Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.18/5392
Título: Vacinação antigripal da população portuguesa:18 anos de evolução da cobertura e os fatores associados a toma da vacina
Autor: Machado, Ausenda
Kislaya, Irina
Santos, Ana João
Nunes, Baltazar
Palavras-chave: Vacina da Gripe
Cuidados de Saúde
Infecções Respiratórias
Cobertura da Vacina
Determinantes da Saúde e da Doença
Data: Dez-2017
Editora: Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, IP
Resumo: A vacinação continua ser a principal medida de prevenção da infeção pelo vírus da gripe e das complicações que lhe estão associadas. Neste contexto a monitorização da cobertura da vacina antigripal (VAG), principalmente nos grupos de risco, reveste-se da maior importância. Desde a época de 1998/1999, o Departamento de Epidemiologia do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge tem contribuído para a monitorização da cobertura da VAG através do projeto ECOS – Em Casa Observamos Saúde. O presente estudo tem como objetivos a avaliação a) da evolução e tendência da cobertura da vacina, no geral e por grupos etários específicos em 1998/1999 - 2015/2016; b) do impacto da introdução da gratuitidade na cobertura da vacina antigripal da população com 65 ou mais anos de idade; c) da evolução do momento e local de toma da vacina e de quem recomendou vacina e d) identificação de motivos subjacentes à toma da vacina antigripal, com recurso ao modelo de crenças em saúde.
Peer review: no
URI: http://hdl.handle.net/10400.18/5392
Aparece nas colecções:DEP - Relatórios científicos e técnicos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Vacinação antigripal da população portuguesa_1998_2015.pdf1,83 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.