Browsing by Issue Date, starting with "2016-09-16"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Reunião de apresentação dos programas PNAEQ 2017 - PNAEQ e LabqualityPublication . Faria, Ana Paula; Cardoso, Ana; Correia, Helena; Brito, Cristina; Clemente, VeraApresentação aos participantes dos programas PNAEQ 2017, incluindo ponto de situação e perspectivas de trabalho para 2017. O Programa Nacional de Avaliação Externa da Qualidade (PNAEQ) está inserido nas atribuições do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (Instituto Ricardo Jorge), desde 1978. O Instituto Ricardo Jorge é o laboratório nacional de referência para a saúde, a quem compete promover, organizar e garantir a Avaliação Externa da Qualidade no âmbito laboratorial para laboratórios de análises clínicas e ambientais. A participação, voluntária e confidencial, num Programa de Avaliação Externa da Qualidade (EQA) constitui, para os laboratórios, a única forma de detecção de erros sistemáticos, através da comparação dos seus resultados. Desta forma, é assegurada a comparabilidade e uniformidade dos resultados dos laboratórios aderentes, permitindo ao PNAEQ garantir os objectivos a que se propõe: - Melhorar a performance dos laboratórios; - Comparar o estado da arte a nível nacional; - Aumentar o nível da qualidade laboratorial; - Permitir o cálculo do erro total admissível; - Aumentar o nível técnico em determinadas áreas, (ex: Imunologia, Virologia, Biologia Molecular, Parasitologia, etc.), enviando bibliografia e dados explicativos. Os Programas de Avaliação Externa da Qualidade (EQAS - External Quality Assessment Schemes) são uma ferramenta crucial que Beneficia os Laboratórios Participantes, através da identificação e avaliação das capacidades dos laboratórios, orientando-os nas acções correctivas e melhorias, assim como através da formação contínua do pessoal do laboratório nos métodos de diagnóstico padrão de forma a contribuir para o aumento da percepção dos sucessos e mudanças na prática do laboratório. Estão, igualmente empenhados em Beneficiar os Programas de Saúde Pública, gerando dados fidedignos para orientar as actividades de Saúde Pública, identificando falhas e estratégias para melhoria da competência laboratorial, promovendo a orientação do planeamento e avaliação do treino do laboratório, de modo a identificar laboratórios de excelência e a reforçar a rede laboratorial.
- Doença isquémica do coração em Portugal: a epidemiologia na resposta a necessidades locais de saúdePublication . Garcia, Ana Cristina; Rodrigues, Ana Paula; Carvalho-Fonseca, Rita; Oliveira, Joana; Silva, Amélia; Cosme, MargaridaO diagnóstico de saúde, etapa inicial do planeamento em saúde, tem por finalidade identificar necessidades de saúde e de investigação que apoiem a tomada de decisão no controlo de problemas de saúde e seus determinantes. A epidemiologia, ferramenta transversal à prática da saúde pública, suporta a identificação de necessidades de saúde, mas tem uma aplicação mais específica no desenvolvimento de estudos que gerem conhecimento para o controlo específico dos problemas identificados. Pretende-se apresentar um exemplo da aplicação abrangente da epidemiologia ao planeamento local, e consequente definição de políticas locais de saúde orientadas para intervenções mais efetivas, eficientes e adequadas às necessidades da população. De acordo com o Plano Local de Saúde de Almada-Seixal 2013-2016 (PLS 2013-2016), a doença isquémica cardíaca (DIC) foi identificada como o problema de saúde prioritário em Almada e Seixal, dois concelhos contíguos da Região de Lisboa e Vale do Tejo (RLVT). As doenças do aparelho circulatório são a causa de morte mais frequente, sendo que Almada, ao contrário do Seixal, apresenta risco de mortalidade superior à média nacional. Também o risco de morte prematura por DIC no sexo masculino (TMP de 41,1/105) foi significativamente superior ao risco médio estimado para a RLVT (35,3/105) e para o continente (26,8/105). Conjugando estes dados com o excesso de mortalidade geral nos homens em Almada em comparação com os do Seixal, no PLS 2013-2016 admite-se que o risco aumentado de morte prematura por DIC nos homens diga respeito aos residentes em Almada. Desconhece-se se o excesso de risco de morte prematura por DIC no sexo masculino em Almada se deve a um excesso de risco de adoecer ou a uma menor sobrevida, dificultando a implementação de ações de prevenção dirigidas aos determinantes envolvidos nas diferentes fases da história natural da DIC. Tendo-se priorizado o estudo dos determinantes da DIC, está em curso um projeto bietápico que inclui um estudo qualitativo através da técnica de focus group, com o objetivo de identificar as perceções dos profissionais de saúde sobre os determinantes da DIC, e um estudo caso-controlo, no qual os casos incidentes de DIC e os controlos serão selecionados na população sob observação da Rede Médicos Sentinela Local. Os resultados da primeira etapa serão usados no questionário a aplicar no estudo caso-controlo. Admite-se que os resultados do projeto permitam adequar às especificidades locais os programas de prevenção e controlo, minimizando o impacto dos determinantes da DIC na população da área de estudo.
- Seasonal influenza vaccine effectiveness in Portugal: results from the EuroEVA project 2015/16Publication . Gómez, Verónica; Rodrigues, Ana Paula; Guiomar, Raquel; Pechirra, Pedro; Conde, Patrícia; Cristóvão, Paula; Costa, Inês; Nunes, Baltazar; Machado, AusendaThe EuroEVA study aimed to estimate the 2015-16 end of season influenza vaccine effectiveness for all population and for the influenza vaccination target group. The presented results resulted from implementation of the study during 2015/2016 season.
