Sousa, E.Albuquerque, T.G.Costa, H.S.2017-02-172017-02-172016-10http://hdl.handle.net/10400.18/4262Os produtos agrícolas e géneros alimentícios com denominação registada podem ser vantajosos para a economia rural, particularmente para as zonas desfavorecidas, as zonas de montanha e as regiões ultraperiféricas. Desta forma é importante analisar os conhecimentos, hábitos e preferências de compra e consumo da população portuguesa relativamente a estes produtos. O objetivo deste trabalho foi desenvolver e aplicar um questionário com a finalidade de avaliar a perceção da população portuguesa relativamente aos produtos agrícolas e géneros alimentícios com denominação registada comercializados em Portugal ao abrigo do Regulamento (UE) n.º 1151/2012. Em 2016, foi desenvolvido e aplicado online um questionário anónimo, composto por 25 questões, que incluíam dados sociodemográficos e informações gerais sobre os produtos agrícolas e géneros alimentícios com registo de Denominação de Origem Protegida (DOP), Indicação Geográfica Protegida (IGP) e/ou Especialidade Tradicional Garantida (ETG). Os dados obtidos foram tratados com recurso ao Microsoft Office Excel© (2007). A caracterização do perfil sociodemográfico da amostra do nosso estudo, composta por 91 indivíduos, revela-nos que são na sua maioria do género feminino (69,2%), com uma média de idades de 40 anos, detentores de grau de ensino superior e a maioria dos inquiridos é residente no distrito de Lisboa (45,1%). Verificou-se que 80,2% dos inquiridos reconhece pelo menos um dos símbolos relativos aos regimes de qualidade, e 36% afirma conhecer 1 a 5 produtos DOP, IGP e/ou ETG. Dos inquiridos que conhecem este tipo de produtos, 32,4% afirma consumi-los pelo menos 1 vez/semana, sobretudo pelos aspetos do sabor e qualidade dos produtos, e 76,8% costumam adquirir estes produtos em hiper- e supermercados. Dos inquiridos 94,5% consideram que deveria existir mais informação e divulgação destes produtos, e 86% destes indivíduos afirma que a informação deveria ser disponibilizada através dos meios de publicidade habituais. 34,1% dos indivíduos estariam dispostos a pagar um valor superior por estes produtos, essencialmente pela qualidade que consideram ser superior. Na generalidade, o conhecimento do consumidor é considerável no entanto não se traduz em consumos frequentes destes produtos, possivelmente dada a falta de informação e divulgação existente.porComposição dos AlimentosProdutos AgrícolasGéneros AlimentíciosDenominação RegistadaPerceção do ConsumidorPerceção do consumidor sobre produtos agrícolas e géneros alimentícios com denominação registadaconference object