Browsing by Issue Date, starting with "2013-11-12"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- INSA-PHE Water EQA Schemes_Microrganismos problema 2012-13Publication . Pena, CláudiaO Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, I.P. (INSA, I.P.) tem por missão contribuir para ganhos em saúde pública, nomeadamente como laboratório do Estado no sector da saúde, laboratório nacional de referência, em que lhe é reconhecida competência de promover, organizar e coordenar programas de avaliação externa da qualidade no âmbito laboratorial (Decreto-Lei n.º 27/2012, de 8 de fevereiro). Os Programas Nacionais de Avaliação Externa da Qualidade nas áreas da Microbiologia de Alimentos e Microbiologia de Águas estão inseridos num programa a nível mundial que engloba mais de 50 países, coordenado pela Food and Environment Proficiency Testing Unit (FEPTU), da Public Health England (PHE), de Londres (desde o dia 1 de Abril de 2013, a Health Protection Agency (HPA) foi integrada na nova organização Public Health England). O Programa Nacional de Avaliação Externa da Qualidade em Microbiologia de Alimentos foi implementado em setembro de 2001, através dos Laboratórios de Microbiologia do Departamento de Alimentação e Nutrição (Lisboa e Porto). O PNAEQ em Microbiologia de Águas está implementado desde 2000, na altura ainda em estreita ligação com a Health Protection Agency (HPA) de Newcastle. A partir de 2009, o INSA passou a gerir o Programa Nacional de Avaliação Externa da Qualidade em Microbiologia de Águas,integrado no programa gerido pela Food and Environment Proficiency Testing Unit (FEPTU) da HPA, de Londres. Todos os “PHE EQA Schemes” estão acreditados pelo United Kingdom Accreditation Service (UKAS) de acordo com a ISO/IEC 17043: 2010 – Conformity assessment - General requirements for proficiency testing. As reuniões nacionais são uma iniciativa do Programa em Portugal que se concretiza todos os anos, sendo um ponto de encontro dos participantes e cujo objetivo é analisar e discutir os resultados globais obtidos pelos participantes nacionais no contexto mundial, assim como contribuir para a formação dos técnicos dos laboratórios e constituir-se como um ponto de convergência, de diálogo, de formação e de partilha de experiências, de preocupações e de responsabilidades, transversais aos laboratórios da área da Microbiologia Alimentar e da Microbiologia de Águas. O Programa final da reunião encontra-se disponível em http://www.insa.pt/sites/INSA/Portugues/ApoioTecnico/PNAEQ/Paginas/MicrobiologiaAlimentos.aspx.
- INSA-PHE Food EQA Schemes-Resultados nacionais vs resultados internacionais 2012/13–Patogénicos: contagens e pesquisasPublication . Campos Cunha, Isabel; Belo Correia, CristinaO Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, I.P. (INSA, I.P.) tem por missão contribuir para ganhos em saúde pública, nomeadamente como laboratório do Estado no sector da saúde, laboratório nacional de referência, em que lhe é reconhecida competência de promover, organizar e coordenar programas de avaliação externa da qualidade no âmbito laboratorial (Decreto-Lei n.º 27/2012, de 8 de fevereiro). Os Programas Nacionais de Avaliação Externa da Qualidade nas áreas da Microbiologia de Alimentos e Microbiologia de Águas estão inseridos num programa a nível mundial que engloba mais de 50 países, coordenado pela Food and Environment Proficiency Testing Unit (FEPTU), da Public Health England (PHE), de Londres (desde o dia 1 de Abril de 2013, a Health Protection Agency (HPA) foi integrada na nova organização Public Health England). O Programa Nacional de Avaliação Externa da Qualidade em Microbiologia de Alimentos foi implementado em setembro de 2001, através dos Laboratórios de Microbiologia do Departamento de Alimentação e Nutrição (Lisboa e Porto). Todos os “PHE EQA Schemes” estão acreditados pelo United Kingdom Accreditation Service (UKAS) de acordo com a ISO/IEC 17043: 2010 – Conformity assessment - General requirements for proficiency testing. As reuniões nacionais são uma iniciativa do Programa em Portugal que se concretiza todos os anos, sendo um ponto de encontro dos participantes e cujo objetivo é analisar e discutir os resultados globais obtidos pelos participantes nacionais no contexto mundial, assim como contribuir para a formação dos técnicos dos laboratórios e constituir-se como um ponto de convergência, de diálogo, de formação e de partilha de experiências, de preocupações e de responsabilidades, transversais aos laboratórios da área da Microbiologia Alimentar e da Microbiologia de Águas. O Programa final da reunião encontra-se disponível em http://www.insa.pt/sites/INSA/Portugues/ApoioTecnico/PNAEQ/Paginas/MicrobiologiaAlimentos.aspx.
- Botulismo – Doença rara que merece atençãoPublication . Saraiva, MargaridaO Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, I.P. (INSA, I.P.) tem por missão contribuir para ganhos em saúde pública, nomeadamente como laboratório do Estado no sector da saúde, laboratório nacional de referência, em que lhe é reconhecida competência de promover, organizar e coordenar programas de avaliação externa da qualidade no âmbito laboratorial (Decreto-Lei n.º 27/2012, de 8 de fevereiro. Os Programas Nacionais de Avaliação Externa da Qualidade nas áreas da Microbiologia de Alimentos e Microbiologia de Águas estão inseridos num programa a nível mundial que engloba mais de 50 países, coordenado pela Food and Environment Proficiency Testing Unit (FEPTU), da Public Health England (PHE), de Londres (desde o dia 1 de Abril de 2013, a Health Protection Agency (HPA) foi integrada na nova organização Public Health England). O Programa Nacional de Avaliação Externa da Qualidade em Microbiologia de Alimentos foi implementado em setembro de 2001, através dos Laboratórios de Microbiologia do Departamento de Alimentação e Nutrição (Lisboa e Porto). Todos os “PHE EQA Schemes” estão acreditados pelo United Kingdom Accreditation Service (UKAS) de acordo com a ISO/IEC 17043: 2010 – Conformity assessment - General requirements for proficiency testing. As reuniões nacionais são uma iniciativa do Programa em Portugal que se concretiza todos os anos, sendo um ponto de encontro dos participantes e cujo objetivo é analisar e discutir os resultados obtidos pelos participantes nacionais no contexto mundial, assim como contribuir para a formação dos técnicos dos laboratórios e constituir-se como um ponto de convergência, de diálogo, de formação e de partilha de experiências, de preocupações e de responsabilidades, transversais aos laboratórios da área da Microbiologia Alimentar e da Microbiologia de Águas.
