Browsing by Author "Rodrigues, Ana Sofia"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Influência, a curto prazo, da publicidade televisiva nas escolhas alimentares em crianças de idade pré-escolarPublication . Rodrigues, Ana Sofia; Rito, Ana Isabel; Silva, Miguel Oliveira daObjectivo: O presente trabalho tem como objectivo investigar os efeitos, a curto prazo, da publicidade televisiva de alimentos “saudáveis” e “HFSS – high in fat, sugar and salt” (ricos em gordura, açúcar e sal) nas escolhas alimentares infantis, e avaliar se a idade, o estado nutricional e os hábitos de visionamento televisivo são factores determinantes nestes efeitos. Métodos: Trata-se de um ensaio aleatório e controlado, com um grupo de controlo (não exposto a publicidade) e dois grupos de intervenção, um exposto a anúncios de alimentos HFSS e outro exposto a anúncios de alimentos saudáveis. Noventa crianças de idade pré-escolar foram distribuídas aleatoriamente pelos três grupos, e após as condições experimentais foram avaliadas as suas escolhas alimentares. Resultados: As crianças expostas a anúncios de alimentos HFSS escolheram mais vezes os alimentos publicitados no seu grupo do que as restantes, sendo que as escolhas das crianças mais novas e das que apresentavam peso normal e maiores hábitos de visionamento televisivo foram as mais influenciadas pela publicidade. Adicionalmente, quando os alimentos seleccionados foram analisados individualmente, um hambúrguer e um chocolate (alimentos HFSS) foram mais escolhidos pelas crianças expostas a anúncios destes alimentos comparativamente com as restantes, sendo que o risco relativo desta escolha foi menor para as crianças que visionaram anúncios de alimentos saudáveis. Os anúncios de alimentos HFSS foram mais eficazes do que os de alimentos saudáveis ao persuadir as crianças relativamente às suas escolhas alimentares. No entanto, não foram encontradas diferenças, entre os grupos, no que respeita à densidade energética e de certos nutrientes nas escolhas alimentares das crianças. Conclusões: Pode concluir-se que a publicidade de alimentos HFSS parece incentivar as crianças a escolher os alimentos anunciados, pelo que a exposição à televisão deverá ser limitada, principalmente nas crianças mais novas. Apesar da publicidade de alimentos saudáveis não ter sido tão eficaz ao influenciar as escolhas alimentares infantis, poderá ser uma estratégia com interesse na prevenção da obesidade infantil.
