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Avaliação da perceção do consumidor sobre a preparação e o consumo de alimentos pré-fritos

dc.contributor.authorBertulani, M.
dc.contributor.authorSilva, M.A.
dc.contributor.authorTavares, N.
dc.contributor.authorAlbuquerque, T.G.
dc.date.accessioned2020-05-26T11:31:11Z
dc.date.available2020-05-26T11:31:11Z
dc.date.issued2019-10
dc.description.abstractO conhecimento atual da população sobre os alimentos pré-fritos pode ser determinante nas preferências de preparação e na frequência do consumo destes alimentos. O consumo dos alimentos processados panados aumentou consideravelmente nos últimos anos, devido principalmente à sua conveniência e disponibilidade. Verifica-se que esta mudança no padrão alimentar tem sido acompanhada de intensos aumentos na prevalência de doenças crónicas. O processo de produção industrial destes alimentos normalmente inclui uma etapa de pré-fritura, onde ocorrem mudanças significativas na composição de macronutrientes destes alimentos, já que durante a fritura, a gordura/óleo é absorvida. Ainda, dependendo do método de confeção utilizado pelo consumidor, as características sensoriais e a composição nutricional destes alimentos podem ser afetadas. Desta forma, pretendeu-se avaliar a perceção do consumidor em relação à preparação e ao consumo de alimentos pré-fritos através da aplicação de um questionário online. O mesmo foi desenvolvido através da plataforma Google®, que permitiu a sua difusão através de um link. Este link foi partilhado por e-mail e pela rede social Facebook®. Foram inquiridos 185 indivíduos, maioritariamente do género feminino (80,5%) e constatou-se que os consumidores preferem a confeção no forno (58%), em detrimento da fritura (39,5%), o que será vantajoso em relação a diminuição do consumo de gordura total. Observou-se ainda que o tipo de gordura mais frequentemente utilizada na confeção pelo processo de fritura destes alimentos é o óleo (61,7%), mais precisamente o de girassol (50,8%) e o alimentar (44,6%). Em relação à sua reutilização na confeção, 36,4% dos participantes reutilizam o óleo até 2 vezes e apenas 6,8% reutilizam mais de 4 vezes. Os resultados obtidos realçam a importância deste tipo de questionários, porque demonstram que as iniciativas que têm sido realizadas para a consciencialização da população estão a ser eficazes, mas que ainda podem vir a melhorar. É necessário continuar a tomar medidas que permitam a promoção da literacia em saúde, procurando potenciar e criar, desta forma, mais e novas oportunidades de ativação de comportamentos saudáveis.pt_PT
dc.description.sponsorshipTrabalho financiado pelo INSA, I.P. (projeto PTranSALT-2012DAN828) e UID/QUI/50006/2019 com financiamento FCT/MCTES através de fundos nacionais.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.18/6837
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, IPpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectLiteracia em Saúdept_PT
dc.subjectMétodos de confeçãopt_PT
dc.subjectFriturapt_PT
dc.subjectGordurapt_PT
dc.subjectPré-fritospt_PT
dc.subjectConsumidorpt_PT
dc.subjectQuestionáriopt_PT
dc.titleAvaliação da perceção do consumidor sobre a preparação e o consumo de alimentos pré-fritospt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/UID%2FQUI%2F50006%2F2013/PT (2019)
oaire.citation.conferencePlaceLisboa, Portugalpt_PT
oaire.citation.title12ª Reunião PortFIR “Escolhas Alimentares e Nutrição – Os desafios da nova década”, 15 outubro 2019pt_PT
oaire.fundingStream5876
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isProjectOfPublication2988daf7-b61e-490f-aeca-210ebf125042
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