Santos, MarianaMatias, FilipaCalhau, M.A.Rito, A.Loureiro, Isabel2019-02-062019-02-062018-10http://hdl.handle.net/10400.18/5716A alimentação desde o momento da conceção, ao longo da gravidez e nos primeiros dias de vida é considerada uma janela de oportunidades para a aquisição de hábitos alimentares saudáveis que poderão manter-se pela vida fora. A OMS recomenda que a amamentação seja exclusiva até aos 6 meses de idade, oferecendo inúmeros benefícios para o bebé e para a mãe. A alimentação complementar é essencial na transição de uma dieta líquida (leite materno ou fórmulas para lactentes) para uma dieta onde os alimentos sólidos são integrados gradualmente. Este tipo de alimentação contém uma ampla gama de sabores e texturas, abrangendo diversas categorias de alimentos e assegurando o fornecimento adequado de energia, proteínas, micronutrientes, necessários ao crescimento da criança. As crianças são um grupo vulnerável de consumidores que estão especialmente expostos aos meios modernos de marketing. Está provado que a publicidade influencia as preferências alimentares das crianças, como também os pedidos de compra e os padrões de consumo das crianças, pelo que há necessidade de desenvolver iniciativas que visem reduzir o impacto do marketing de alimentos com elevado teor em matéria gorda, sal e açúcar, para prevenir o excesso de peso e a obesidade infantil.porSegurança AlimentarComposição de AlimentosTeores de SódioTeores de AçúcarTeores de sódio e açúcar em alimentos, destinados a lactentes e crianças jovens, disponíveis no mercadoconference object