Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Barómetro COVID-19 e Paralisia Cerebral: resultados obtidos nos primeiros 18 meses da pandemia da COVID-19

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

Em dezembro de 2019 foi detetado um novo coronavírus, denominado SARS-CoV-2, responsável pela doença COVID-19, e em março de 2020 a Organização Mundial de Saúde declarou a situação como pandémica. Esta situação tem vindo a trazer grandes alterações em todo o mundo e tem tido maior impacto no dia-a-dia das pessoas com deficiência, nomeadamente das pessoas com paralisia cerebral, devido a potenciais interrupções ou falhas nos serviços dos quais dependem, bem como um risco acrescido de contrair a doença e de desenvolver uma forma grave desta infeção. O Projeto “Barómetro COVID-19 e Paralisia Cerebral” tem vindo a monitorizar os efeitos da pandemia da COVID-19 no dia-a-dia das pessoas que vivem com paralisia cerebral em Portugal. Trata-se de um projeto operacionalizado pelo Programa de Vigilância Nacional da Paralisia Cerebral e resulta da colaboração entre a Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral, o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge e a Escola Nacional de Saúde Pública, adaptando o “Barómetro COVID-19” à população que lida com a paralisia cerebral: pessoas com paralisia cerebral, suas famílias e todos aqueles que com eles trabalham. O presente relatório apresenta uma síntese dos dados recolhidos pelo Projeto “Barómetro COVID19 e Paralisia Cerebral”, obtidos desde o início da pandemia, através de um formulário online. Visa obter informação relativa a atitudes, comportamentos, necessidades, apoios e repercussão na vida das pessoas que vivem com paralisia cerebral, tendo em conta um conjunto de vivências do seu dia-a-dia.

Description

O Projeto “Barómetro COVID-19 e Paralisia Cerebral” agradece o apoio incondicional dos parceiros do consórcio (as associações de pessoas que vivem com paralisia cerebral, as sociedades clínicocientíficas parceiras do Programa Nacional da Vigilância da Paralisia Cerebral, o centro clínico de apoio à paralisia cerebral mais antigo do País, o instituto público responsável pela observação e vigilância epidemiológica em saúde e à equipa multidisciplinar de investigadores do Projeto “Barómetro COVID-19”): - Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral – FAPPC e as suas associadas; - Sociedade Portuguesa de Pediatria - SPP, as suas secções Sociedade Portuguesa de Neonatologia e Sociedade Portuguesa de Pediatria do Neurodesenvolvimento e a Unidade de Vigilância Pediátrica; - Sociedade Portuguesa de Neuropediatria; - Sociedade Portuguesa de Medicina Física e de Reabilitação e a sua Secção de Reabilitação Pediátrica; - Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral Calouste Gulbenkian, Santa Casa da Misericórdia de Lisboa; - Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge; - Escola Nacional de Saúde Pública - Universidade NOVA de Lisboa. Um agradecimento especial às pessoas com paralisia cerebral, às suas famílias e cuidadores, aos profissionais e membros das associações que com eles trabalham. Só a sua adesão e participação tem vindo a tornar possível a concretização deste projeto.
Relatório elaborado em janeiro de 2022

Keywords

Paralisia Cerebral COVID-19 SARS-CoV-2 Estados de Saúde e de Doença Programa de Vigilância Nacional da Paralisia Cerebral PVNPC Vigilância Epidemiológica Portugal

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, IP

CC License