Repository logo
 
Publication

O Modelo de Perfil Nutricional da DGS: um estudo em cereais de pequeno-almoço

dc.contributor.authorMatias, Filipa
dc.contributor.authorSantos, Mariana
dc.contributor.authorCastanheira, Isabel
dc.date.accessioned2021-03-10T15:44:57Z
dc.date.available2021-03-10T15:44:57Z
dc.date.issued2020-09
dc.description.abstractIntrodução: A preocupação com a influência da publicidade nas escolhas alimentares das crianças não é recente. Portugal identificou a restrição da publicidade alimentar dirigida a crianças como uma das áreas de intervenção prioritárias para a promoção de hábitos alimentares saudáveis e para a redução da prevalência da obesidade infantil. Objetivos: Avaliar a qualidade nutricional de cereais de pequeno-almoço, através da aplicação dos critérios nutricionais definidos pelo modelo de perfil nutricional (MPN) da Direção-Geral de Saúde (DGS), e identificar os que são “aptos” e “não aptos” à publicidade alimentar. Métodos: O MPN da DGS foi aplicado a uma base de dados com informação nutricional relativa a 217 cereais de pequeno-almoço que foram divididos em 2 categorias: Cereais infantis (n=69) e Cereais não infantis (n=148). Este estudo avalia o cumprimento dos requisitos estabelecidos pelo MPN e classifica os cereais em função da sua adequabilidade à publicidade infantil. Resultados: O critério nutricional com maior incumprimento, para as duas categorias de cereais, é o teor de açúcares totais (Cereais infantis = 87,0%; Cereais não infantis = 70,9%). O teor de ácidos gordos saturados, na categoria dos Cereais não infantis, também é responsável por uma elevada percentagem de incumprimento (52,7%). Dos 217 cereais avaliados, 88,4% (Cereais infantis n= 61) e 83,1% (Cereais não infantis n= 123) não são adequados à publicidade infantil. Conclusão: Um elevado número de cereais de pequeno-almoço não cumpre os critérios definidos pelo modelo desenvolvido pela DGS, o que reforça a importância da avaliação do perfil nutricional dos alimentos destinados à publicidade infantil. Desenvolvido no âmbito das restrições à publicidade alimentar dirigida a menores de 16 anos, introduzidas pela Lei nº 30/2019 de 23 de Abril de 2019, este MPN é uma ferramenta valiosa para a implementação de políticas necessárias à promoção e comercialização de alimentos mais saudáveis.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.18/7406
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectPerfil Nutricionalpt_PT
dc.subjectCereaispt_PT
dc.subjectSegurança Alimentarpt_PT
dc.subjectComposição dos Alimentospt_PT
dc.titleO Modelo de Perfil Nutricional da DGS: um estudo em cereais de pequeno-almoçopt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboa, Portugal (online)pt_PT
oaire.citation.titleXIX Congresso de Nutrição e Alimentação, Associação Portuguesa de Nutrição, 9-10 setembro 2020pt_PT
rcaap.rightsclosedAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
O Modelo de perfil nutricional da DGS - um estudo em cereais de pequeno-almoço_Filipa Nunes Matias_INSA.pdf
Size:
602.98 KB
Format:
Adobe Portable Document Format