Browsing by Author "Rodrigues, H.I."
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- Aplicação das metas da EIPAS em produtos de padaria e pastelariaPublication . Rodrigues, H.I.; Costa, H.S.; Silva, M.A.; Oliveira, M.B.P.P.; Albuquerque, T.G.Introdução: A implementação e adoção de hábitos alimentares saudáveis é apontada como uma medida com um papel protetor e preventivo da saúde dos indivíduos. No entanto, apesar de já existirem diversos programas neste sentido, é necessário continuar a desenvolver esforços para serem fornecidas opções alimentares mais saudáveis. É preciso continuar a promover a educação alimentar dos consumidores, sobretudo no ato da compra, de forma a garantir escolhas alimentares conscientes e informadas. Objetivos: Avaliar a conformidade e adequação nutricional de produtos de padaria e pastelaria, relativamente aos teores de açúcares e sal, de acordo com a informação contida nos rótulos, considerando as metas estabelecidas na Estratégia Integrada para a Promoção da Alimentação Saudável (EIPAS). Métodos: Foram recolhidas as informações nutricionais de 163 produtos de padaria e pastelaria a partir de plataformas de venda online. Estes foram divididos em 7 categorias (croissants, pães de leite, donuts, napolitanas, travesseiros, brownies, tortas, muffins/madalenas) e para a avaliação da qualidade nutricional foram selecionados os valores declarados dos teores de açúcares e sal. A avaliação da adequação nutricional foi realizada através das metas definidas pela EIPAS. Resultados: Relativamente ao teor de açúcares, 99% dos produtos (n=161) tem um valor superior a 5 g de açúcares, sendo a média dos valores 28,9 g/100 g. Em relação ao sal, apenas 8% (n=13) tem um valor inferior relativamente à meta definida (0,3 g/100 g). O grupo dos pães de leite com e sem recheio é o que mais contribui para estes valores. Conclusões: Os géneros alimentícios analisados apresentam teores elevados de açúcares e sal, evidenciando assim a importância da definição de estratégias para reformulação destes alimentos de forma a obter-se uma redução gradual e efetiva dos teores destes nutrientes, e promover a Saúde Pública da população.
- Avaliação nutricional de pães de leite: Aplicação do Nutri-ScorePublication . Rodrigues, H.I.; Costa, H.S.; Silva, M.A.; Oliveira, M.B.P.P.; Albuquerque, T.G.Introdução: Sendo o ato de compra um momento rápido por parte dos consumidores, é necessário facilitar a aquisição de alimentos mais saudáveis. Têm sido estudados vários sistemas de rotulagem de forma a facilitar os consumidores, promovendo escolhas conscientes e informadas. Após vários estudos, concluiu-se que um sistema de rotulagem único é necessário para desmistificar as dúvidas dos consumidores, ajudando no momento da decisão de um produto contrariamente a outro. O Nutri-Score surgiu como uma tentativa de melhoria dos hábitos alimentares da população através da leitura simples do rótulo com um sistema de cores e letras. O perfil nutricional dos alimentos é classificado em 5 categorias, com a cor verde escuro (associada à letra A) até à cor vermelha (associada à letra E), de acordo com o contributo nutricional favorável ou não favorável, respetivamente. Objetivos: Avaliar a qualidade nutricional através do sistema de rotulagem front of pack (FOP) Nutri-Score em pães de leite com e sem recheio. Métodos: Foi recolhida a informação nutricional de 43 produtos da categoria de pães de leite a partir de plataformas de venda online. Para avaliação do sistema de rotulagem FOP foram selecionados os valores correspondentes aos do algoritmo do Nutri-Score. Foi calculado o score para cada género alimentício. Resultados: Dos 43 produtos analisados, nenhum produto foi classificado como A; apenas 2,3% (n=1) foram classificados como B; a classificação C foi atribuída a 9,3% (n=4) dos produtos; a maioria (55,8%) foi classificada como D (n=24) e classificados como E foram 18,6% (n=8). Não foi possível classificar os restantes (n=6) por informação insuficiente para o cálculo. Conclusões: A maioria dos géneros alimentícios analisados apresentam Nutri-Score indicativo de contributo nutricional pouco favorável. Torna-se, assim, evidente a necessidade de reformulação, adequação e equilíbrio da composição destes alimentos, de forma a contribuir positivamente para escolhas mais conscientes e saudáveis.
- Sweet bread products: compliance with the portuguese Integrated Strategy for the Promotion of Healthy Eating (EIPAS)Publication . Rodrigues, H.I.; Silva, M.A.; Costa, H.S.; Oliveira, M.B.P.P.; Albuquerque, T.G.Introduction: Sweet breads are products widely consumed in Portugal. Being foods rich in fats and salt, their high consumption can compromise a healthy diet, leading to an increase in chronic non-communicable diseases. There are several health promoting strategies that aim to reduce the content of these components to contribute to an improvement in global health. Objectives: To determine the total fat and salt content of milk bread products, and to analyze the compliance of the salt content with the recommendation of the Portuguese Integrated Strategy for the Promotion of Healthy Eating (EIPAS). Methodology: During 2020, 12 sweet bread products were acquired from the major stores in Portugal. Then, total fat content (acid hydrolysis followed by Soxhlet extraction with petroleum ether) and salt content (Charpentier-Volhard titration method) were determined. Main findings: Total fat content varied between 5.0 and 21.3 g/100 g with an average of 12.6 g/100 g. Regarding the salt content and according to EIPAS, it is intended to achieve a content lower than 0.3 g/100 g. In this study 91.7% of the sweet bread products have a salt content higher than 0.3 g/100 g. The average was 0.78 g/100 g and the lowest salt content was 0.29 g/100 g. Conclusion: Sweet bread products have high salt and fat contents, thus evidencing the importance of defining strategies for reformulating these products in order to obtain a gradual and effective reduction in the levels of these nutrients, and contribute to promoting public health.
