Sousa, E.Albuquerque, T.G.Costa, H.S.2018-03-072018-03-072017-09-21http://hdl.handle.net/10400.18/5333As crianças assumem um papel cada vez mais importante nas decisões de consumo familiar, o que as torna um segmento de mercado cada vez mais significativo nas estratégias de marketing, particularmente no que diz respeito à comercialização de alimentos infantis. Somente após os dez/doze anos é que a maioria das crianças consegue desenvolver um entendimento acerca do carácter comercial, intencional e muitas vezes prejudicial da publicidade. Com efeito, a embalagem do produto alimentar direcionado ao consumidor infantil encontra-se entre as diferentes técnicas de marketing que podem influenciar e condicionar as escolhas, e por consequência o consumo alimentar das crianças, apesar de muitas vezes serem contraditórias às preferências dos pais por alimentos que consideram saudáveis e adequados do ponto de vista nutricional. Desta forma, pretendeu-se analisar estudos publicados sobre o impacto do marketing alimentar nomeadamente através da utilização das embalagens de produtos alimentares como forma de comunicar com o consumidor infantil e determinar a sua influência nas preferências e escolhas das crianças e por consequência das suas famílias. Realizou-se uma revisão da literatura qualitativa, por pesquisa bibliográfica de estudos e publicações, em maio de 2017, através das bases de dados b-on e Pubmed com inclusão das palavras: marketing alimentar, embalagens de alimentos e consumidor infantil, publicados nos últimos dez anos. Apesar de existir, um número bastante reduzido de trabalhos, principalmente em Portugal, que investiguem as relações entre a embalagem, as suas mensagens nutricionais, a avaliação da marca e o consumidor infantil, é um facto que o aspeto comunicativo da embalagem pode despertar na mentalidade ainda imatura do consumidor infantil a sua valorização e preferência. De acordo com alguns estudos, a alfabetização é considerada como um marco na associação do aspeto visual, texto e mensagem numa perspetiva global do produto relativamente às embalagens. O design também foi alvo de destaque e, o aspeto visual, bem como o formato da embalagem apontado como relevante nas suas escolhas. Noutro estudo constatou-se que tanto o design como a cor presente nas embalagens de produtos alimentares para a generalidade das crianças apresenta uma influência muito elevada nas suas preferências. Faz também referência ao uso da mascote, cuja interação estabelecida com o público infantil é vista como um ícone tão importante como o logotipo da empresa, aproximando-se bastante das crianças e influenciando a sua decisão. O público infantil exerce hoje, entre outros papéis na sociedade, a função de consumidor. Os alimentos considerados como bens de primeira necessidade, despertam nos pais uma atenção nas suas escolhas, no entanto o marketing direcionado para o público infantil nomeadamente através da apresentação dos produtos acondicionados em embalagens estrategicamente planeadas quer em design, cor, tamanho e utilização de personagens significativas, exerce uma forte comunicação traduzindo-se em escolhas por parte das crianças e uma influência nas opções dos adultos.porMarketingAlimentos InfantisEmbalagensNutrição AplicadaEstilos de Vida e Impacto na SaúdeA influência das embalagens de produtos alimentares nas escolhas das criançasconference object