Browsing by Issue Date, starting with "2013-10-31"
Now showing 1 - 10 of 20
Results Per Page
Sort Options
- Atualização de Bases de Dados de Composição de Alimentos - Prioridades dos UtilizadoresPublication . Dias, M. Graça; Brazão, Roberto; Viegas, Silvia; Oliveira, LuisaIntrodução. A partilha e gestão de Informação entre os intervenientes da cadeia alimentar é essencial para melhorar a segurança alimentar e para promover e proteger a saúde pública. Objetivos. Partilhar informação entre os utilizadores da Tabela Portuguesa da Composição de Alimentos (TCA) e identificar necessidades com vista a definir prioridades para atualizar a TCA. Material e Métodos. O INSA, IP estabeleceu uma parceria com a GS1 Portugal, para desenvolver o programa, Portuguese Food Information Resource (PortFIR), e implementar redes nacionais de partilha de conhecimento sobre nutrição e segurança alimentar. Foram criadas duas redes: Composição de Alimentos e Informação Microbiológica de Alimentos, que atuam através de grupos de trabalho (GT). O GT dos Utilizadores (GTU) desenvolveu um questionário para avaliar as necessidades e satisfação dos utilizadores da TCA. O questionário foi implementado online entre Julho e Outubro de 2011, e os utilizadores foram convidados a participar, através de contato direto por e-mail e/ou através de associações profissionais. Resultados. A análise das respostas revelou que o formato preferido para a TCA é o online (52%) (opções: online, CD, livro, outro) e 80% dos respondentes estavam satisfeitos com qualquer formato da TCA. No que se refere às necessidades de informação adicional, os utilizadores mencionaram os alergénios (50%), porção do alimento (39%), ácidos gordos n-3 e n-6 (25%), e pratos tradicionais (23%). Os respondentes consideraram que o número de alimentos, micronutrientes e pratos constituíam as principais limitações da TCA atual. Conclusões. A cooperação entre os produtores de dados, utilizadores e compiladores contribui para a otimização da utilização dos recursos nacionais e disseminação do conhecimento sobre nutrição e segurança alimentar em Portugal. A informação obtida através do PortFIT-GTU permitirá aos compiladores estabelecer prioridades sustentadas tendo em consideração as necessidades expressas pelos utilizadores ao longo da cadeia alimentar.
- Grupo de Trabalho Porções da Rede Portuguesa sobre Composição de Alimentos: trabalho desenvolvido e perspetivas futurasPublication . Brazão, Roberto; Dias, M. Graça; Oliveira, Luisa; Dias, Catarina; Ferreira, Rita
- Cursos e-learning sobre Composição de AlimentosPublication . Dias, M. Graça
- Composição nutricional de “nuggets” de frango submetidos ao processo de confeção no fornoPublication . Albuquerque, T.G.; Bento, A.C.; Oliveira, M.B.; Sanches-Silva, A.; Costa, H.S.A composição nutricional é um recurso essencial que serve de base à caracterização dos problemas nutricionais, à elaboração de legislação e de políticas de nutrição e ao estudo da relação entre alimentação e estado de saúde. O consumo de alimentos processados tem aumentado ao longo dos últimos anos. Os “nuggets” de frango foram introduzidos nos países ocidentais, e neste momento estão facilmente acessíveis em restaurantes de “Fast-food” ou podem ser amplamente adquiridos em outras superfícies comerciais. O objetivo deste estudo foi determinar a composição nutricional de 4 marcas de “nuggets” de frango comercializadas em grandes superfícies da região de Lisboa e 1 marca de um restaurante de “Fast-food”. Foram analisados os seguintes componentes: Água, proteína, cinza, gordura total, fibra alimentar, colesterol, sal e composição em ácidos gordos. Foram calculados o valor energético e o total de hidratos de carbono disponíveis. Os resultados estão expressos em g/100 g de parte edível para todos os componentes exceto para o colesterol em que são apresentados em mg/100 g de parte edível. Os teores de proteína variaram entre 15,5 ± 0,1 e 22,5 ± 0,1 g/100 g. Em relação aos teores de gordura total e hidratos de carbono, os valores mais elevados foram encontrados na marca comercial 2 (18,2 ± 0,7 e 20,1 ± 0,8 g/100 g, respetivamente). O teor de colesterol nos “nuggets” de frango analisados variou entre 32,3 ± 1 e 59,1 ± 1 mg/100 g. O menor teor de sal foi observado na marca branca 1 (1,01 ± 0,0 g/100 g). Os dados de composição nutricional dos “nuggets” de frango apresentados neste estudo são uma ferramenta fundamental para os trabalhos futuros na área da avaliação do consumo de alimentos e irão contribuir com informação importante para a Tabela da Composição de Alimentos.
- Identificação das Necessidades dos Utilizadores da Informação Microbiológica da Cadeia AlimentarPublication . Viegas, Silvia; Dias, M. Graça; Brazão, Roberto; Miranda, Nuno; Oliveira, LuisaIntrodução. A partilha e centralização de informação microbiológica entre os intervenientes da cadeia alimentar contribuirá para a identificação de perigos e riscos, contribuindo para o controlo e prevenção de toxinfeções alimentares. Objetivos. Identificação de necessidades e prioridades dos utilizadores de informação microbiológica na cadeia alimentar. Material e Métodos. O INSA, IP estabeleceu uma parceria com a GS1 Portugal, para desenvolver o programa, Portuguese Food Information Resource (PortFIR), e implementar redes nacionais de partilha de conhecimento sobre nutrição e segurança alimentar. Foram criadas duas redes: Composição de Alimentos e Informação Microbiológica de Alimentos, que atuam através de grupos de trabalho (GT). O GT dos Utilizadores (GTU) desenvolveu um questionário que foi implementado on-line entre Fevereiro a Março de 2013, usando um software LimeSurvey®, com um convite para os utilizadores de dados participarem, de modo a compilar a informação referente às suas necessidades e prioridades de informação. Os dados colhidos foram tratados estudados usando Microsoft Excel ®. Resultados. Áreas com mais necessidade de informação relativa aos produtos disponíveis para consumo humano foram “Géneros alimentícios transformados”, “Géneros alimentícios provenientes da produção primária” e “Superfícies e manipuladores”. No que se refere a principal informação que pretende obter, a 1º, 2ª e 3ª opção foram “Valores-Guia para microrganismos e produtos cujos limites não estão legislados”, “Ocorrência de microrganismos por grupo de alimento/produto” e “Principais microrganismos causadores de toxinfecções alimentares em Portugal”. Outro tipo de informação necessária foi: Microrganismos patogénicos emergentes, Relação entre identificação do agente e a gravidade do surto, Prevalência de Surtos de toxinfeções alimentares, Suscetibilidade dos microrganismos isolados aos antibióticos. Conclusões. A cooperação entre os produtores de dados, utilizadores e compiladores contribui para identificar as prioridades de atuação de modo a garantir uma melhoria, qualitativa e quantitativa, da informação microbiológica disponível em Portugal, de acordo com as necessidades indicadas pelos respondentes.
- Perfil nutricional da polpa de quatro cultivares de Annona cherimola Mill. tradicionais da Região Autónoma da MadeiraPublication . Santos, F.; Albuquerque, T.G.; Bento, A.C.; Sanches-Silva, A.; Oliveira, M.B.; Costa, H.S.A anona da Madeira, depois da banana da Madeira, atualmente é o fruto mais exportado da Região Autónoma da Madeira (RAM). Desde 2000, que a União Europeia concedeu à Anona da Madeira o estatuto de Denominação de Origem Protegida, a primeira fruta a nível regional a receber este grau de proteção internacional. Trata-se de um fruto muito apreciado e com caraterísticas organoléticas e nutricionais distintas, mas ainda muito pouco estudados. O presente trabalho teve como objetivo estudar o perfil nutricional de quatro cultivares (Funchal, Madeira, Mateus II e Perry Vidal) de Annona cherimola Mill. cultivados na RAM. Deste modo, determinaram-se os teores de água, cinza, proteína, gordura total e fibra alimentar. Em relação ao teor total de hidratos de carbono disponíveis e valor energético, estes foram calculados. Determinaram-se ainda os teores de vitamina C total (ácido ascórbico + ácido desidroascórbico) e de vitamina E (α-tocoferol). Todos os resultados estão apresentados em g/100 g de parte edível para todos os parâmetros, exceto para as vitaminas que estão expressos em mg/100 g de parte edível. Os resultados deste estudo indicam que o teor mais elevado de água foi observado no cultivar Perry Vidal (78,3 ± 0,1 g/100 g), que também teve o menor teor de proteína (1,36 ± 0,0 g/100 g) e de α-tocoferol (0,071 ± 0,0 mg/100 g). O teor de gordura total variou entre 0,10 ± 0,0 g/100 g (cultivar Madeira) e 0,18 g/100 g (cultivar Funchal). Em relação à vitamina C total, os maiores teores foram registados nos cultivares Funchal e Mateus II com 6,73 ± 0,1 e 4,54 ± 0,2 mg/100 g, respetivamente. O perfil nutricional da anona da Madeira irá contribuir para compreender os benefícios para a saúde, manter a biodiversidade, promover o desenvolvimento sustentável, aumentar a sua exploração e o seu consumo.
- Determinação do conteúdo fenólico total e atividade antioxidante em arroz branqueado, farelo e casca de arrozPublication . André, Catarina; Delgado, Inês; Rego, Andreia; Mota, Carla; Ramos, AnaNeste trabalho pretende-se estudar a atividade antioxidante e determinar os compostos fenólicos totais da casca, farelo e arroz. Estes produtos contêm compostos antioxidantes e será uma mais-valia saber se a casca ou o farelo, produtos que são usualmente destruídos, contêm compostos interessantes a serem extraídos e utilizados noutras indústrias. No caso da casca e do farelo estes antioxidantes estão associados ao sistema natural de defesa da planta. Foi utilizada a extração sólido – líquido para os compostos bioativos. Esta extração foi previamente otimizada para o melhor rendimento. A cada um dos produtos em estudo adicionou-se uma solução de metanol:água 80:20 que ficou 24 horas a 30°C numa estufa com agitação. O conteúdo fenólico total foi determinado através do método de Folin-Ciocalteu. Este é um método colorimétrico cuja absorvância foi lida a 765nm. Foi feita uma curva de calibração com ácido gálico e as amostras foram incubadas durante 45 minutos. Os resultados são expressos em mg de equivalentes de ácido gálico por g de extrato. A capacidade antioxidante foi analisada através da eliminação de radicais livres de DPPH•, propriedade dos compostos antioxidantes. Foram feitas misturas e guardadas na ausência de luz durante 1 hora. A absorvância de cada solução foi medida a 517nm. Os resultados foram obtidos traçando um gráfico concentração de extrato vs radicais livres de DPPH• de modo a obter a quantidade de antioxidante necessária para reduzir a quantidade inicial de DPPH• a 50% (EC50). Os resultados para a extração metanólica estão em concordância com a literatura. A extração e a purificação dos compostos bioativos e compostos antioxidantes da casca e farelo de arroz é um meio potencial para a valorização destes resíduos.
- O Programa PortFIRPublication . Oliveira, Luisa
- Rede Portuguesa sobre Informação Microbiológica de AlimentosPublication . Viegas, Silvia; Brazão, Roberto; Oliveira, Luisa; Santos, Ana
