através da análise dos dados recolhidos pelo sistema EVITA (Epidemiologia e Vigilância dos Traumatismos e Acidentes), em 2021, procedeu-se à análise descritiva dos dados, com o apuramento das frequências absolutas e relativas (percentagens). Comparações entre proporções foram realizadas através do teste do Qui-quadrado de Pearson com um nível de significância de 5%. Nesta análise foi utilizado o programa estatístico SPSS V.24. Em 2021 foram registados 14097 episódios de ADL ocorridos em crianças até aos 4 anos sendo que 58% observaram-se em bebés até aos 2 anos. A análise dos dados deste grupo etário revelou uma proporção superior no sexo masculino até aos 2 anos (57%), e nos mais de 2 anos (60%) (p<0,01). O maior recurso ao SU por ADL ocorreu ao fim-de-semana (30,1%), durante o verão (29,8%) e a primavera (27,1%). No total dos episódios de ADL os acidentes ocorreram maioritariamente no período entre as 15 e as 21 horas (56,8%). As quedas (58,6%) constituíram o principal mecanismo de lesão, destacando-se as quedas ocorridas “ao mesmo nível” (tropeçar, escorregar) (57,9%) e as quedas sobre ou de escadas (5,6%). Durante o ano em análise as três categorias de produto/objeto mais frequentemente envolvidos nos episódios de ADL foram “mobiliário” (27,7%), “superfície de solo” (18,5%) e “animal, planta ou pessoa” (11,5%). Os resultados deste estudo estão em linha com o apresentado em outros estudos revelando que as quedas e o mobiliário são o mecanismo e o produto mais frequente em acidentes em crianças até aos 4 anos. A reduzida proporção de acidentes observados em escadas ou de escadas neste estudo, sugere que são utilizadas medidas protetoras de forma adequada. Considera-se relevante a continuidade do estudo tendo em vista o conhecimento e a evolução das características epidemiológicas de ADL neste grupo populacional particularmente vulnerável.
