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«Papa Bem»: investir na literacia em saúde para a prevenção da obesidade infantil

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[PT] Introdução: O projeto «Papa Bem» tem como finalidade promover a literacia em saúde, através da criação e disseminação de materiais escritos e audiovisuais acerca da obesidade infantil e formas de prevenção, desde a conceção até aos 5 anos de idade. Materiais e métodos: A elaborac¸ão do plano editorial e a produc¸ão dos materiais tiveram por base um estudo exploratório, que contou com uma revisão da literatura e com um diagnóstico ecológico e educacional numa área-piloto. Ao longo de todo o processo de produc¸ão dos materiais foram consultados peritos nas diversas áreas temáticas. A legibilidade dos materiais produzidos foi testada. Resultados: Através do estudo exploratório identificámos os fatores predisponentes, facilitadores e de reforc¸o inerentes a comportamentos relacionados com a obesidade infantil, que nortearam a produc¸ão dos materiais. Os materiais produzidos, baseados na mais recente evidência científica, demonstraram ser acessíveis para pessoas com baixos níveis de escolaridade. Conclusão: A metodologia participativa utilizada no projeto permitiu-nos compilar informação relevante quanto aos principais pontos críticos para a compreensão e prevenção da obesidade infantil. A elaborac¸ão das mensagens, com linguagem simples e organizac¸ão lógica, adequadas à populac¸ão, poderá ser facilitadora da mudanc¸a comportamental, particularmente se tiver o apoio de mediadores que as adaptem a cada contexto, reforc¸ando a abordagem socioecoló- gica na prevenc¸ão da obesidade infantil
O projeto «Papa Bem» tem como finalidade promover a literacia em saúde, através da criação e disseminação de materiais escritos e audiovisuais acerca da obesidade infantil e formas de prevenção, desde a conceção até aos 5 anos de idade.
[ENG] Introduction «Papa Bem» project («Eat Well») aims to promote health literacy through the production and dissemination of written and audiovisual materials concerning childhood obesity prevention. The focus is the period that goes from pregnancy to 5 years of age. Methodology The editorial plan and materials production was based on an exploratory study, which included a literature review and an ecological and educational diagnosis conducted in a pilot area. During the process of production of the materials several experts were consulted. The readability of the materials was tested. Results In the exploratory study, predisposing, enabling and reinforcement factors related to the behaviors associated with child obesity were identified to guide the materials production. Based in the most recent scientific evidence, these materials proved to be accessible to people with lower education levels. Conclusion Through the participatory methodology, it was possible to get relevant information about the main critical issues in understanding and managing the problem of child obesity. The development of simple and logically organized messages may facilitate behavior change, especially with the support of mediators who adapt them to each context, ensuring the continuity of the socio‐ecological approach required for controlling child obesity.

Description

Keywords

Obesidade infantil Prevenção Literacia em saúde Estilo de vida Parentalidade Childhood Obesity Prevention Health Literacy Lifestyle Parenting

Pedagogical Context

Citation

Rev Port Saúde Pública. 2015 jan-jun; 33(1);12-23. Doi:10.1016/j.rpsp.2015.01.002

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Publisher

Elsevier España/ Universidade Nova de Lisboa, Escola Nacional de Saúde Pública

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