Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.18/2093
Título: Potenciais riscos das embalagens alimentares
Autor: Sanches-Silva, A.
Costa, H.S.
Palavras-chave: Segurança Alimentar
Composição de Alimentos
Data: 31-Jan-2013
Editora: Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, IP
Resumo: As embalagens são sistemas fundamentais das sociedades avançadas. A universalização do uso das embalagens associada ao desenvolvimento de modernas técnicas de fabricação e comercialização fizeram possível o consumo de todo o tipo de produtos, com preços acessíveis em qualquer mercado. A embalagem tem como missão fundamental reduzir ao mínimo a incidência nos alimentos de factores químicos, físicos e microbiológicos, protegendo, por tanto a integridade do produto e conservando a sua qualidade e características nutritivas, sensoriais e microbiológicas. Como contrapartida às suas vantagens, os materiais em contacto com alimentos também têm limitações e problemas específicos. Uma dos interacções mais importantes no que respeita à segurança dos produtos embalados é a transferência de substâncias químicas do material de contacto para o alimento, também designada migração. Existem ainda muitos substâncias para as quais não existem métodos para determinar a sua migração específica. Dada a potencial toxicidade e consequentes efeitos nocivos na Saúde dos Consumidores, é de grande importância o desenvolvimentos de métodos que permitam garantir a Segurança dos alimentos embalados, tanto no caso das embalagens convenciais, que não interagem com o alimento como no caso das embalagens activas, que são cada vez mais usadas e se destinam a interagir deliberadamente com o alimento ou a atmosfera que envolve o alimento. Por outro lado, hoje em dia é possível usar a nanotecnologia para produzir embalagens com melhor desempenho mecânico e térmico, melhores propriedades barreira e/ou antimicrobianas e podem ser incorporados nano-sensores nas embalagens para monitorizar as condições de transporte e armazenamento dos alimentos. Dado que os nanomateriais manufacturados (NMM) podem apresentar maior facilidade em atravessar o tracto gastrointestinal, maior absorção e biodisponibilidade, o que origina maiores níveis plasmáticos, podendo atingir órgãos como o cérebro, é de grande importância o estudo dos NMM para garantir a segurança dos alimentos neles embalados.
Descrição: Ana Sanches Silva agradece o contrato pós-doutoramento no âmbito do Programa para a Ciência 2007, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.
Peer review: no
URI: http://hdl.handle.net/10400.18/2093
Aparece nas colecções:DAN - Apresentações orais em encontros nacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Gulbenkian 31-01-2012_Potenciais riscos das embalagens.pdf1,63 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.