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Um fenómeno visível em EVITA: os acidentes ocorridos em ambiente escolar

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Na conceção de escola como lugar promotor da saúde espera-se que constitua um espaço seguro e saudável, em que a redução da exposição aos diferentes riscos evitáveis esteja implícita na sua cultura de segurança, procurando proteger um dos grupos vulneráveis da sociedade. O presente estudo teve como objetivo caracterizar a ocorrência dos acidentes escolares, registados em EVITA, quanto ao mecanismo da lesão, à atividade no momento do acidente, ao tipo de lesão registada, à região do corpo lesada e ao tipo de resposta desencadeada nos serviços de saúde hospitalares, entre 1 de janeiro de 2018 e 31 de dezembro de 2018 em Portugal Continental. Procedeu-se a um estudo observacional, descritivo, transversal utilizando os dados recolhidos durante o ano 2018 respeitantes aos acidentes escolares apurados a partir do sistema de monitorização EVITA. Os dados recolhidos nos serviços de urgência dos 21 Centros Hospitalares do Serviço Nacional de Saúde (SNS), participantes neste sistema foram analisados quanto à sua distribuição percentual no que respeita ao mecanismo da lesão associado, atividade no momento do acidente, tipo de lesão registada, parte do corpo lesada e tipo de resposta desencadeada. Foram ainda realizadas comparações bivariáveis para as variáveis categóricas utilizando o teste do Qui-quadrado de Pearson. O nível de significância do teste foi estabelecido em 5%. No ano de 2018, foram registados no sistema EVITA 14 444 acidentes ocorridos em meio escolar. A frequência foi mais elevada no sexo masculino (56,1%), do que no sexo feminino (43,9%), entre os 10 e os 14 anos de idade (47,0%), seguindo-se as crianças entre os 5 e os 9 anos (26,4%) e os adolescentes entre os 15 e os 19 anos (20,4%), sendo estas diferenças estatisticamente significativas (p<0,01). De um modo geral, os mecanismos de lesão principais registados foram a “Queda” (62,1%), “Contacto com..” (22,1%) e decorrente de “Esforço exagerado” (6,1%). As lesões mais comuns são hematomas e contusões (64,2%), concussão (10,5%) e lesões por ferida aberta/esfolamento (10,4%). Os membros foram a região do corpo mais atingida (69,0%), seguindo-se a cabeça (25,4%) e o tronco (5,6 %) . A maioria destes acidentes ocorreu em atividade educativa, incluindo as aulas de Educação física (50,2%) e em lazer (33,2%), considerando o contexto de recreio escolar. Tendo em conta a evitabilidade do fenómeno em análise, circunscrito a um ambiente particular, estes dados corroboram a relevância do registo destes acidentes, eventual ligação a outras fontes de informação tendo em vista o retrato mais próximo possível da realidade.

Description

Resumo publicado em: Gac Sanit. 2019;33(Espec Congr):214. (CP13. Metodología, economía de la salud y sistemas de información/Metodologia, economia da saúde e sistemas de informação, nº 605). Disponível em: https://www.gacetasanitaria.org/index.php?p=revista&tipo=pdf-simple&pii=X0213911119000670

Keywords

Acidentes Domésticos e de Lazer EVITA Cuidados de Saúde Estados de Saúde e de Doença Escola Acidentes Escolares Urgências dos Hospitais Queda Crianças Portugal

Pedagogical Context

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Publisher

Instituto nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, IP

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